SóProvas


ID
85975
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A Câmara de Custódia e Liquidação (CETIP) é a maior empresa
de custódia e de liquidação financeira da América Latina. Sem
fins lucrativos, foi criada em 1984 pelas instituições financeiras
em conjunto com o BACEN e iniciou suas atividades em 1986,
para garantir maior segurança e agilidade às operações do
mercado financeiro brasileiro. Com relação à CETIP, julgue os
itens subseqüentes.

A CETIP utiliza a compensação bilateral, nas operações com títulos negociados no mercado secundário, e a liquidação bruta em tempo real, na liquidação das operações com derivativos.

Alternativas
Comentários
  • Está invertida a questao. A utilização de compensação bilateral é utilizada na liquidação das operações com derivativos e LBTR nas operações com títulos negociados no mercado secundário.
  • Multilateral:mercado primario. Bilateral:derivativos e LBTR:Op do mercado secundário.
  • As operações no mercado primário, envolvendo títulos registrados na Cetip, são geralmente liquidadas com compensação multilateral de obrigações (nem a Cetip nem a SELIC atuam como contraparte central, ou seja, elas não atuam como últimas garantidoras das operações por elas cursadas, e por isso não necessitam pedir margem de garantia nas operações. Quem atua como contraparte central é a BM&F e as Câmaras de compensação). Compensação bilateral é utilizada na liquidação das operações com derivativos e liquidação bruta em tempo real, nas operações com títulos negociados no mercado secundário.
  • Compensação bilateral é utilizada na liquidação das operações com derivativos e liquidação bruta em tempo real, nas operações com títulos negociados no mercado secundário!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    As operações no mercado primário, envolvendo títulos registrados na Cetip, são geralmente liquidadas com compensação multilateral de obrigações (a Cetip não atua como contraparte central)!!!!!!!!!!!!!!!!!
  • Compensação bilateral é utilizada na liquidação das operações com derivativos e liquidação bruta em tempo real, nas operações com títulos negociados no mercado secundário
    • A compensação multilateral é normalmente utilizada em caso de operações de mercado primário;

    • Compensação bilateral e em tempo real de liquidação bruta são utilizados, bem como, respectivamente, para operações com derivativos e títulos negociados no mercado secundário.
    Portanto, alternativa ERRADA (invertida).
  • ERRADA!!

    A CETIP utiliza a compensação bilateral na liquidação das operações com derivativos , e a liquidação bruta em tempo real, na operações com títulos negociados no mercado secundário.
     

  • A CETIP utiliza a compensação bilateral, nas operações com DERIVATIVOS, e a liquidação bruta em tempo real, nas operações com títulos no mercado SECUNDÁRIO.
    FONTE - http://www.bcb.gov.br/?SPBCETIP
    é apertem minhas estrelinhas  :-)










  • As operações no mercado primário, envolvendo títulos registrados na Cetip, são geralmente liquidadas com compensação multilateral de obrigações (a Cetip não atua como contraparte central).

    Compensação bilateral é utilizada na liquidação das operações com derivativos e

    Liquidação bruta em tempo real, nas operações com títulos negociados no mercado secundário
  • O erro da questão esta na afirmação onde "A Cetip utiliza compensação bilateral, nas operações com títulos "

     A liquidação dos títulos é na compensação Multilateral caracterizada por uma operação do mercado primário, se a questão tivesse colocado derivativos no lugar de títulos estaria correta.
  • Conforme o tipo de operação e o horário em que realizada, a liquidação é em D ou D+1. As operações no mercado primário, envolvendo títulos registrados na Cetip, são geralmente liquidadas com compensação multilateral de obrigações (a Cetip não atua como contraparte central). Compensação bilateral é utilizada na liquidação das operações com derivativos e liquidação bruta em tempo real, nas operações com títulos negociados no mercado secundário. A Cetip observa os modelos 1 e 3 de entrega contra pagamento, conforme a liquidação seja efetuada, respectivamente, sem ou com compensação de obrigações².


  • As operações no mercado primário, envolvendo títulos registrados na Cetip, são geralmente liquidadas com compensação multilateral de obrigações (a Cetip não atua como contraparte central).

    Compensação bilateral é utilizada na liquidação das operações com derivativos.

    liquidação bruta em tempo real, nas operações com títulos negociados no mercado secundário

    Fonte: http://www.bcb.gov.br/?SPBCETIP

  • Liquidação bruta em tempo real - mercado secundário

     

    Liquidação multilateral - mercado primário

     

    Liquidação bilateral - derivativos

  • Metade dos comentários diz que a CETIP utiliza compensação multilareral e a outra diz que é bilateral!

  • As operações no mercado primário, envolvendo títulos registrados na Cetip, são geralmente liquidadas com compensação multilateral de obrigações (a Cetip não atua como contraparte central). Compensação bilateral é utilizada na liquidação das operações com derivativos e liquidação bruta em tempo real, nas operações com títulos negociados no mercado secundário. (TEXTO RETIRADO DO NORMATIVO DO CETIP NO SITE DO BCB.ORG)

    A questão esta incorreta por colocar a liquidação das operações com derivativos  como uma forma de compensação, e questão de interpretação! Tanto a liquidação bruta em tempo real, quanto a liquidação das operações com derivativos são negociados no mercado secundário sob compensação BILATERAL.

