SóProvas



Questões de Ações


ID
19693
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2007
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Escolher o melhor investimento é tarefa complexa tanto para o cliente quanto para o gerente que irá orientá-lo, pois existem muitas alternativas. Riscos, prazos e tributação, entre outros, são aspectos importantes para a escolha do investimento. Considerando os diversos produtos de investimentos, e suas características, julgue os itens a seguir.

Os investimentos para aplicações diretas em ações em bolsa de valores não pagam CPMF.

Alternativas
Comentários
  • Lembrando...ela foi extinta.
  • Espero que fique desatualizada para sempre! ;- )

  • Questão desatualizada, paulo guedes ainda nao criou a CPMF de volta, mas dorme todo dia pensando :D


ID
21010
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2007
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Acerca do mercado de câmbio e do mercado de capitais no Brasil, julgue os itens seguintes.

No mercado de capitais, não são admissíveis negociações com ações sem valor nominal, haja vista que esse valor é necessário como referência na hora de sua compra ou venda.

Alternativas
Comentários
  • "O artigo 11 admite ações sem valor nominal, que oferecem maior flexibilidade nos aumentos de capital social, e cuja existência contribuirá para diminuir a importância injustificada atribuída ao valor nominal das ações pelos participantes do nosso mercado de capitais, em prejuízo do seu funcionamento normal. A inovação é recomendada tendo em vista a definição mais estrita dos deveres e responsabilidades do acionista controlador e dos administradores."
    EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS Nº 196, DE 24 DE JUNHO DE 1976, DO MINISTÉRIO DA FAZENDA
  • Valor da açao:

    Nominal: valor atribuido a uma açao previsto no estatuo social da companhia. Algumas açoes sao emitidas sem valor nominal, mas a assembleia geral ou o conselho de administraçao deve definir seu preço quando da emissao.
  • ITEM ERRADO. É admitido a negociação de ações sem valor nominal. 

  • O valor das ações pode ser considerado sob três aspectos:

    VALOR NOMINAL - estabelecido pela S/A, sendo que a lei atual permite a emissão de ações SEM valor nominal;

    VALOR DE MERCADO - que é alcançado na Bolsa ou no Balcão;

    VALOR PATRIMONIAL OU REAL - em que se calcula o acervo econômico global da companhia em relação ao número de ações emitidas.
  • As ações no mercado de caitais podem sem negociadas com ou sem valor nominal, onde o mesmo é definido no memendo da emissao...
  • No mercado de capitais, são admissíveis negociações com ações sem valor nominal.

  • Ações sem valor nominal são ações para as quais não foram fixados valores de emissão; fica estabelecido o preço de mercado das ações por ocasião do lançamento. A constituição da empresa é responsável por dizer se suas ações serão sem valor nominal.  Pode-se dizer que o valor dessas ações é flutuante porque sem o valor nominal, elas podem aumentar e diminuir de acordo com o mercado. Investir em uma empresa com ações sem valor nominal pode trazer alguns prejuízos, como a falta de critério para calcular o número de ações a serem emitidas quando o capital aumenta, por causa de incorporações. 


    Fonte: http://sociedade-anonima.info/mos/view/A%C3%A7%C3%B5es_de_Sociedade_An%C3%B4nima/

  • O estatuto estabelecerá se as ações terão, ou não, valor nominal. O valor nominal é puramente contábil para o valor da ação. 

    Quando existir o valor nominal, poderá a ação ser negociada a mais, ou a menos que tal valor nominativo.  Quando ocorrer de ser pago valor abaixo, chamar-se-a de desconto de emissão.

    Também na existência de valor nominal, é VEDADO a EMISSÃO de ação com valor inferior ao nominal. (Emissão é uma coisa, negociação é outra). Ocorrendo tal procedimento, fará com que a operação seja anulada.

  • O artigo 11 admite ações sem valor nominal, que oferecem maior flexibilidade nos aumentos de capital social, e cuja existência contribuirá para diminuir a importância injustificada atribuída ao valor nominal das ações pelos participantes do nosso mercado de capitais, em prejuízo do seu funcionamento normal. A inovação é recomendada tendo em vista a definição mais estrita dos deveres e responsabilidades do acionista controlador e dos administradores.

    Fonte: www.cvm.gov.br


ID
21295
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

No atual arranjo do sistema financeiro, as principais instituições estão constituídas sob a forma de banco múltiplo, que oferece ampla gama de serviços bancários. Outras instituições existentes apresentam certo grau de especialização. Acerca dessas instituições, julgue os itens a seguir.

B Sociedades de crédito imobiliário e associações de poupança e empréstimo são fornecedoras de crédito habitacional.

Alternativas
Comentários
  • As caixas econômicas, que também captam depósitos à vista e depósitos de poupança e atuam mais fortemente no crédito habitacional e as sociedades de crédito imobiliário e associações de poupança e empréstimo, também são voltadas para o crédito habitacional.http://www.bcb.gov.br/?SPBINTER
  • As SOCIEDADES DE CRÉDITO IMOBILIÁRIO são instituições financeiras criadas pela Lei 4.380, de 21 de agosto de 1964, para atuar no FINANCIAMENTO HABITACIONAL. As ASSOCIAÇÕES DE POUPANÇA E EMPRÉSTIMO são constituídas sob a forma de sociedade civil, sendo de propriedade comum de seus associados. Suas operações ativas são, basicamente, direcionadas ao MERCADO IMOBILIÁRIO e ao SISTEMA FINANCEIRO DA HABITAÇÃO (SFH). Ambas são fornecedoras de crédito habitacional
  • Ambas fazem parte da SBPE(sistema brasileiro de poupança e empréstimo) e juntamente com a CEF atuam no crédito habitacional .

  • ERRADA

    Instituição de associações de poupança e empréstimo não tem função de emprestimos imobiliário, pois cabe a Sociedade de Credito Imobiliário(SCI) direitos concedido pelo BACEN  para tal função.

    como sempre a CESPE confundido os candidatos.

    bons estudos!!!!

  • Colega maicon4 costa, a questão está correta.

    As Associações de Poupança e Empréstimo fazem parte do SFH (Sistema Financeiro de Habitação).

    Contituído de:

    Sociedades de Crédito Imobiliário

    Carteiras imobiliárias dos bancos múltiplos

    Caixa Econômica Federal

    A grande diferença entre APE e SCI, é que a primeira não pode ser S.A, e não tem fins lucrativos, enquanto a segunda (SCI)
    necessariamente é uma S.A e TEM fins lucrativos.

  • as duas  fazem parte da SBPE(sistema brasileiro de poupança e empréstimo) e juntamente com a CEF atuam no crédito habitacional .


    diferença entre elas,  APE e SCI, é que a primeira não pode ser S.A, e não tem fins lucrativos, enquanto a segunda (SCI)
    necessariamente é uma S.A e TEM fins lucrativos.


ID
23026
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2002
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Um investidor procurou uma agência do BB e disse ao gerente que queria aplicar seus recursos sem muito risco, preferindo uma rentabilidade baixa a correr risco de perder dinheiro. O investidor informou, ainda, que gostaria de poder reaver seus recursos com rapidez, caso precisasse, embora não fosse esse o seu objetivo. Em função da demanda apresentada pelo cliente, seria correto o gerente indicar aplicação no(a)

BB fundo de ações.

Alternativas
Comentários
  • O mais indicado seria uma caderneta de poupança.
  • Poupança ou Fundo DI.

  • Eu indicaria investir em bitcoins kkkk, baixo risco

  • mandaria investir nas pirâmides de bitcoins sashashas


ID
85975
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A Câmara de Custódia e Liquidação (CETIP) é a maior empresa
de custódia e de liquidação financeira da América Latina. Sem
fins lucrativos, foi criada em 1984 pelas instituições financeiras
em conjunto com o BACEN e iniciou suas atividades em 1986,
para garantir maior segurança e agilidade às operações do
mercado financeiro brasileiro. Com relação à CETIP, julgue os
itens subseqüentes.

A CETIP utiliza a compensação bilateral, nas operações com títulos negociados no mercado secundário, e a liquidação bruta em tempo real, na liquidação das operações com derivativos.

Alternativas
Comentários
  • Está invertida a questao. A utilização de compensação bilateral é utilizada na liquidação das operações com derivativos e LBTR nas operações com títulos negociados no mercado secundário.
  • Multilateral:mercado primario. Bilateral:derivativos e LBTR:Op do mercado secundário.
  • As operações no mercado primário, envolvendo títulos registrados na Cetip, são geralmente liquidadas com compensação multilateral de obrigações (nem a Cetip nem a SELIC atuam como contraparte central, ou seja, elas não atuam como últimas garantidoras das operações por elas cursadas, e por isso não necessitam pedir margem de garantia nas operações. Quem atua como contraparte central é a BM&F e as Câmaras de compensação). Compensação bilateral é utilizada na liquidação das operações com derivativos e liquidação bruta em tempo real, nas operações com títulos negociados no mercado secundário.
  • Compensação bilateral é utilizada na liquidação das operações com derivativos e liquidação bruta em tempo real, nas operações com títulos negociados no mercado secundário!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    As operações no mercado primário, envolvendo títulos registrados na Cetip, são geralmente liquidadas com compensação multilateral de obrigações (a Cetip não atua como contraparte central)!!!!!!!!!!!!!!!!!
  • Compensação bilateral é utilizada na liquidação das operações com derivativos e liquidação bruta em tempo real, nas operações com títulos negociados no mercado secundário
    • A compensação multilateral é normalmente utilizada em caso de operações de mercado primário;

    • Compensação bilateral e em tempo real de liquidação bruta são utilizados, bem como, respectivamente, para operações com derivativos e títulos negociados no mercado secundário.
    Portanto, alternativa ERRADA (invertida).
  • ERRADA!!

