SóProvas


ID
857449
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Innova
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Cisão é a operação pela qual uma companhia transfere parcelas de seu patrimônio para uma ou mais sociedades, constituídas para esse fim, ou já existentes, extinguindo-se a companhia cindida, se houver versão de todo o seu patrimônio, ou dividindo-se o seu capital, se parcial a versão. Se a companhia que pretende fazer a cisão for emissora de debêntures em circulação, a mesma dependerá da prévia autorização dos debenturistas, tomada em assembleia especialmente convocada para esse fim. Entretanto, será dispensada a aprovação pela assembleia, se for assegurado aos debenturistas, que assim o desejarem, o resgate das debêntures das quais são titulares, no prazo contado da data de publicação das atas de assembleias da companhia.

Esse prazo, estabelecido em meses, é, no mínimo, de

Alternativas
Comentários
  • LETRA B - Art. 231 Lei 6.404/76

    Art.  231.  A  incorporação,  fusão  ou  cisão  da  companhia  emissora  de  debêntures  em circulação  dependerá  da  prévia  aprovação  dos  debenturistas,  reunidos  em  assembléia especialmente convocada com esse fim.
      § 1º Será dispensada a aprovação pela assembléia se for assegurado aos debenturistas que o desejarem, durante o prazo mínimo de 6 (seis) meses a contar da data da publicação das  atas  das  assembléias  relativas  à  operação,  o  resgate  das  debêntures  de  que  forem titulares.
      § 2º No caso do § 1º, a sociedade cindida e as sociedades que absorverem parcelas doseu patrimônio responderão solidariamente pelo resgate das debêntures.


  • Segundo o art. 231 da Lei n° 6.404/76 a incorporação, fusão ou cisão da companhia emissora de debêntures em circulação dependerá da prévia aprovação dos debenturistas, reunidos em assembléia especialmente convocada com esse fim.

    Será dispensada a aprovação pela assembléia se for assegurado aos debenturistas que o desejarem, durante o prazo mínimo de 6 (seis) meses a contar da data da publicação das atas das assembléias relativas à operação, o resgate das debêntures de que forem titulares.

    Com isso, correta a alternativa B.

  • Trata-se dos direitos dos debenturistas segundo a Lei 6.404/76.

    Segundo o art. 231 da Lei 6.404/76, "A incorporação, fusão ou cisão da companhia emissora de debêntures em circulação dependerá da prévia aprovação dos debenturistas, reunidos em assembléia especialmente convocada com esse fim.

    § 1º Será dispensada a aprovação pela assembléia se for assegurado aos debenturistas que o desejarem, durante o prazo mínimo de 6 (seis) meses a contar da data da publicação das atas das assembléias relativas à operação, o resgate das debêntures de que forem titulares".

    Resolução: Esse prazo, estabelecido em meses, é, no mínimo, de 6 meses.

    Gabarito: Letra B.