  • Mercado primário = liquidação multilateral

    Mercado secundário = liquidação bruta em tempo real (LBTR)

    Mercado de derivativos = liquidação bilateral

    e NÃO atua como CONTRAPARTE CENTRAL

    Bons estudos!


  • É exatamente o contrário.

  •  a liquidação não é feita em tempo real(quem a faz é a SELIC) DEMORA D+1, NO DIA ÚTIL SEGUINTE.

  • QUESTÃO TOTALMENTE ERRADA !

    LBTR somente nas operações com mercado secundário.

    Compensação Bilateral somente com DERIVATIVOS.

    Compensação Multilateral : Somente no mercado primário.


  • Conforme o tipo de operação e o horário em que realizada, a liquidação é em D ou D+1. As operações no mercado primário, envolvendo títulos registrados na Cetip, são geralmente liquidadas com compensação multilateral de obrigações (a Cetip não atua como contraparte central). Compensação bilateral é utilizada na liquidação das operações com derivativos e liquidação bruta em tempo real, nas operações com títulos negociados no mercado secundário.

  • Segue definição do Bacen para compensação dos titulos registrados na CETIP

    "As operações no mercado primário, envolvendo títulos registrados na Cetip, são geralmente liquidadas com compensação multilateral de obrigações (a Cetip não atua como contraparte central). Compensação bilateral é utilizada na liquidação das operações com derivativos e liquidação bruta em tempo real, nas operações com títulos negociados no mercado secundário."


    Fonte: http://www.bcb.gov.br/htms/novapaginaspb/cetip.asp 

  • Inicialmente há 5 termos para se entender:Compensação Multilateral:  Procedimento que se caracteriza pela apuração da soma dos resultados bilaterais devedores e credores de cada participante em relação aos demais. O resultado da compensação multilateral também corresponde ao resultado de cada participante em relação à câmara ou ao prestador de serviços de compensação e de liquidação que assuma a posição de parte contratante para fins de liquidação das obrigações realizadas por seu intermédio.Compensação Bilateral: Acordo entre duas partes para compensar suas obrigações bilaterais. As obrigações cobertas pelo acordo podem surgir de contratos financeiros, transferências ou de ambos.Liquidação Bruta em Tempo Real (LBTR): Liquidação de obrigações, uma a uma, em tempo real. Neste processo caso não haja saldo bruto disponível o comando da operação entra na fila de espera para o reprocessamento até que se tenha recursos na conta de liquidação do participante.Liquidação Diferida Líquida (LDL): Liquidação realizada em momento posterior ao de aceitação das operações que dão origem às correspondentes obrigações. Ocorre, ao final do dia, pelo valor líquido compensado.Contraparte Central: Entidade que atua como comprador para todo vendedor e como vendedor para todo comprador para uma série específica de contratos, por exemplo, aqueles que se executam em uma bolsa ou bolsas particulares
    Ou seja, a CETIP atua no mercado sob duas funções, pois ela exerce a CUSTÓDIA sobre títulos e também a INTERMEDIAÇÃO através do próprio mercado de balcão. Dessa forma, na qualidade de depositária ela não atua como contraparte, o que permite dizer que a compensação é multilateral o que ocorre no mercado primário. Já quando há ativos que são negociados no seu mercado de balcão (mercado secundário) ela atua como intermediadora, logo a compensação é bilateral.
    Agora quando de trata de LDL e LBTR fala-se como a forma de liquidação (troca de recursos) se dará no âmbito do SPB. No caso de Derivativos utiliza-se a LDL (posição liquida do participante no final do dia) e é bilateral pois derivativos são negociados apenas no mercado secundário. Já no caso de Títulos de Renda Fixa (seja privados ou públicos) é em LBTR e pode ter compensação multilateral (custodiado apenas) ou bilateral (se está no seu mercado de balcão).
  • Operações no Mercado Primário são geralmente liquidadas com Compensação Multilateral

    Operações com Derivativos é utilizada a liquidação com compensação Bilateral

    Operações no Mercado Secundário é a liquidação bruta em tempo real.


  • Conforme o tipo de operação e o horário em que realizada, a liquidação é em D ou D+1. As operações no mercado primário, envolvendo títulos registrados na Cetip, são geralmente liquidadas com compensação multilateral de obrigações (a Cetip não atua como contraparte central). Compensação bilateral é utilizada na liquidação das operações com derivativos e liquidação bruta em tempo real, nas operações com títulos negociados no mercado secundário. A Cetip observa os modelos 1 e 3 de entrega contra pagamento, conforme a liquidação seja efetuada, respectivamente, sem ou com compensação de obrigações

     

    http://www.bcb.gov.br/htms/novaPaginaSPB/cetip.asp?IDPAI=SPBLIQTIT

  • ERRADO

    A CETIP é depositária principalmente de títulos de renda fixa privados, títulos públicos estaduais e municipais e títulos representativos de dívidas de responsabilidade do Tesouro Nacional. A CETIP S.A. tem por finalidade assegurar que as operações somente sejam finalizadas caso os títulos estejam efetivamente disponíveis na posição do vendedor e os recursos relativos a seu pagamento disponibilizados integralmente pelo comprador. Os ativos e contratos registrados na CETIP representam quase a totalidade dos títulos e valores mobiliários privados de renda fixa, além de derivativos, dos títulos emitidos por estados e municípios e do estoque de papéis utilizados como moedas de privatização, de emissão do Tesouro Nacional.