    A CETIP utiliza a compensação bilateral na liquidação das operações com derivativos , e a liquidação bruta em tempo real, na operações com títulos negociados no mercado secundário.
     

  • A CETIP utiliza a compensação bilateral, nas operações com DERIVATIVOS, e a liquidação bruta em tempo real, nas operações com títulos no mercado SECUNDÁRIO.
    FONTE - http://www.bcb.gov.br/?SPBCETIP
    é apertem minhas estrelinhas  :-)










  • As operações no mercado primário, envolvendo títulos registrados na Cetip, são geralmente liquidadas com compensação multilateral de obrigações (a Cetip não atua como contraparte central).

    Compensação bilateral é utilizada na liquidação das operações com derivativos e

    Liquidação bruta em tempo real, nas operações com títulos negociados no mercado secundário
  • O erro da questão esta na afirmação onde "A Cetip utiliza compensação bilateral, nas operações com títulos "

     A liquidação dos títulos é na compensação Multilateral caracterizada por uma operação do mercado primário, se a questão tivesse colocado derivativos no lugar de títulos estaria correta.
  • Conforme o tipo de operação e o horário em que realizada, a liquidação é em D ou D+1. As operações no mercado primário, envolvendo títulos registrados na Cetip, são geralmente liquidadas com compensação multilateral de obrigações (a Cetip não atua como contraparte central). Compensação bilateral é utilizada na liquidação das operações com derivativos e liquidação bruta em tempo real, nas operações com títulos negociados no mercado secundário. A Cetip observa os modelos 1 e 3 de entrega contra pagamento, conforme a liquidação seja efetuada, respectivamente, sem ou com compensação de obrigações².


  • As operações no mercado primário, envolvendo títulos registrados na Cetip, são geralmente liquidadas com compensação multilateral de obrigações (a Cetip não atua como contraparte central).

    Compensação bilateral é utilizada na liquidação das operações com derivativos.

    liquidação bruta em tempo real, nas operações com títulos negociados no mercado secundário

    Fonte: http://www.bcb.gov.br/?SPBCETIP

  • Liquidação bruta em tempo real - mercado secundário

     

    Liquidação multilateral - mercado primário

     

    Liquidação bilateral - derivativos

  • Metade dos comentários diz que a CETIP utiliza compensação multilareral e a outra diz que é bilateral!

  • As operações no mercado primário, envolvendo títulos registrados na Cetip, são geralmente liquidadas com compensação multilateral de obrigações (a Cetip não atua como contraparte central). Compensação bilateral é utilizada na liquidação das operações com derivativos e liquidação bruta em tempo real, nas operações com títulos negociados no mercado secundário. (TEXTO RETIRADO DO NORMATIVO DO CETIP NO SITE DO BCB.ORG)

    A questão esta incorreta por colocar a liquidação das operações com derivativos  como uma forma de compensação, e questão de interpretação! Tanto a liquidação bruta em tempo real, quanto a liquidação das operações com derivativos são negociados no mercado secundário sob compensação BILATERAL.

  • Mercado primário = liquidação multilateral

    Mercado secundário = liquidação bruta em tempo real (LBTR)

    Mercado de derivativos = liquidação bilateral

    e NÃO atua como CONTRAPARTE CENTRAL

    Bons estudos!


  • É exatamente o contrário.

  •  a liquidação não é feita em tempo real(quem a faz é a SELIC) DEMORA D+1, NO DIA ÚTIL SEGUINTE.

  • QUESTÃO TOTALMENTE ERRADA !

    LBTR somente nas operações com mercado secundário.

    Compensação Bilateral somente com DERIVATIVOS.

    Compensação Multilateral : Somente no mercado primário.


  • Conforme o tipo de operação e o horário em que realizada, a liquidação é em D ou D+1. As operações no mercado primário, envolvendo títulos registrados na Cetip, são geralmente liquidadas com compensação multilateral de obrigações (a Cetip não atua como contraparte central). Compensação bilateral é utilizada na liquidação das operações com derivativos e liquidação bruta em tempo real, nas operações com títulos negociados no mercado secundário.

  • Segue definição do Bacen para compensação dos titulos registrados na CETIP

    "As operações no mercado primário, envolvendo títulos registrados na Cetip, são geralmente liquidadas com compensação multilateral de obrigações (a Cetip não atua como contraparte central). Compensação bilateral é utilizada na liquidação das operações com derivativos e liquidação bruta em tempo real, nas operações com títulos negociados no mercado secundário."


    Fonte: http://www.bcb.gov.br/htms/novapaginaspb/cetip.asp 

  • Inicialmente há 5 termos para se entender:Compensação Multilateral:  Procedimento que se caracteriza pela apuração da soma dos resultados bilaterais devedores e credores de cada participante em relação aos demais. O resultado da compensação multilateral também corresponde ao resultado de cada participante em relação à câmara ou ao prestador de serviços de compensação e de liquidação que assuma a posição de parte contratante para fins de liquidação das obrigações realizadas por seu intermédio.Compensação Bilateral: Acordo entre duas partes para compensar suas obrigações bilaterais. As obrigações cobertas pelo acordo podem surgir de contratos financeiros, transferências ou de ambos.Liquidação Bruta em Tempo Real (LBTR): Liquidação de obrigações, uma a uma, em tempo real. Neste processo caso não haja saldo bruto disponível o comando da operação entra na fila de espera para o reprocessamento até que se tenha recursos na conta de liquidação do participante.Liquidação Diferida Líquida (LDL): Liquidação realizada em momento posterior ao de aceitação das operações que dão origem às correspondentes obrigações. Ocorre, ao final do dia, pelo valor líquido compensado.Contraparte Central: Entidade que atua como comprador para todo vendedor e como vendedor para todo comprador para uma série específica de contratos, por exemplo, aqueles que se executam em uma bolsa ou bolsas particulares
    Ou seja, a CETIP atua no mercado sob duas funções, pois ela exerce a CUSTÓDIA sobre títulos e também a INTERMEDIAÇÃO através do próprio mercado de balcão. Dessa forma, na qualidade de depositária ela não atua como contraparte, o que permite dizer que a compensação é multilateral o que ocorre no mercado primário. Já quando há ativos que são negociados no seu mercado de balcão (mercado secundário) ela atua como intermediadora, logo a compensação é bilateral.
    Agora quando de trata de LDL e LBTR fala-se como a forma de liquidação (troca de recursos) se dará no âmbito do SPB. No caso de Derivativos utiliza-se a LDL (posição liquida do participante no final do dia) e é bilateral pois derivativos são negociados apenas no mercado secundário. Já no caso de Títulos de Renda Fixa (seja privados ou públicos) é em LBTR e pode ter compensação multilateral (custodiado apenas) ou bilateral (se está no seu mercado de balcão).
  • Operações no Mercado Primário são geralmente liquidadas com Compensação Multilateral

    Operações com Derivativos é utilizada a liquidação com compensação Bilateral

    Operações no Mercado Secundário é a liquidação bruta em tempo real.


  • Conforme o tipo de operação e o horário em que realizada, a liquidação é em D ou D+1. As operações no mercado primário, envolvendo títulos registrados na Cetip, são geralmente liquidadas com compensação multilateral de obrigações (a Cetip não atua como contraparte central). Compensação bilateral é utilizada na liquidação das operações com derivativos e liquidação bruta em tempo real, nas operações com títulos negociados no mercado secundário. A Cetip observa os modelos 1 e 3 de entrega contra pagamento, conforme a liquidação seja efetuada, respectivamente, sem ou com compensação de obrigações

     

    http://www.bcb.gov.br/htms/novaPaginaSPB/cetip.asp?IDPAI=SPBLIQTIT

  • ERRADO

    A CETIP é depositária principalmente de títulos de renda fixa privados, títulos públicos estaduais e municipais e títulos representativos de dívidas de responsabilidade do Tesouro Nacional. A CETIP S.A. tem por finalidade assegurar que as operações somente sejam finalizadas caso os títulos estejam efetivamente disponíveis na posição do vendedor e os recursos relativos a seu pagamento disponibilizados integralmente pelo comprador. Os ativos e contratos registrados na CETIP representam quase a totalidade dos títulos e valores mobiliários privados de renda fixa, além de derivativos, dos títulos emitidos por estados e municípios e do estoque de papéis utilizados como moedas de privatização, de emissão do Tesouro Nacional.


ID
191422
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2010
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Assinale a opção correta acerca das ações preferenciais.

Alternativas
Comentários
  •  Opção correta é a (D). Ver art. 17 da lei 10.303/01. Todas as opções foram baseadas na lei 10.303/01.
    Opção (A) – incorreta. Art. 15. O limite de ações preferenciais de uma companhia é de 50% do total.
    Opção (B) – incorreta. Art. 18. Não ofende a lei. Está previsto.
    Opção (C) – incorreta. Art. 17. As vantagens podem ser acumuladas.
    Opção (E) – incorreta. Art. 17. Foi colocada a expressão “devem” quando o correto é “podem”.

