-
QUESTÃO CORRETA.
"A burocracia Weberiana surgiu, em meados do séc. XIX, como ferramenta indispensável dos estados Capitalistas. Teve por propósito intensificar a atividade de controle, de tal sorte a combater os despautérios do período pretérito (do patriarcalismo, do patrimonialismo, do feudalismo, enquanto formas de dominação tradicional.) A burocracia tem, ainda, como características a impessoalidade, a hierarquia e o formalismo.
Na gramática patrimonialista, nao havia separação entre o público e o privado, entre o administrativo e o político [havia é arranjos políticos]. Com a burocracia, houve uma maior tendência de separação do patrimônio privado do público e da organização administrativa (mais técnica) da política, tornando a Administração mais profissional e impessoal."
Fonte: Prof. Cionyl da Cunha Borges, tec concursos. http://www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/48604?orgao=tcu&cargo=auditor-federal-de-controle-externo&ano=2011
Bons estudos!
-
Quem tem atribuições políticas é o alto escalão do governo, como a Presidência da República, o Congresso, Ministros, juízes, cuja capacidade política deriva da própria CF.
Quem tem atribuições administrativas é geralmente orgão subalterno de escalão mais baixo, que deve implementar as decisões tomadas por aqueles que tem a função política.
Isso ocorre porque há uma hierarquia bem definida pelo modelo burocrático.
-
Gabarito C
COMENTÁRIO: Sim, a administração Burocrática emerge em meados do século dezenove para combater as práticas patrimonialistas e, entre outras, estabelece regras claras para as organizações, entre elas a separação clara entre o público e o privado e entre o político e o administrativo.
No modelo patrimonialista de administração era onde não havia separação entre o público e privado, e não havia distinção entre o político e o administrativo, visto que tudo era centralizado na pessoa do Soberano/Príncipe/Rei.
Fonte: http://www.comopassar.com.br/home/index.php/inicio/82-tcu-2011.html
Prova comentada pelo Prof. Augustinho Vicente Paludo
-
Apenas para complementar, outra questão ajudaria a responder, vejam:
Prova: CESPE - 2012 - ANAC - Analista Administrativo - Área 2Disciplina: Administração Pública | Assuntos: Modelos teóricos de Administração Pública: patrimonialista, burocrático e gerencial; A administração pública burocrática representou uma tentativa de substituição das práticas patrimonialistas, originárias das monarquias absolutistas, em que inexistia clara distinção entre a res pública e a res privada.
GABARITO: CERTA.
-
Uma das características da burocracia é a PROFISSIONALIZAÇÃO! O gestor público deixa de ser um político comissionado para ser um profissional de carreira. Assim, ocorre a distinção entre o político e o administrador.
-
profissionalismo, uma caracteristica da burocracia.
-
A organização na burocracia segue o modelo racional-legal, ou seja, deve funcionar com base em normas, leis e regulamentos, independentemente das vontades pessoais dos agentes. Entre as principais características do modelo burocrático estão o profissionalismo, a impessoalidade e o formalismo.
O profissionalismo está ligado com a meritocracia e a instituição de planos de carreira. A impessoalidadesignifica que o agente não pode utilizar seu entendimento pessoal para exercer suas funções dentro da organização, mas deve seguir as normas e procedimentos. Além disso, as relações organizacionais ocorrem em termos de cargos e funções e não em termos de pessoas envolvidas. O formalismo diz respeito à utilização de formulários, rotinas padronizadas e comunicações por escrito.
Todo este aparato burocrático surgiu com o intuito de aumentar a eficiência organizacional (diferente do que comumente se pensa, a ideia de eficiência foi introduzida na burocracia, não no modelo gerencial). O controle na burocracia era a priori e focado nos procedimentos. Ou seja, sob esta ótica, se uma instituição está seguindo as normas estabelecidas, então a eficiência está garantida.
-
Em tese, sim.
-
Para Weber, as decisões sobre o que deve ser feito deveriam ser tomadas pela cúpula da organização. No caso do setor público, este papel seria ocupado pelos políticos eleitos.
Assim, caberia aos administradores apenas um papel secundário, de execução do que já tinha sido definido pelos políticos previamente.
GAB: CERTO
Fonte: Prof Rodrigo Rennó - Estratégia Concursos