SóProvas


ID
855676
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com respeito à análise das demonstrações contábeis das empresas, julgue os itens de 141 a 148.


As aplicações destinadas a negociação ou disponíveis para venda, feitas em instrumentos financeiros (inclusive derivativos) e em direitos e títulos de crédito (classificados no ativo circulante ou no realizável a longo prazo), devem ser avaliadas pelo fair value.

Alternativas
Comentários
  • As aplicações destinadas a negociação ou disponíveis para venda, feitas em instrumentos financeiros (inclusive derivativos) e em direitos e títulos de crédito (classificados no ativo circulante ou no realizável a longo prazo), devem ser avaliadas pelo fair value.

    É o que dispõe a legislação 6.404/76 em seu art. 183 que as aplicações destinadas a negociação ou disponiveis para venda deve ser avaliadas pelo valor justo, ou seja, fair value
  • Não dá para entender comentários (inclusive de professores) dando como correta a questão.

    Art. 183. No balanço, os elementos do ativo serão avaliados segundo os seguintes critérios:

            I - as aplicações em instrumentos financeiros, inclusive derivativos, e em direitos e títulos de créditos, classificados no ativo circulante ou no realizável a longo prazo: (Redação dada pela Lei nº 11.638,de 2007)

            a) pelo seu valor justo, quando se tratar de aplicações destinadas à negociação ou disponíveis para venda; e (Redação dada pela Lei nº 11.941, de 2009)

            b) pelo valor de custo de aquisição ou valor de emissão, atualizado conforme disposições legais ou contratuais, ajustado ao valor provável de realização, quando este for inferior, no caso das demais aplicações e os direitos e títulos de crédito(Incluída pela Lei nº 11.638,de 2007)

    Ou seja, "direitos e títulos de crédito" devem ser avaliados pelo "custo de aquisição" e NÃO "valor justo".
    A banca faz uma aberração dessas e todo mundo acha que tá tudo certo.

  • Direto da lei:

    Art. 183. No balanço, os elementos do ativo serão avaliados segundo os seguintes critérios:
    I - as aplicações em instrumentos financeiros, inclusive derivativos, e em direitos e títulos de créditos, classificados no ativo circulante ou no realizável a longo prazo: (Redação dada pela Lei nº 11.638,de 2007):
    a) pelo seu valor justo, quando se tratar de aplicações destinadas à negociação ou disponíveis para venda; e (Redação dada pela Medida Provisória nº 449, de 2008)
  • Claudio, permita-me discordar de você.

    A redação é clara. O inciso I do artigo 183 diz que as aplicações em instrumentos financeiros, DIREITOS E TÍTULOS DE CRÉDITO são avaliados pelo valor justo (fair value) quando a entidade classifica-los como destinadas à negociação ou disponíveis para venda.

    Ou seja, trata-se do caso em tela, razão pela qual a afirmativa está correta.

    Abraço

  • Vou colocar de outro modo para termos outra visão da questão:

     

    "As aplicações feitas em instrumentos financeiros (inclusive derivativos) e em direitos e títulos de crédito (classificados no ativo circulante ou no realizável a longo prazo), QUANDO DESTINADAS a negociação ou disponíveis para venda, devem ser avaliadas pelo fair value."

    Dessa forma ficou muito claro pra mim, não ensejando qualquer dúvida. Espero que também ajude os colegas!

     

    Abraços

  • kkkkkk 'fair value' 

    Valor justo, mermao!!!

  • Capítulo 5 – Mensuração


    5.1 Mensuração inicial


    5.1.1 Exceto por contas a receber dentro do alcance do item 5.1.3, no reconhecimento inicial, a entidade deve mensurar o ativo financeiro ou o passivo financeiro ao seu valor justo, mais ou menos, no caso de ativo financeiro ou passivo financeiro que não seja ao valor justo por meio do resultado, os custos de transação que sejam diretamente atribuíveis à aquisição ou à emissão do ativo financeiro ou passivo financeiro.



    VALOR JUSTO = FAIR VALUE



    CPC 48 - PAG 15.

  • Gabarito: Certo

    Corroborando com os comentários dos colegas, fair value é a mesma b0sta que valor justo.

    resuminho sobre avaliação de Instrumentos Financeiros

    Destinados a negociação: Ativo mensurado ao valor justo, por meio do resultado na DRE, se o resultado for (+) receita, se for (-) despesa.

    Disponível para venda: mensurado ao valor justo por meio de outros resultados abrangentes - lançamento na conta de ajuste de avaliação patrimonial, no PL. Se o resultado for (+) outras receitas abrangentes, se for (-) outras despesas abrangentes.

    Mantido até o vencimento: mensurado ao custo amortizado - custo de aquisição ajustado.

    mastigando ainda mais:

    destinado a negociação: valor justo, vai pro resultado na DRE ( receita ou despesa)

    disponível para venda: valor justo, ajuste de avaliação patrimonial

    mantido até o vencimento: custo amortizado - custo de aquisição ajustado

  • Minha lógica de raciocínio:

    Disponível para venda: acessível ao mercado, valor justo. Se estiver abaixo do preço de mercado, a empresa terá prejuízo (deixará de ter ganho); se estiver acima do preço a empresa não conseguirá liquidar o ativo e isso afetará o resultado (deixará de ter ganho).

  • TCU APROVEITA QUE TEM INGLÊS NA PROVA E SOLTA UNS TERMOS EM OUTRAS MATÉRIAS TAMBÉM. KKK

  • Questão semelhante de 2008.

    O registro das aplicações em instrumentos financeiros derivativos com realização em curto prazo ocorrerá no ativo circulante pelo seu valor justo (fair value), quando se tratar de aplicações destinadas à negociação ou disponíveis para venda. CERTO.

  • sabe aquela pessoa que não sabe inglês, mas fica metendo umas expressões nada a ver na frase?

    cringe d+