  • a) Incorreto. O número de ações preferenciais sem direito a voto pode chegar a 50% do total.
    b) Incorreto. Pode-se citar o direito de eleição de um membro do Conselho de Administração para acionistas minoritários, no caso, 10% (ordinárias) ou 15% (preferenciais).
    c) Incorreto. Não há vedação.
    d) CORRETO
    e) Incorreto, é um direito facultativo.

  • Resposta correta: letra D

    Lei 10.303/01 Art. 17

    § 5o Salvo no caso de ações com dividendo fixo, o estatuto não pode excluir ou restringir o direito das ações preferenciais de participar dos aumentos de capital decorrentes da capitalização de reservas ou lucros (art. 169).

  • Achei conteúdo que ajuda nessa questão no endereço: http://www.cvm.gov.br/port/protinv/caderno8.pdf


    A) INCORRETO.  LEI No 6.404, DE 15 DE DEZEMBRO DE 1976.Art. 15: As ações, conforme a natureza dos direitos ou vantagens que confiram a seustitulares, são ordinárias, preferenciais, ou de fruição. O número de ações preferenciais sem direitoa voto, ou sujeitas a restrição no exercício desse direito, não pode ultrapassar 50%(cinqüenta por cento) do total das ações emitidas.

    b) INCORRETO. LEI No 6.404, DE 15 DE DEZEMBRO DE 1976.O estatuto pode assegurar a uma ou mais classes de ações preferenciais odireito de eleger, em votação em separado, um ou mais membros dos órgãos deadministração.

    c) INCORRETO.

      . LEI No 6.404, DE 15 DE DEZEMBRO DE 1976.Art. 17.  As preferências ou vantagens das ações preferenciais podemconsistir:

      I - em prioridade na distribuição de dividendo, fixo ou mínimo;  

      II - em prioridade no reembolso do capital, com prêmio ou sem ele; 

      III - na acumulação das preferências e vantagens de que tratam osincisos I e II


    D) CORRETA.

    Dividendos fixos são aqueles cujo valor encontra-se devidamente quantificado no estatuto, seja em montante certo em moeda corrente, seja em percentual certo do capital, do valor nominal da ação ou, ainda, do valor do patrimônio líquido da ação. Nesta hipótese, tem o acionista direito apenas a tal valor, ou seja, uma vez atingido o montante determinado no estatuto, as ações preferenciais com direito ao dividendo fixo não participam dos lucros remanescentes, que serão distribuídos entre ações ordinárias e preferenciais de outras classes, se houver.

    Dividendo mínimo é aquele também previamente quantificado no estatuto, seja com base em montante certo em moeda corrente, seja em percentual certo do capital, do valor nominal da ação ou, ainda, do valor do patrimônio líquido da ação. Porém, ao contrário das ações com dividendo fixo, as que fazem jus ao dividendo mínimo participam dos lucros remanescentes, após assegurado às ordinárias dividendo igual ao mínimo. Assim, após a distribuição do dividendo mínimo às ações preferenciais, às ações ordinárias caberá igual valor. O remanescente do lucro distribuído será partilhado entre ambas as espécies de ações, em igualdade de condições.

    fonte: http://www.cvm.gov.br/port/protinv/caderno8.pdf

    E) Incorreta:

    No caso das companhias abertas, que tenham ações negociadas no mercado, as ações preferenciais deverão conferir aos seus titulares ao menos uma das vantagens (não significa que sejam todas! Por isso a questão está errado. Não significa que vai ser incluída em oferta pública!!!)

    a seguir (art. 17, §1º, da Lei das S.A.)

    (i) Direito a participar de uma parcela correspondente a, no mínimo, 25% do lucro líquido do exercício, sendo que, desse montante, lhes será garantido um dividendo prioritário de pelo menos 3% do valor do patrimônio líquido da ação e, ainda, o direito de participar de eventual saldo desses lucros distribuídos, em igualdade de condições com as ordinárias, depois de a estas assegurado dividendo igual ao mínimo prioritário;

    (ii) Direito de receber dividendos pelo menos 10% maiores que os pagos às ações ordinárias; ou

    (iii) Direito de serem incluídas na oferta pública em decorrência de eventualalienação de controle,

  • a) O número de ações preferenciais sem direito a voto, ou sujeitas a restrição no exercício desse direito, pode chegar a 50% do total das ações emitidas.

     

    b) Não ofende a Lei das Sociedades Anônimas um estatuto que assegure a determinada classe de ações preferenciais o direito de eleger, em votação separada, membros dos órgãos de administração da companhia.

     

    c) As vantagens das ações preferenciais consistem na prioridade na distribuição de dividendos ou na prioridade no reembolso do capital, sendo permitida a acumulação dessas duas preferências.

     

    e) A fim de serem admitidas para negociação no mercado de valores mobiliários, todas as ações preferenciais podem assegurar o direito de serem incluídas na oferta pública de alienação de controle.

  • Split ou desdobramento - operação de diluir as ações, aumentado a quantidade e diminuindo o valor. O intuito é aumentar a liquidez. Consequentemente aumenta-se o risco. 

    Inplit ou agrupamento - efeito contrário, diminui-se a quantidade e aumenta-se o valor. Diminui a liquidez e o risco.

  • a-) As ações tem que ser mínimo 50% ordinárias e máximo 50% preferenciais
    b-) Ações preferenciais não tem direito a voto
    c-) É obrigado dar pelo menos uma das preferencias, mas nada impede de dar as duas.
    d-) Sim, de fato se uma empresa quiser ela pode ter apenas ações ordinárias e nenhuma preferencial
    e-) Sem pé nem cabeça

    Gabarito (D) :)

  • por favor alguém poderia traduzir a letra D, não entendo ela quando leio a lei, art 17 Lei10.303

  • PN acoes preferenciais : conferem ao titular prioridade na distribuição de dividendo, fixo ou mínimo e no reemboolso do capital. Entretanto as ações PN, não dão direito a voto ao acionista na assembléia geral das empresas, ou restringem o exercício desse direito.

    Na troca de controle o tratamento é distinto, para os acionistas detentores de ações PN

  •   Lei LEI No 6.404 , Art. 17,   § 5o - Salvo no caso de ações com dividendo fixo, o estatuto não pode excluir ou restringir o direito das ações preferenciais de participar dos aumentos de capital decorrentes da capitalização de reservas ou lucros (art. 169).(Redação dada pela Lei nº 10.303, de 2001)

  • Ordinárias
    Proporcionam participação nos resultados da empresa e conferem ao acionista o direito de voto em assembléias gerais.

    Preferenciais
    Garantem ao acionista a prioridade no recebimento de dividendos (geralmente em percentual mais elevado do que o atribuído às ações ordinárias) e no reembolso de capital, no caso de dissolução da sociedade. Entretanto, não dão direito a voto ao acionista na Assembléia Geral da empresa, ou restringem o exercício desse direito.


  • a) O número de ações preferenciais sem direito a voto, ou sujeitas a restrição no exercício desse direito, pode chegar a 70% do total das ações emitidas. (Pode chegar a no máximo 50% do total de ações)


      b) Ofende a Lei das Sociedades Anônimas um estatuto que assegure a determinada classe de ações preferenciais o direito de eleger, em votação separada, membros dos órgãos de administração da companhia. (Nada impede que essa medida seja adotada, por isso existem as classes de ações: A,B,C...)


      c) As vantagens das ações preferenciais consistem na prioridade na distribuição de dividendos ou na prioridade no reembolso do capital, sendo vedada a acumulação dessas duas preferências. (Podem ocorrer simultaneamente)


      d) O estatuto de uma companhia pode excluir, do direito de participar dos aumentos de capital decorrentes da capitalização de reservas ou lucros, as ações preferenciais com dividendo fixo. 


      e) A fim de serem admitidas para negociação no mercado de valores mobiliários, todas as ações preferenciais devem assegurar o direito de serem incluídas na oferta pública de alienação de controle. (não necessariamente) 


  • A ação preferencial é um tipo de parcela representativa do capital social de uma empresa, sem direito a voto, e com prioridade na distribuição de dividendos. Na extinção da empresa os detentores deste tipo de ação tem prioridade na restituição do capital.e também DNS. O estatuto de uma companhia pode excluir, do direito de participar dos aumentos de capital decorrentes da capitalização de reservas ou lucros, as ações preferenciais com dividendo fixo.

    A - O limite de ações preferenciais de uma companhia é de 50% do total.

    B- Não ofende a lei. Está previsto na mesma.

    C-. As vantagens podem ser acumuladas.

    E- escreveram “devem”  ; o certo seria “podem”.


    § 2o O número de ações preferenciais sem direito a voto, ou sujeitas a restrição no exercício desse direito, não pode ultrapassar 50% (cinqüenta por cento) do total das ações emitidas. (Redação dada pela Lei nº 10.303, de 2001)


    Art. 17. As preferências ou vantagens das ações preferenciais podem consistir: (Redação dada pela Lei nº 10.303, de 2001)

    III - na acumulação das preferências e vantagens de que tratam os incisos I e II.(Incluído pela Lei nº 10.303, de 2001)

    III - direito de serem incluídas na oferta pública de alienação de controle, nas condições previstas no art. 254-A, assegurado o dividendo pelo menos igual ao das ações ordinárias. (Incluído dada pela Lei nº 10.303, de 2001)

    § 5o Salvo no caso de ações com dividendo fixo, o estatuto não pode excluir ou restringir o direito das ações preferenciais de participar dos aumentos de capital decorrentes da capitalização de reservas ou lucros (art. 169).(Redação dada pela Lei nº 10.303, de 2001)

    Art. 18. O estatuto pode assegurar a uma ou mais classes de ações preferenciais o direito de eleger, em votação em separado, um ou mais membros dos órgãos de administração.


