SóProvas


ID
855760
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Acerca do planejamento das políticas públicas sob a perspectiva neoliberal, julgue os itens consecutivos.


A abordagem do planejamento das políticas públicas sob a perspectiva neoliberal considera o respeito ao homem como indivíduo que possui gostos e opiniões supremos da esfera do individualismo.

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO CERTA.
    "O modelo neoliberal deriva de uma forma ou de outra, do liberalismo econômico, político e social, que é um sistema de crenças e convicções aceitas sem
    discussões, que formam um corpo de sua doutrina ou corpo de idéias nas quais ele se fundamenta, constituindo uma ideologia (Cunha, 1979).
    Dentre os princípios defendidos pelo liberalismo temos: o individualismo, a liberdade e a propriedade.
    No que diz respeito ao princípio do individualismo, dentro da concepção liberal, o indivíduo constitui a molécula social do sistema econômico:
    O respeito pelo homem individual na sua qualidade de homem, isto é, a aceitação de seus gostos e opiniões como sendo supremos dentro de sua esfera, por mais estreitamente que isto possa circunscrever e a convicção de que é desejável o desenvolvimento dos dotes e inclinações individuais por parte de cada um (Hayek apud. Bianchetti, 1999:72).
    Ou seja, a conduta não deve obedecer mais à rígida normatividade derivada da inclusão nos coletivos exclusivistas, mas a um código individual. Dentro desta ótica, se crer ter o indivíduo diferentes atributos, de acordo com os quais atinge uma posição social vantajosa ou não. Por outro lado, o indivíduo não sendo limitado por uma autoridade (o Governo, p.ex.), mas sendo incentivado a desenvolver todas as suas capacidades, torna-se o único responsável pelo seu sucesso ou fracasso social. Fica claro que com essa visão de indivíduo, o liberalismo institui o indivíduo como preponderante em relação à coletividade, ou comunidade da qual faz parte."

    Fonte: http://www.ccae.ufpb.br/public/studia_arquivos/arquivos_01/marcio_javan_01.pdf
    P
    ág, 45.

    Bons estudos!
  • Na visão Neoliberal, o Estado afasta-se da produção direta de bens e serviços e passa a atuar como regulador e controlador. No entanto, a questão do Estado atuar para promover a competitividade dos bens e serviços nacionais, isto sim deveria ser fortalecido.Veja esse recorte de meu livro Administração Pública.
    “Há muito os Estados ultrapassaram suas funções tradicionais de garantir a justiça e a propriedade. Os governos devem preocupar-se com a competitividade dos produtos nacionais em face da economia globalizada - devem indicar o caminho do desenvolvimento nacional, e através de parcerias estratégicas e empreendedorismo devem investir e fomentar a inovação tecnológica, criar condições de infra-estrutura e linhas de crédito em nível suficiente para que as empresas nacionais ousem investir mais, inovar mais, criar mais e expandir seus mercados nacional e internacionalmente, - gerando divisas, aumentando a arrecadação de impostos, o nível de emprego e de renda e – gerando finalmente não só o crescimento, mas também o desenvolvimento econômico que proporcione aumento de bem-estar geral a toda sociedade”.
    Fonte: http://www.comopassar.com.br/home/index.php/inicio/82-tcu-2011.html
  • Como o próprio nome indica, o modelo neoliberal deriva, de uma forma ou de outra, do liberalismo econômico, político e social, o qual pode ser definido como um sistema de crenças e convicções aceitas sem discussões, as quais formam um corpo de doutrina ou corpo de ideias nas quais se fundamenta, assim constituindo uma ideologia (CUNHA, 1979). Dentro dos princípios que regem as concepções neoliberais há que destacar três: o individualismo, a liberdade e a propriedade. No que diz respeito ao princípio do individualismo, este se assenta no primado de que o indivíduo constitui a molécula social do sistema econômico e, nessa linha, privilegia o homem como ser singular e suas particularidades únicas:

     

    O respeito pelo homem individual na sua qualidade de homem, isto é, a aceitação de seus gostos e opiniões como sendo supremos dentro de sua esfera, por mais estreitamente que isto possa circunscrever e a convicção de que é desejável o desenvolvimento dos dotes e inclinações individuais por parte de cada um (HAYEK, 1990, p.72).

     

    Ou seja, a conduta não deve obedecer à rígida normatividade derivada da inclusão nos coletivos exclusivistas, mas preferencialmente a um código individual. Dentro desta ótica, se crê que o indivíduo apresenta e desenvolve diferentes atributos, de acordo com os quais ele pode promover sua ascensão social. Por outro lado, o agente econômico, não sendo limitado por uma autoridade (e.g. o Governo), mas incentivado a desenvolver todas as suas capacidades e potencialidades, tornasse por consequência o único responsável pelo seu sucesso ou fracasso social. Através dessa visão, o liberalismo institui o indivíduo como preponderante em relação à coletividade, ou comunidade, da qual faz parte.

     

    A docência universitária como estratégia de ascensão: um estudo com a Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

  • Enunciado que mistura assuntos: evolução do papel do Estado com o planejamento de políticas públicas.

    O neoliberalismo corresponde a doutrina que defende a liberdade individual frente ao Estado. No campo econômico, propõe um Estado menor que esteja focado na regulação e que deixe espaço para que o mercado tenha protagonismo. O modelo gerencial de Administração Pública está fortemente fundado nas ideias neoliberais.

    Assim, uma política pública que respeita o individualismo (liberdade individual) está condizente com a perspectiva neoliberal.

    Gabarito: CERTO