SóProvas


ID
855742
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, acerca de governabilidade, governança e mudanças institucionais.


Entre outros aspectos, a governança trata das condições sistêmicas sob as quais se dá o exercício de poder em determinada sociedade.

Alternativas
Comentários
  • Governança: É a capacidade financeira e administrativa em sentido amplo de uma organização de implementar sua políticas.



    Governabilidade: É a capacidade política de governar ou governabilidade derivada da relação de legitimidade do Estado e do seu governo com a sociedade.
  • Errado. O cespe, na verdade, define o conceito de governabilidade: "A governabilidade refere-se mais à dimensão estatal do exercício do poder. Diz respeito às “condições sistêmicas e institucionais sob as quais se dá o exercício do poder, tais como as características do sistema político, a forma de governo, as relações entre os Poderes, o sistema de intermediação de interesses” (Santos, 1997, p. 342). Ainda segundo Luciano Martins, o termo governabilidade referese à arquitetura institucional, distinto, portanto de governança, basicamente ligada à performance dos atores e sua capacidade no exercício da autoridade política (apud Santos, 1997, p. 342). A governabilidade está situada no plano do Estado. Ela representa um conjunto de atributos essencial ao exercício do governo, sem os quais nenhum poder será exercido. Já a governança tem um caráter mais amplo. Pode englobar dimensões presentes na governabilidade, mas vai além. Veja-se, por exemplo, a definição de Melo (apud Santos, 1997, p. 341): “refere-se ao modus operandi das políticas governamentais – que inclui, dentre outras, questões ligadas ao formato políticoinstitucional do processo decisório, à definição do mix apropriado de financiamento de políticas e ao alcance geral dos programas”. Como bem salienta Santos (1997, p. 341) “o conceito (de governança) não se restringe, contudo, aos aspectos gerenciais e administrativos do Estado, tampouco ao funcionamento eficaz do aparelho de Estado”. Dessa forma, a governança referese a “padrões de articulação e cooperação entre atores sociais e políticos e arranjos institucionais que coordenam e regulam transações dentro e através das fronteiras do sistema econômico”, incluindo-se aí “não apenas os mecanismos tradicionais de agregação e articulação de interesses, tais como os partidos políticos e grupos de pressão, como também redes sociais informais (de fornecedores, famílias, gerentes), hierarquias e associações de diversos tipos” (Santos, 1997, p. 342). Ou seja, enquanto a governabilidade tem uma dimensão essencialmente estatal, vinculada ao sistema político-institucional, a governança opera num plano mais amplo, englobando a sociedade como um todo.
  • "Quando se quer reformar o Estado, o objetivo é melhorar a governabilidade; quando se quer reformar o aparelho do Estado, o objetivo é melhorar a governança.
    A governabilidade pode ser entendida como a capacidade de governar, envolve o relacionamento do Estado com a sociedade, su legitimidade. Já a governança pode ser entendida como a capacidade de gestão, a capacidade técnica, financeira e gerencial de implementar políticas públicas
  • acredito que o Breno inverteu os conceitos
  • Esse conceito é o de governabilidade. A governança não está relacionada às condições sistemas relacionadas ao poder, mas a capacidade de governar: administrativa, gerencial e técnica.
    http://www.comopassar.com.br/home/index.php/inicio/82-tcu-2011.html
  • Novamente essa questão.

    Governança: capacidade fianceira e administrativa.

    Governabilidade: capacidade política pela legitimidade do Estado e do Governo com a Sociedade.

    Veja a questão: Q285243. Mesmo conceito.

    Gab: E

  • De forma objetiva, a questão fez uso do conceito da autora Eli Diniz Professora Titular de Administração da UFRJ, para quem a governabilidade refere-se às ''condições sistêmicas do exercício de poder por parte do Estado em uma determinada sociedade, seria uma somatória dos instrumentos institucionais, financeiros e meios políticos de execução das metas definidas.'' 

    Fonte: Eli Diniz - Governabilidade, Democracia e Reforma do Estado

    Bons Estudos Amigos.

  • questão tratou de Governabilidade,

     

    portanto gabarito errado.

  • O conceito tratado na questão é o de Governabilidade e não o de governança. Governança refere-se à capacidade administrativa e financeira de governar.

  • ERRADO

     

    CONCEITO DO AUTOR ELI DINIZ

    GOVERNABILIDADE = Refere-se às condições sistêmicas de exercício do poder, por parte do Estado, em uma determinada sociedade, como a somatória dos instrumentos institucionais, recursos financeiros e meios políticos de execução das metas definidas. 

     

  • Gabarito: errado.


    Resposta em outra questão do CESPE.

    Ano: 2008     Banca: CESPE     Órgão: TCU     Prova: Analista de Controle Externo - Planejamento e Gestão

    A governabilidade diz respeito às condições sistêmicas e institucionais sob as quais se dá o exercício do poder, tais como as características do sistema político, a forma de governo, as relações entre os poderes e o sistema de intermediação de interesses.

    Gabarito: certo.

  •  

    Rodrigo Rodriguez

     

    Mesma questão, para o MESMO orgão, com intervalo de apenas 3 anos... 

    preguiça do examinador hein..pqp

  • Gab: ERRADO

    Gravei assim:

    Governança --> gestão;

    Governabilidade --> poder.

  • “Condições sistêmicas”, “exercício do poder em determinada sociedade” são exatamente os termos que Matias-Pereira utiliza para se referir à governabilidade.

    Perceba que para saber se uma alternativa ou enunciado está correto, o que temos que fazer na maioria das vezes é associar os conceitos com suas respectivas palavras-chave.

    Gabarito: Errado