  • NÃO TÁ FÁCIL A VIDA

    Em 02/05/2018, às 22:55:18, você respondeu a opção C.

    Em 22/04/2018, às 23:17:49, você respondeu a opção C.

  • a-) As ações tem que ser mínimo 50% ordinárias e máximo 50% preferenciais

    b-) Ações preferenciais não tem direito a voto

    c-) É obrigado dar pelo menos uma das preferencias, mas nada impede de dar as duas.

    d-) Sim, de fato se uma empresa quiser ela pode ter apenas ações ordinárias e nenhuma preferencial

    e-) Sem pé nem cabeça

  • Essa é difícil!


ID
191446
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2010
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Assinale a opção correta a respeito do mercado de capitais no Brasil.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito correto: A

    Conforme a Lei no 6.404, que dispõe sobre as Sociedades por Ações:
    Art. 58. A debênture poderá, conforme dispuser a escritura de emissão, ter garantia real ou garantia flutuante, não gozar de preferência ou ser subordinada aos demais credores da companhia.

    Comentando as demais opções:
    B) INCORRETA. Não estão incluídas as debêntures emitidas por instituições financeiras não bancárias, pois estas não podem emitir mesmo.
    C) INCORRETA. As entidades de balcão organizado podem criar requisitos próprios.
    D) INCORRETA. O fato de guardar as ações em depósito não transfere os direitos inerentes a ela, como os direitos de voto.
    E) INCORRETA. O penhor de ações escriturais não precisam de averbação no cartório.
     

     

  • E)Lei 6404/1976 Art. 39. O penhor ou caução de ações se constitui pela averbação do respectivo instrumento no livro de Registro de Ações Nominativas. (Redação dada pela Lei nº 9.457, de 1997)

    Observe que estão sendo cobradas, na sua maioria, as alterações da Lei 6404/1976.

  • Logo se nota que a C estão enrolando muito!
  • A) Debêntures são valores mobiliários que representam uma dívida de médio a longo prazo contra a empresa emitente. A captação de recursos via emissão de debêntures pode ser feita por S/A de capital fechado ou aberto, porém somente as de capital aberto podem efetuar distribuições públicas de debêntures no mercado de capitais. A emissão de debêntures pode ser efetuada com ou sem garantia. No caso das com garantia temos:
    *Garantia Real:envolvendo o comprometimento de bens e direitos que não poderão ser negociados sem a aprovação dos debenturistas;
    *Garantia Flutuante:Assegura privilégio geral sobre o ativo da emissora, mas não impede a negociação dos bens que compõe esse ativo.

    B) parágrafo 1o: Excluem-se do regime desta lei:

    I- Os títulos da dívida pública Federal, estadual ou municipal;
    II-Os títulos cambiais de responsabilidade de instituição financeira , exceto as debêntures.

    C) Art.21 da Lei 6385 parágrafo 4: Cada bolsa de valores ou entidade de mercado balcão organizado poderá estabelecer requisitos próprios para que os valores sejam admitidos à negociação no seu recinto ou sistema, mediante prévia aprovação da CVM.

    D)Art.25. Lei 6385:Salvo mandato expresso com prazo não superior a 1 ano, o administrador de carteira e o depositário de valores mobiliários não podem exercer o direito de voto que couber às ações sob sua administração e custódia.

    E)Lei 6404 art.39: O penhor ou caução de ações se constitui pela averbação do respectivo instrumento no livro de registro de ações nominativas;
    O penhor da ação escritural se constitui pela averbação do respectivo instrumento nos livros da instituição financeira, a qual será anotada no extrato da conta de depósito fornecida ao acionista.
  • Somente complementando...

    Espécies de Debêntures (garantias)
    • Real - São aquelas que a empresa dá em garantia de bens não circulantes. Ex.: HIPOTECA (imóveis) / PENHOR MERCANTIL (máquinas);
    • Flutuante - a empresa colocou como garantia bens do ativo circulante. Ex.: Estoque
    • Sem preferência (Quirografário) - Títulos sem garantias reais. Não tem nenhum bem que tenha sido registrado  como garantia daquela dívida;
    • Subordinados - Não possui nenhuma garantia em bens. É o último da fila dos credores.
  • Alguém pode explicar melhor a letra B? 

    A lei 4595/64 em seu artigo 35 inciso I, diz que instituições financeiras não podem emitir debêntures.

    Aí a questão diz "excluem-se do regime da lei 6385/76 as debêntures emitidas por instituições financeiras." E a letra B ta errada, tendo como justificativa  um artigo dessa lei que diz que "excluem-se do regime dessa lei titulos cambiais das instituições financeiras, EXCETO as debêntures".

    A conclusão que cheguei é que a lei 4595 diz que IF não pode emitir, porém a lei 6385 diz que pode...

    Confusão da poxa eu fiz aqui, me ajudem por favor!!




  • http://www.cosif.com.br/mostra.asp?arquivo=mtvm_debenture
  • b) Não se excluem do regime da lei 6385/76 as debêntures emitidas por instituições financeiras.

     

    c) Permite-se à entidade que administra mercado de balcão organizado o estabelecimento de requisitos próprios para que valores mobiliários sejam admitidos à negociação em seu sistema, sendo-lhe igualmente permitido disciplinar procedimentos de cunho meramente operacional referentes ao registro dos valores mobiliários.

     

    d) Ao ser efetuado o registro da propriedade de ações escriturais em conta de depósito, aberta em nome do acionista na instituição depositária, não se transfere à referida instituição o direito a voto inerente a tais ações.

     

    e) O penhor de ações escriturais constitui-se mediante averbação do respectivo instrumento nos livros da instituição financeira.

  • Instituições financeiras não emitem debentures
  • Garantias :

    REais

    FLUtuantes

    QUIrografias

    SUbordinadas

    RE FLU QUI SU


ID
276007
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A organização de carteiras de ações deve privilegiar:

Alternativas
Comentários
  • Quem trabalha no mercado financeiro sabe que diversificar o risco é a premissa básica. As alternativas c e d podem ter gerado dúvida na hora de fazer essa questão mas estas duas estão incluídas no fator risco.

    A perspectiva macroeconômica é um tipo de risco a ser considerado, assim como as informações divulgadas pelas empresas. Apesar de não achar que essas duas alternativas estejam erradas, a letra b é a mais certa por ser mais abrangente.

  • Como o colega Rafael falou, as letras C e D podem até gerar dúvidas mas a B é a mais completa em questão de organização de carteiras de ações. 

     

  • privilegiar

    verbo

    1.

    transitivo direto

    conceder privilégio, direito especial, prerrogativa ou outro benefício a; beneficiar, favorecer.

    "p. os banqueiros"

     

    de forma que também deve haver transparencia e qualidade nas informações.... 

     

    pra mim passível de anulação.

  • Gabarito: letra B

    Por diversificação, podemos considerar a técnica que permite reduzir riscos através da alocação de investimentos entre vários instrumentos, setores ou outras categorias. A diversificação pode ser uma importante ferramenta para maximizar o retorno de uma carteira correndo um risco menor.

    A organização de carteiras de ações deve privilegiar:

    Já tinha feito uma questão dessa e pelo que entendi foi o seguinte, você tem uma carteira muita alta de ações, ou seja, bastante dinheiro para investir, será que vale a pena investir tudo em um único empreendimento e arriscar perder tudo? então o mais correto seria diversificar os investimentos, e assim diminuir os riscos de grandes perdas, portanto o item B está correto


ID
965707
Banca
FCC
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2013
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Em 2010 ocorreu, simultaneamente, a distribuição pública primária e secundária de ações de emissão do Banco do Brasil, com registros na Comissão de Valores Mobiliários. Neste caso, como em outras operações da mesma natureza e produto no mercado de capitais, a relação entre capital próprio e de terceiros da empresa

Alternativas
Comentários
  • Essa questão é complexa e simples ao mesmo tempo, para respondê-la devemos entender o que é distribuição primária e secundária, para depois entender o que foi pedido.

    Distribuição primária é a distribuição de novas ações da empresa que, até então, nunca tinham sido distribuidas, ou seja, parte da empresa que era 'da própria empresa', com isso o dinheiro capitado vai direto aos cofres da empresa, já a distribuição secundária é aquela onde os investidores externos à empresa estão vendendo ações e o dinheiro arrecadado vai para os próprios investidores e não para a empresa.

    A pergunta quer saber como vai ficar a proporção de quanto a empresa é dela mesma e quanto é de investidores externos. A distriuição secundária não mudará a proporção pois o que não era da empresa continuará não sendo da empresa, porém, com a distribuição primária, uma parcela da empresa passará a ser de investidores externos, sendo assim a proporção mudará, aumentando a parcela possuída por externos, diminuindo a de internos.

    Em resumo A resposta "e) foi alterada pela parcela de recursos originada com as novas ações emitidas." é a correta, pois a proporção foi alterada pela compra das "novas ções emitidadas", ou seja pela distribuição primária.
  • essa prova era pra ser escriturário ou gerente do bb???

  • Pergunta muito mal formulada!!!

  • RESPOSTA: Letra E.

