SóProvas


ID
855757
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Acerca do planejamento das políticas públicas sob a perspectiva neoliberal, julgue os itens consecutivos.


O capitalismo competitivo exercita a liberdade econômica e atribui ao Estado o papel promotor de condições adequadas à competitividade individual, apontando os riscos decorrentes da intervenção estatal nas esferas coletivas.

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO CORRETA.

    Friedman, especialmente em Capitalismo e liberdade, focaliza o capitalismo competitivo ¾ organizado através de empresas privadas, em regime de livre mercado ¾ como um sistema que exercita a liberdade econômica. Atribui ao Estado o papel de promotor de condições positivas à competitividade individual e aos contratos privados, chamando atenção para os riscos decorrentes da intervenção estatal nas esferas da vida em sociedade:

    (...) só há dois meios de coordenar as atividades de milhões. Um é a direção central, utilizando a coerção ¾ a técnica do Exército e do Estado totalitário moderno. O outro é a cooperação voluntária dos indivíduos ¾ a técnica de mercado. (p. 87)

    Para os neoliberais, as políticas (públicas) sociais ¾ ações do Estado na tentativa de regular os desequilíbrios gerados pelo desenvolvimento da acumulação capitalista ¾ são consideradas um dos maiores entraves a este mesmo desenvolvimento e responsáveis, em grande medida, pela crise que atravessa a sociedade. A intervenção do Estado constituiria uma ameaça aos interesses e liberdades individuais, inibindo a livre iniciativa, a concorrência privada, e podendo bloquear os mecanismos que o próprio mercado é capaz de gerar com vistas a restabelecer o seu equilíbrio. Uma vez mais , o livre mercado é apontado pelos neoliberais como o grande equalizador das relações entre os indivíduos e das oportunidades na estrutura ocupacional da sociedade."

    Bons estudos!

    Fonte: 
    http://www.scielo.br/scielo.php?pid=s0101-32622001000300003&script=sci_arttext
     

  • ​COMENTÁRIO: Questão Difícil. Na visão Neoliberal, o Estado afasta-se da produção direta de bens e serviços e passa a atuar como regulador e controlador. No entanto, a questão do Estado atuar para promover a competitividade dos bens e serviços nacionais, isto sim deveria ser fortalecido.

    Veja esse recorte de meu livro Administração Pública.

    "Há muito os Estados ultrapassaram suas funções tradicionais de garantir a justiça e a propriedade. Os governos devem preocupar-se com a competitividade dos produtos nacionais em face da economia globalizada – devem indicar o caminho do desenvolvimento nacional, e através de parcerias estratégicas e empreendedorismo devem investir e fomentar a inovação tecnológica, criar condições de infra-estrutura e linhas de crédito em nível suficiente para que as empresas nacionais ousem investir mais, inovar mais, criar mais e expandir seus mercados nacional e internacionalmente, – gerando divisas, aumentando a arrecadação de impostos, o nível de emprego e de renda e – gerando finalmente não só o crescimento, mas também o desenvolvimento econômico que proporcione aumento de bem-estar geral a toda sociedade".

    http://www.comopassar.com.br/tcu-2011-provacomentadaadm-publica/​

  • Questão que na hora da prova fica em branco.

  • Atente para o trecho antes do enunciado “sob a perspectiva neoliberal”. Assim, percebemos que o enunciado está perfeito, posto que a partir de uma perspectiva neoliberal, o que se espera é um Estado regulador que atue no mercado apenas de forma indireta para corrigir eventuais falhas e distorções e que garanta o protagonismo ao mercado por meio da livre-concorrência.

    Gabarito: CERTO