SóProvas


ID
855844
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Acerca de fluxo de caixa, julgue os itens subsequentes.


De acordo com o método do fluxo de caixa descontado, o valor de uma empresa é determinado pelo valor presente dos fluxos de caixa projetados, descontados por uma taxa que reflita o risco associado ao negócio.

Alternativas
Comentários
  •  

    O Fluxo de Caixa Descontado (FCD) ou do inglês DCF – Discount Cash Flow – é uma ferramenta de grande utilidade na avaliação de negócios, para avaliar uma empresa, para analisar um novo investimento ou para avaliar investimentos em títulos ou ações. O grande mérito desse método é a possibilidade de fazer comparações de valores futuros, no presente, considerando taxas de desconto apropriadas para cada caso. http://arquivos.unama.br/professores/iuvb/contabilidade/MF/aula10.pdf

     

     
  • Certo.

    O método do fluxo de caixa descontado consiste em trazer a valor presente, mediante uma taxa de desconto, o fluxo de caixa futuro da companhia.

  • Taxa de interesse ou de risco?

  • Precificação de ativos pelo Capital Asset Pricing Model (CAPM) tem como objetivo encontrar o retorno esperado de um empreendimento levando-se em consideração o risco e a rentabilidade. E(R) = Taxa livre de risco + β(Taxa do mercado - Taxa livre de risco). β é o índice beta de risco associado ao investimento. β = ΔTaxa de risco do ativo / ΔTaxa de risco do mercado. β > 1, ativo é de alto risco; β < 1, ativo de baixo risco; β = 0 ativo possui rentabilidade igual a do mercado;  β < 0, ativo com comportamento oposto ao do mercado, rentabilidade em sentido contrário ao do mercado

    Quando a participação de terceiros no capital é igual a 0, o CAPM é a medida adequada para o custo do capital. Entretanto, quando há participação relevante de terceiros, utiliza-se o Custo Médio Ponderado do Capital (CMPC ou WACC). WACC = [Capital de Terceiros/Ativo Total . Kt] + [Capital Próprio/Ativo Total . Kp].  Custo do capital próprio (Kp = Dividendos / Capital próprio). Custo do capital de outros (Kt = Juros pagos aos terceiros / Capital de terceiros). A estrutura de capital - percentual próprio e de terceiros - é ótima quando o custo do capital é mínimo (Alavancagem ou Leverage).

    Fonte: resumos próprios.

    Recomendação de material para finanças e contabilidade: Khan Academy.

    Vídeo sobre CAPM: https://www.youtube.com/watch?v=fDz_DgDJD5g

  • No meu entendimento a taxa de desconto do fluxo de caixa futuro tinha o objetivo de refletir o custo de capital, não o risco do negócio. Alguém saberia dizer de qual doutrina foi retirada essa referência expressa ao risco na taxa de desconto?

    Abs e bons estudos!

  • Questão "PARECIDA" na Prova CESPE-TCE.RJ/2021 (CPC.12 AVP)

    Bons estudos.