    A empresa só tem lucro quando são lançados títulos novos no mercado, ou seja, no mercado primário. Todas as operações feitas no mercado secundário não gera lucro algum para as empresas, e sim para o acionista que por ventura vender sua parte.

  • muito mal formulada, ela pede uma relação e a resposta não tem nada a ver!!!

  • Não existe lucro para as sociedades nas emissões de ações/títulos, as ações são emitidas para captar recursos para posterior investimento na companhia. 

  • No Mercado Primário o Banco do Brasil emite novas ações e as vende, gerando capital exclusivamente para o Banco.

    No Secundário o BB não ganha mais nada. É uma relação somente entre investidores.

  • Ofertas de ações: conheça a diferença entre distribuição primária e secundária - InfoMoney 
    Veja mais em: http://www.infomoney.com.br/minhas-financas/noticia/427669/ofertas-ccedil-otilde-conhe-ccedil-diferen-ccedil-entre-distribui-ccedil


  • Parem de chorar e estudem mais...

  • Quando isso acontece, os já acionistas da empresa são prejudicados no sentido de proporção em relação ao capital social da empresa, pois entram mais acionistas. Isso é evitado quando a empresa disponibiliza o direito de subscrição, no entanto essa prática não é obrigatória.
  • Pergunta simples, mas mal formulada...

  • O primeiro passo pra resolver a questão é definir emissão primária e emissão secundária de ações (cuidado, não é a mesma coisa que mercado primário e secundário, são conceitos diferentes):


    Emissão primária: ações serão emitidas, ou “criadas”, e em seguida vendidas aos investidores (os recursos dessa venda são destinados ao caixa da empresa)


    Emissão secundária: ocorre apenas a venda de ações já existentes, normalmente ações de sócio-fundadores que querem desinvestir ou reduzir a sua participação no negócio (neste caso, os recursos serão destinados aos proprietários que estão vendendo as ações, e não ao caixa da empresa)


    Sabendo disso, fica fácil observar que a relação entre capital próprio e capital de terceiros da empresa será alterada pela emissão primária de ações (a companhia está vendendo parte do seu capital social para obter recursos no mercado de capitais, captando recursos)


    e) foi alterada pela parcela de recursos originada (captada no mercado) com as novas ações emitidas (emissão primária).


ID
1000480
Banca
IDECAN
Órgão
Banestes
Ano
2012
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Analise as afirmativas.

I. No mercado de ações, o investidor tem ganho de capital quando vende suas ações por um preço maior que o valor desembolsado na compra.

II. A bonificação consiste num direito do acionista em receber ações gratuitamente em decorrência de um aumento de capital por incorporação de reservas.

III. São isentas do imposto de renda as operações de venda de ações efetuadas no mercado à vista de bolsas de valores, realizadas num mesmo mês por pessoa física, até o valor de R$20.000,00.

Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia explicar melhor os itens II e III, principalmente a II... A III é uma regra realmente que precisa ser memorizada.


    Obrigado. Bons estudos a todos.

  • Olá Bruno! Veja este vídeo: http://daltonvieira.com/bonificacao-entenda-o-recebimento-gratuito-de-novas-acoes

    Espero que ajude a entender!

  • I -Rentabilidade das ações:

    A rentabilidade é variável. Parte dela, composta de dividendos ou participação nos resultados e benefícios concedidos pela empresa, advém da posse da ação; outra parte advém do eventual ganho de capital na venda da ação.


    II - Bonificação em ações: Advém do aumento de capital de uma sociedade mediante a incorporação de reservas e lucros, quando são distribuídas gratuitamente novas ações a seus acionistas em número proporcional às já possuídas.


    III -

    Ficam isentos do imposto de renda os ganhos líquidos auferido por pessoa física quando o total das alienações de ações no mercado à vista de bolsas de valores no mês não exceder R$ 20.000,00, exceto (i) em operações de day trade; (ii) negociação das cotas dos fundos de investimento em índice de ações; (iii) resgate de cotas de fundos ou clubes de investimento em ações; e (iv) alienação de ações efetivada em operações de exercício de opções e no vencimento ou liquidação antecipada de contratos a termo.

    art. 48 da IN 1.022/2010


  • A alternativa II faz o candidato cair no erro quando diz que o investidor tem o DIREITO, sendo que a BONIFICAÇÃO não é uma OBRIGAÇÃO. 

  • Errei justamente por isso, Pablo!

  • Essas questões de tributos eu sempre escolho o pior imaginando a fome do leão e erro, sempre é o contrário.

  • A subscrição de novas ações não é um bônus. Bônus seria receber o privilégio de receber uma oferta antecipada de comprar novas ações da companhia por uma valor mais em conta ou até mesmo o direito de adquirir novos ativos, antes de outros investidores que não fossem acionista da companhia ainda, Para mim, a proposição II está errada.

  • Oi, Bruno. A assertiva II está correta. Ela não fala em subscrição de ações, mas em bonificação, que é outro evento societário do mercado de capitais. Veja a diferença:

    Subscrição: Quando a empresa emite novas ações e as oferece a seus sócios por um preço menor do que aquele negociado no mercado.

    Bonificação: Nesse evento, você ganha ações (devido ao aumento do capital social da empresa) ficando com a mesma porcentagem que detinha. Exemplo:

    Tenho 2% das ações da Petrobrás. Se ela aumentar o capital social serei bonificado com mais algumas ações para que eu continue a ter os 2% das ações.

    Espero ter esclarecido.

    Bons estudos! :)

  • Gratuitamente?

    Se o seu dinheiro fica retido na companhia para ampliação da infraestrutura e no lugar no recebimento dos dividendos você recebe novas ações, isso não é feito de forma gratuita, pois no lugar dos dividendos você está recebendo ações.

  • Oi, Bruno. Como disse o colega, a bonificação é gratuita.

    Você recebe as ações em sua carteira para manter a participação na empresa e, por isso, não há compra.

    Exemplo:

    Tenho 50 ações em uma empresa que tem o capital social em 100 ações, logo tenho 50% das ações do mercado.

    Se ela aumentar o capital para 200 ações, para que eu continue com a mesma participação de antes (50%), ganharei + 50 ações na carteira, ficarei com 100 ações (de um total de 200), ou seja, 50% de participação, como era antes.

    Lembre-se que a bonificação (quando a companhia distribui novas ações aos acionistas) é uma coisa, os dividendos (parte do lucro distribuído aos acionistas) e a subscrição (vender aos acionistas as ações negociadas a um preço inferior do que o negociado no mercado) é outra.

  • Sobre a II:

    DIREITOS DE UMA AÇÃO:

    Direitos de retirada: Direito em que pode retirar-se da companhia, recebendo o reembolso pelas suas ações da própria companhia. Não está vendendo, apenas se retirando;

    Direito de voto: Para possuidores de ações ordinárias;

    Direitos de Subscrição: Direito do acionista de adquirir novas ações em quantia proporcional às ações já possuídas, por um preço pré-determinado(preço de emissão) em certo período;

    Bônus de subscrição: Parecido com o direito, mas com diferenças jurídicas, os direitos de subscrição tratam-se de novas emissões, os bônus não, é sobre o direito de subscrever ações de capital social da companhia;

    Bonificações: Recebimento do número de ações proporcional às que já detém. Normalmente ocorre quando há aumento no capital da empresa.

    Fonte: Professor Ricardo Barrios, ALFACON.


ID
1086157
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Atualmente, as instituições financeiras oferecem aos seus clientes diversos tipos de investimentos, dentre os quais está o investimento em ações de companhias abertas que podem ser negociadas na Bolsa de Valores.

A característica mais atrativa do investimento em ações é a.

Alternativas
Comentários
  • Uma ação representa um "pedaço" de uma determinada empresa. Quando um investidor compra uma ação na Bolsa de Valores, ele se torna um sócio da companhia, mesmo que em proporção pequena em relação ao controlador, que é chamado de sócio majoritário. As ações costumam acompanhar o valor da empresa. Se ela tiver bom desempenho, o valor da ação tende a subir. Se for mal, o valor cai. O valor da ação pode cair hoje e se recuperar daqui a alguns meses. O valor das ações oscila e, por isso, elas são chamadas de 'ativos de renda variável' e consideradas investimento de risco. O que determina se o valor da ação vai subir ou cair é o desempenho dela no mercado, que pode também receber interferência da economia como um todo, da política econômica do governo, e de fatores externos, como queda de preços no mercado internacional. Deve ter em mente que este é um investimento de longo prazo.

  • Maiores do que um fundo investimento? como assim?  O.o   Possibilidade... é....  Frente as outras questões... Mesmo assim, essa eu erraria na prova.  Depende também do valor que vai ser investido na bolsa.

  • Os ganhos das ações são maiores que o fundo de investimento. - A-

    Se você apostar em um bolão na loteria vc vai ganhar  10.000 dividido por 100 pessoas.  Esse é o fundo de investimento, um grupo de pessoas que gosta de investir na bolsa. O risco e lucro são divididos pra todos.

    Agora, Se você aposta sozinho na loteria, as chances de voce ganhar são menores, mas se você ganhar.. seu lucro é maior do que quem apostou no bolão.

    A lógica é mais ou menos essa.

  • Vale lembrar que investidores PF são isento de IR em operações de até 20 mil por mês.

  • Por ser um investimento em título de renda variável, quem aplica em ações está arriscando muito, com o intuito de ganhar muito

  • GM Roberto

    Obrigado pela explicação didática e super compreensível. Até salvei teu comnetários como ''rascunho'' rsrs

     

    Valeu, bons estudos!!

  • Resposta:

    a) possibilidade de ganhos superiores aos oferecidos em fundos de investimento.

  • Vamos analisar , a principal busca por investimentos de renda variável é atratividade pela rentabilidade. Já acompanhei e fiquei muito surpreso com a rentabilidade das ações de determinada S/A  que chegou a quase 300% em 03 anos. enquanto,os investimentos em renda fixa um exemplo os atrelados a taxa selic como os fundos DI no mesmo período chegam a 40% de rentabilidade acumulada.

     

    letra A

  • Importante ler o enunciado que não pergunta sobre características das ações e sim os motivos de sua atratividade. Portanto é óbvio que não é risco de perda que a torna atraente (letra D- errada).  De verdade o risco é alto (letra C - errada) e há incidência de Imposto de renda nos ganhos com operações com ações (letras B e E erradas). A resposta correta é a letra A mas há aqui um problema. Pois nem todo fundo de investimentos é de renda fixa. Há fundos formados por ações. De qualquer forma, o investimento direto em ações pode trazer ganhos superiores mesmo aos fundos formados por ações já que estes tem despesas como a taxa de administração.

    Gabarito: letra A
  • Achei a questão polêmica visto que a alternativa B também configura uma atratividade para investir em ações. Mas, se pensar qual característica é MAIS atrativa (como diz o enunciado), com certeza é a letra A mesmo. Só pensar nos motivos que fazem as pessoas pesquisarem e começarem a investir em ações (a maior possibilidade de ganhos). Vão descobrir a questão do IOF só depois.

  • A - possibilidade de ganhos superiores aos oferecidos em fundos de investimento.

    Correto, pois as ações tem mais flexibilidade em seus valores.

    B - isenção de imposto sobre operações financeiras no ato de negociação das ações.

    Errado - Você todo ano tem que declarar o I.R mesmo se não vender. Se vender é isento até 20 mil no caso de ações, no caso de Fundos imobiliário não existe isenção, lucrou pagou. ( até chegar ao valor do DARF )

    C - baixa probabilidade de perdas financeiras.

    Como falei, a flexibilidade em seus valores é maior tanto para mais como para menos.

    D - alta probabilidade de perdas financeiras. Não está errado, porém existe a forma de ganhos também.

    E - isenção de imposto de renda

    Já respondido.

    " Nós vamos conseguir, Valeu ! "

  • Investimento em Ações não incide IOF.

  • Questão basicamente de interpretação, fala da MAIS ATRATIVA e as ações você pode ganhar muito, mas pode perder muito também.

  • Letra B: "imposto sobre operações financeiras"

    Há isenção de IOF nos investimentos em ações. Portanto, essa pode ser uma das atratividades em investir em ações, dependendo de cada ponto de vista...

    Questão um tanto questionável.


ID
1109653
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

No que diz respeito às características das ações e das debêntures, bem como ao funcionamento do mercado de capitais, julgue os próximos itens

O mercado de balcão compreende as operações realizadas fora do ambiente de bolsa, com ativos não padronizados, que se amoldam às necessidades específicas de cada parte envolvida na transação

Alternativas
Comentários
  • Questão anulada.

  • Método de negociação que não envolve uma bolsa. Nos mercados extrabolsa ou de balcão, os participantes negociam diretamente entre si. Também conhecido pela sigla OTC (Over-the-counter).

  • atualmente existe mercado de balcão organizado da BM&FBOVESPA

  • Justificativa da banca.

    Deferido com anulação: A redação do item não é clara quanto ao tipo de mercado de balcão a que se refere, fato que prejudica seu julgamento objetivo. Por esse motivo, opta‐se por sua anulação.


ID
1109656
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

No que diz respeito às características das ações e das debêntures, bem como ao funcionamento do mercado de capitais, julgue os próximos itens

Em caso de alienação do controle acionário de uma companhia, o acionista adquirente é obrigado a realizar oferta pública de aquisição das demais ações ordinárias e preferenciais, podendo, nesse caso, aplicar um desconto de, no máximo, 10% em relação ao valor pago pelo bloco de controle.

Alternativas
Comentários
  • Muito cuidado com o que postamos Vitor Pinheiro, a questão está errada devido a porcentagem, nada mais:

    "O desconto deve ser no máximo de 20%. O acionista controlador deve se comprometer a comprar as ações do minoritário por no mínimo 80%do valor pago pelas outras ações. "

  •  

    preço no mínimo igual a 80% (oitenta por cento)

  • O descrito é o chamado tag along: quando ocorre a alienação de controle de companhia aberta, o novo controlador tem a obrigação de realizar oferta pública para adquirir as ações pertencentes aos acionistas minoritários titulares de ações com direito a voto.O preço a ser pago na oferta pública aos acionistas minoritários deve corresponder a, no mínimo, 80% (oitenta por cento) do valor, por ação, pago aos acionistas que alienaram o bloco de controle.

  • O erro da questão está no % do desconto. 
    "O desconto máximo previsto no tag along é de 20%"
    Fonte: http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/prova-conhecimentos-bancarios-cef-comentada/
  • Tag Along é um mecanismo previsto na legislação brasileira (Lei das S.A.) e tem como principal objetivo proteger o acionista minoritário no caso de uma eventual troca de controle da companhia.

    Por lei, todas as empresas constituídas sob o regime de sociedade anônima devem oferecer um tag along mínimo de 80% para ações com direito a voto, ou seja, as ações ordinárias.

  • Tag along e Drag along.....bem interessante!!

  • O preço a ser pago na oferta pública aos acionistas minoritários deve corresponder a, no mínimo, 80% (oitenta por cento) do valor, por ação, pago aos acionistas que alienaram o bloco de controle. Portanto o desconto será no máximo 20% e não 10% conforme mencionado pela referida questão. Bons estudos a todos!!! Sucesso sempre.

  • Art. 254-A. A alienação, direta ou indireta, do controle de companhia aberta somente poderá ser contratada sob a condição, suspensiva ou resolutiva, de que o adquirente se obrigue a fazer oferta pública de aquisição das ações com direito a voto de propriedade dos demais acionistas da companhia, de modo a lhes assegurar o preço no mínimo igual a 80% (oitenta por cento) do valor pago por ação com direito a voto, integrante do bloco de controle.

  • Nos termos da Instrução CVM n° 361/2002, os destinatários da oferta pública por alienação de controle são apenas os minoritários titulares de ações com direito a voto pleno e permanente. Ou seja, os titulares de ações preferenciais sem direito a voto ou com voto restrito não têm direito de exigir que o novo controlador também adquira as ações por eles detidas.

    Nada impede, porém, e muitas companhias já vêm procedendo desta forma, que seja incluído no estatuto social um dispositivo estendendo expressamente o direito ao tag along aos titulares de ações sem direito a voto, os quais, assim, também poderiam vender as ações de sua propriedade na oferta pública por alienação de controle.

    O preço a ser pago na oferta pública aos acionistas minoritários deve corresponder a, no mínimo, 80% (oitenta por cento) do valor, por ação, pago aos acionistas que alienaram o bloco de controle.


  • Na aula do QC não falam disso, francamente...

    Quais fontes ou material vocês estão usando pra estudar? 

  • O Felipe falou uma coisa, o Rafael falou outra, fiquei sem entender. É obrigatório ou não a oferta pública?

  • Gabarito: ERRADO (o desconto máximo não é de 10% como citado no texto da questão e sim de 20%)

     

    A questão está tratando do Tag Along.

     

    Exemplificando:

    Empresa X:

    → 51% das ações (fundador da empresa)

    → 19% das ações (sócios minoritários)

    → 30% das ações (fundo de investimento)

     

    Um investidor interessado em adquirir o bloco de controle da S/A (Empresa X) faz uma oferta de 100 reais por cada ação do fundador da empresa e este aceita a oferta. Nesse caso, esse investidor está obrigado pela Lei das S/As a fazer uma oferta de, no mínimo 80%, do valor de aquisição das ações do bloco de controle (alienação do controle da empresa) aos demais acionistas. Ou seja, ele terá obrigatoriamente de fazer uma oferta pública de 80 reais pelo restante das ações da S/A (19% dos minoritários e 30% do fundo de investimento). Estes, por sua vez, poderão aceitar ou não a oferta.

  • Rodrigo, vc entendeu errado o q o Felipe disse - ele ñ é obrigado a fazer, mas caso o faça - terá que ser de no mínimo 80%.

    ...Nesse caso, esse investidor está obrigado pela Lei das S/As a fazer uma oferta de, no mínimo 80%, do valor de aquisição das ações do bloco de controle.... Felipe

     

  • Obrigado, Raquel. Então a assertiva está toda errada, não é obrigatório realizar oferta pública de aquisição das demais ações ordinárias e preferenciais e o percentual também está errado. Não é no máximo 10%, é no mínimo 80%.

  • No meu material diz que o Tag Along é somente para ações preferenciais. Está correto?

     

  • TAG ALONG: é um meio previsto na lei das Sociedades por Ações(S.A.).

    Tem como objetivo principal proteger os sócios acionistas minoritários possuidores de Ações Ordinárias (ON) de uma empresa em caso de uma troca de controle da companhia. Ele dá aos acionistas minoritários os mesmo direitos dados aos acionistas controladores.

    Garante aos sócios minoritários o direito de vender suas ações por, no mínimo, 80% do valor pago por ação ordinária ou lote de ações.

  • Em caso de venda da companhia, o acionista preferencial tem direito a vender suas ações por, no mínimo, 80% do valor pago aos acionistas controladores (ação ordinária). Este direito é conhecido no mercado como “tag along”.

  • Há dois erros na questão:

     

    1) O acionista que adquirir o controle será obrigado a realizar oferta pública para adquirir as ações com direito a voto da companhia, isto é, ações ordinárias e não necessariamente as preferenciais.

     

    2) O acionistra que adquirir o controle da companhia poderá oferecer até 80% do valor pago por ação com direito a voto, isto é, desconto de 20% e não de 10%.

     

    Segue letra da Lei 6.404/1976:

     

    [...]

    SEÇÃO VI

    Alienação de Controle

    Divulgação

            Art. 254. (Revogado pela Lei nº 9.457, de 1997)

            Art. 254-A. A alienação, direta ou indireta, do controle de companhia aberta somente poderá ser contratada sob a condição, suspensiva ou resolutiva, de que o adquirente se obrigue a fazer oferta pública de aquisição das ações com direito a voto de propriedade dos demais acionistas da companhia, de modo a lhes assegurar o preço no mínimo igual a 80% (oitenta por cento) do valor pago por ação com direito a voto, integrante do bloco de controle. (Incluído pela Lei nº 10.303, de 2001)

    [...]

     

    Bons estudos!


ID
1109659
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

No que diz respeito às características das ações e das debêntures, bem como ao funcionamento do mercado de capitais, julgue os próximos itens .

As ações preferenciais, embora não deem direito a voto ou restrinjam o exercício desse direito, conferem prioridades na distribuição de dividendos aos seus titulares.

Alternativas
Comentários
  • resposta: certa

    Ações preferenciais (PN)

    Oferecem participação nos resultados da empresa dando a seus detentores prioridade na distribuição dos resultados, mas não garantem direito ao voto.

    Açoes Ordinarias (ON)

    Garantem ao acionista o direito ao voto nas assembléias gerais (participação nas decisões) e proporcionam a participação na distribuição dos resultados da empresa.

    fonte:http://www.bradescocorretora.com.br/

  • Acredito que não, ela realmente não dá direito a voto (regra), se passar mais de 3 anos aí sim (exceção), se a empresa sempre der dividendos vc nunca vai votar.

  • Preferenciais quando a empresa dividi o dividendo os acionista preferenciais recebem no minimo 25%,pois também recebem no minimo 10% a mais que os ordinários nos lucros mensais da empresa !

  • Elas não dão direito a voto não, apenas em casos excepcionais onde a companhia passa um período sem pagar dividendos é que elas poderão gozar do direito á voto. Mas a natureza delas é que não dão direito a voto, as ordinárias é que dão.

  • Considerei incorreta a questão por causa do trecho final: conferem prioridades na distribuição de dividendos aos seus titulares.

    Não necessariamente! Conforme o Art. 17 da Lei das SA, as ações preferenciais podem simplesmente dar prioridade no reembolso do capital, com prêmio ou sem ele; sem ter prioridade na distribuição dos dividendos.

     

    Lei 6404 - Art. 17. As preferências ou vantagens das ações preferenciais podem consistir: (Redação dada pela Lei nº 10.303, de 2001)

    I - em prioridade na distribuição de dividendo, fixo ou mínimo;

    II - em prioridade no reembolso do capital, com prêmio ou sem ele; ou  

    III - na acumulação das preferências e vantagens de que tratam os incisos I e II.

  • GABARITO OFICIAL:CERTO

  • Gabarito é errado, pois o acionista de uma ação preferencial pode votar quando a instituição passar mais de 3 anos sem dar lucro. Isso é uma exceção.

  • Era para ser errado, pois a passar 3 anos, abre-se voto, pois a mesma nao esta gerando mais lucro

  • GAB: CERTO

    Complementando!

    Fonte:  Prof. Amanda Aires

    A ação é valor mobiliário emitido pela companhia que confere ao seu titular o direito de participação societária na companhia, ou seja, a posição de acionista. 

    As ações podem ser classificadas em: 

    • Ordinárias  →  Proporciona  ao  seu  titular  o  exercício  do  direito  de  voto.  

    • Preferenciais  →  Proporciona  ao  seu  titular  preferências  no  exercício  de  direitos  econômicos pertencentes aos acionistas. 

    As ações preferenciais indicam as preferências que possuem, de acordo com os seguintes critérios:

    Para emissão: 

    • Prioridade na distribuição de dividendo, fixo ou mínimo; (Esta é a preferência básica das ações preferenciais. Isto é, refere-se à prioridade no recebimento da vantagem econômica mais básica: o dividendo. Assim, os acionistas preferencialistas devem receber antes dos demais os dividendos fixos ou mínimos, cujas condições estão estabelecidas no estatuto da companhia) 

    • Prioridade no reembolso do capital, com prêmio ou sem ele; ou 

    • Na acumulação das preferências e vantagens acima citadas

    ===

    PRA  AJUDAR:

    (Com. Exam. (TRT 2) - Juiz do Trabalho (TRT 2ª Região)/2006/XXXII) Em razão do princípio Constitucional da livre iniciativa (art. 170, CF) o Governo está impedido de exercer qualquer tipo de fiscalização sobre sociedades por ações, sendo função da CVM – Comissão de Valores Mobiliários tão somente agenciar as transações que são realizadas em bolsa de valores. (ERRADO)

    • R: A CVM exerce a supervisão, normatização, fiscalização e sanção do mercado de valores mobiliários. Esta “intervenção” do Estado na economia ESTÁ, inclusive, prevista no art. 174 da CF/88:
    • Art. 174. Como agente normativo e regulador da atividade econômica, o Estado exercerá, na forma da lei, as funções de fiscalização, incentivo e planejamento, sendo este determinante para o setor público e indicativo para o setor privado.   

    ===

    (VUNESP  -  Profissional  Básico  (BNDES)/Direito  -  Advogado  de  Empresa/2002)  Nas sociedades anônimas, quando abertas, poderão ser classificadas pela Comissão de Valores Mobiliários em categorias, segundo as espécies e classes dos valores mobiliários negociados no mercado. (CERTO)

    A classificação foi realizada em:  

    • Categoria  A  →  autoriza  a  negociação de  quaisquer  valores  mobiliários  do  emissor  em mercados regulamentados de valores mobiliários. 
    • Categoria B → autoriza a negociação de valores mobiliários do emissor em mercados regulamentados de valores mobiliários, exceto os seguintes valores mobiliários: 
    • I – ações e certificados de depósito de ações; ou 
    • II  –  valores  mobiliários  que  confiram  ao  titular  o  direito  de  adquirir  os  valores  mobiliários mencionados no inciso I, em consequência da sua conversão ou do exercício dos direitos que lhes são inerentes, desde que emitidos pelo próprio emissor dos valores mobiliários referidos no inciso I ou por uma sociedade pertencente ao grupo do referido emissor. 

  • "As ações preferenciais, embora não deem direito a voto ou restrinjam o exercício desse direito"

    Gente, é uma questão de pura interpretação.

    Embora NÃO deem direito a voto OU RESTRINJAM ESSES.. (Por que não restrinje? Porque se ficar 3 anos sem distribuição de dividendos, terá direito a voto)

    Faltou só a interpretação de alguns.

    Gabarito CERTO


ID
1416610
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Com relação ao mercado de capitais, julgue o item.

A Lei da Reforma Bancária, de 1964, reestruturou o sistema financeiro nacional e, um ano depois, a Lei do Mercado de Capitais disciplinou esse mercado e estabeleceu as medidas necessárias para seu desenvolvimento.

Alternativas
Comentários
  • Lei 4.728, de 14 de julho de 1965, regulamentou o mercado de capitais, incluindo a legislação das bolsas de valores e a transformação dos corretores em sociedades corretoras.

  • MDS, provinha de história.


ID
1416613
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Com relação ao mercado de capitais, julgue o item.

De acordo com a regulamentação vigente, o BCB é a entidade supervisora responsável por controlar o mercado de capitais, nclusive no que se refere à publicação de autorizações e circulares para seu funcionamento eficiente.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errado

    São atribuições da CVM conforme dispõe a LEI No 6.385, DE 7 DE DEZEMBRO DE 1976.


  • Mercado de capitais = CVM

  • O Bacen também fiscaliza o mercado de capitais junto com a CVM. Não é a CVM sozinha.

  • A CVM é responsável por: regulamentar,desenvolver, controlar e fiscalizar o Mercado de Capitais do país.

  • Comeram um "i" no "nclusive"...

  • O Bacen fiscaliza o mercado de capitais junto com a CVM. Não é a CVM sozinha.

  • ERRADO

    CVM entidade autárquica pública em regime especial, com personalidade jurídica e patrimônio próprio, dotada de autoridade administrativa independente, mandato fixo e estabilidade de seus dirigentes, tem poderes para disciplinar, normalizar e fiscalizar a atuação dos diversos integrantes do mercado. Seu poder de normalizar abrange todas as matérias referentes ao mercado de valores mobiliários, impor penalidades aos infratores (administrativamente).

  • A questão está errada porque fala que o BCB é a entidade responsável e isso dá uma ideia de que só ele seria responsável.

    Ex: Fulano é responsável por cuidar de beltrano (Se eu falar assim, dá a impressão que só o fulano cuida de beltrano, agora se eu falasse "Fulano e Ciclano cuidam de Beltrano", aí não restaria dúvida.

    Por isso concordo com o gabarito.

    ERRADO


ID
1416616
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Com relação ao mercado de capitais, julgue o item.

As bolsas de valores são sociedades anônimas que mantêm local e sistema adequados ao encontro de seus membros para realização de transações de compra e venda de títulos e valores mobiliários; tais sociedades não possuem, porém, autonomia financeira, patrimonial e administrativa.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    As bolsas de valores são sociedades anônimas ou associações civis, com o objetivo de manter local ou sistema adequado ao encontro de seus membros e à realização entre eles de transações de compra e venda de títulos e valores mobiliários, em mercado livre e aberto, especialmente organizado e fiscalizado por seus membros e pela Comissão de Valores Mobiliários. Possuem autonomia financeira, patrimonial e administrativa (Resolução CMN 2.690, de 2000).


  • Se são S/A lógicamente possuem autonomia financeira, qualquer empresa possui autonomia financeira, ou deveria possuir

  • As bolsas têm autonomia para exercer seus poderes de autorregulamentação sobre as corretoras de valores que nela operam e autonomia financeira. 


ID
1416619
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Com relação ao mercado de capitais, julgue o item.

No mercado de opções, a operação put-call-parity transforma operações de opções em operação de renda fixa e envolve uma operação de opção de compra, uma operação de opção de venda e uma operação no mercado à vista para o mesmo vencimento e com o mesmo número de contratos.

Alternativas
Comentários
  • A put–call define uma relação entre o preço de uma opção de compra e uma opção de venda ambas com o mesmo preço de exercício e vencimento

  • Transforma a operação de opções em renda fixa? Alguém explica ?


ID
1416622
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Com relação ao mercado de capitais, julgue o item.

A estratégia spread butterfly é operada de modo a se utilizar somente opções de compra, ou apenas opções de venda ou uma mistura de ambas. Sua finalidade única é especular para que o rendimento aumente sem a preocupação de se delimitar o risco do investidor.

Alternativas
Comentários
  •    Tipo de operação no mercado de derivativos envolvendo combinação de opções, através da qual o investidor efetua quatro negociações com opções, em uma mesma data de vencimento com base em três preços de exercício distintos. A operação reduz o risco e pode ser adotada quando a cotação do ativo-objeto se mantém entre os preços de exercício das opções negociadas. Opções de compra: nesse caso o investidor compra uma opção aos preços mais alto e mais baixo, e vende duas opções aos preços médios. Opções de venda: opera-se de maneira inversa vendendo duas opções ao preço mais alto e baixo, e comprando duas opções ao preço médio.

     GABARITO: ERRADO 


ID
1465909
Banca
FCC
Órgão
MPE-AM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Considere:

I. Para as companhias participantes do Novo Mercado da BM&FBOVESPA, Poder de Controle significa o poder efetivamente utilizado de dirigir as atividades sociais e orientar o funcionamento dos órgãos da Companhia, de forma direta ou indireta, de fato ou de direito, desde que a participação acionária detida pelo grupo controlador seja superior a 25%.
II. O percentual mínimo de ações em circulação que a Companhia deve ter para ser admitida no segmento Novo Mercado da BM&FBOVESPA, percentual esse que deve ser mantido durante todo o período em que os valores mobiliários por ela emitidos permaneçam registrados para negociação no Novo Mercado, deve totalizar pelo menos 25% do total do capital social da Companhia.
III. As companhias participantes do segmento Novo Mercado da BM&FBOVESPA devem divulgar periodicamente suas demonstrações financeiras em português e inglês, bem como a posição acionária de todo aquele que detiver, de forma direta ou indireta, 5% ou mais do capital social.
IV. Sempre que uma companhia sair do Novo Mercado da BM&FBOVESPA terá cancelado seu registro como companhia aberta, sendo-lhe vedado retornar a esse segmento de negociação de ações a qualquer tempo.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • I. Para as companhias participantes do Novo Mercado da BM&FBOVESPA, Poder de Controle significa o poder efetivamente utilizado de dirigir as atividades sociais e orientar o funcionamento dos órgãos da Companhia, de forma direta ou indireta, de fato ou de direito, desde que a participação acionária detida pelo grupo controlador seja superior a 25%.  ( Errada. Significa o poder efetivamente utilizado de dirigir as atividades sociais e orientar o funcionamento dos órgãos da Companhia, independentemente da participação acionária detida.​)


    II. O percentual mínimo de ações em circulação que a Companhia deve ter para ser admitida no segmento Novo Mercado da BM&FBOVESPA, percentual esse que deve ser mantido durante todo o período em que os valores mobiliários por ela emitidos permaneçam registrados para negociação no Novo Mercado, deve totalizar pelo menos 25% do total do capital social da Companhia. (correta)


    III. As companhias participantes do segmento Novo Mercado da BM&FBOVESPA devem divulgar periodicamente suas demonstrações financeiras em português e inglês, bem como a posição acionária de todo aquele que detiver, de forma direta ou indireta, 5% ou mais do capital social. (correta)


    IV. Sempre que uma companhia sair do Novo Mercado da BM&FBOVESPA terá cancelado seu registro como companhia aberta, sendo-lhe vedado retornar a esse segmento de negociação de ações a qualquer tempo. (Errada. isso não tem nem sentindo. )

     

    GABARITO: B

     

    Bons estudos!


ID
2340838
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

“Todo empreendedor tem a própria história sobre como levantou capital para abrir o primeiro negócio. Alguns começam de forma modesta, com reservas pessoais acumuladas ao longo dos anos. Outros entram no jogo catapultados por cheques milionários de investidores. Há também aqueles que recebem ajuda de familiares ou recorrem às linhas de crédito bancárias. E existem profissionais que fazem uso das verbas rescisórias recebidas após uma demissão para realizar o sonho de empreender. Não existe jeito certo de captar dinheiro. Trata-se de um processo de tentativa e erro. Nessa etapa, sai na frente quem é capaz de identificar o tipo de suporte necessário para fazer sua empresa crescer”. (Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, p. 66, julho de 2016).

Dessa forma, associe, de cima para baixo, os tipos de financiamentos com os seus respectivos conceitos.

Tipos de financiamentos 
I) Crowdfunding
II) Incubadoras
III) Anjos
IV) Fundos de Investimentos
V) Corporate Venture
VI) Bancos

Conceito
( ) No atual cenário econômico, é indicado apenas para necessidades de curto prazo e ligadas a fontes de receitas comprovadas.
( ) Modalidade de investimento onde várias pessoas podem investir pequenas quantias de dinheiro no negócio proposto, geralmente via internet, a fim de dar vida à sua ideia. É o chamado financiamento colaborativo, ou coletivo, algo que está revolucionando o lançamento de startups mundo afora.
( ) Uma das principais fontes de recursos para projeto de pesquisa e inovação.
( ) Com a diminuição da oferta de crédito e o aumento do risco nas transações, os aportes estão valorizados. Por conta disso, podem negociar participações mais atrativas nas empresas. Em um cenário marcado pela escassez de capital, buscam participações competitivas em empresas com alto potencial de crescimento.
( ) Mais que uma fonte de recursos, os programas criados por grandes empresas podem ser uma boa maneira de acessar redes de mentores e base de clientes.
( ) Divididos entre pessoas físicas e grupos de investimentos, têm interesse em especial em empresas com propostas voltadas para o B2B.

Assinale a alternativa que contém a ordem CORRETA de associação.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

     

    ( Bancos ) No atual cenário econômico, é indicado apenas para necessidades de curto prazo e ligadas a fontes de receitas comprovadas.

     

    ( Crowdfunding ) Modalidade de investimento onde várias pessoas podem investir pequenas quantias de dinheiro no negócio proposto, geralmente via internet, a fim de dar vida à sua ideia. É o chamado financiamento colaborativo, ou coletivo, algo que está revolucionando o lançamento de startups mundo afora.

     

    ( Incubadoras ) Uma das principais fontes de recursos para projeto de pesquisa e inovação.

     

    Fundos de Investimentos ) Com a diminuição da oferta de crédito e o aumento do risco nas transações, os aportes estão valorizados. Por conta disso, podem negociar participações mais atrativas nas empresas. Em um cenário marcado pela escassez de capital, buscam participações competitivas em empresas com alto potencial de crescimento.

     

    Corporate Venture ) Mais que uma fonte de recursos, os programas criados por grandes empresas podem ser uma boa maneira de acessar redes de mentores e base de clientes.

     

    ( Anjos ) Divididos entre pessoas físicas e grupos de investimentos, têm interesse em especial em empresas com propostas voltadas para o B2B.

  • essa não é da minha alçada kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Gab-B,livro nenhum de C.Bancários fala desse assunto...questão para professor


ID
2672971
Banca
FADESP
Órgão
BANPARÁ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O Mercado Secundário é onde ocorre a negociação contínua dos papéis (ações) emitidos no passado. Sendo assim, um investidor que queira operar nesse mercado deve

Alternativas
Comentários
  • LETRA - B

    A diferença entre mercado primário e secundário fica mais fácil de ser entendido quando você toma por base o seguinte: pra quem vai o dinheiro quando eu faço um investimento? Exemplo da compra e venda de carros.

    Exemplo clássico: ações

    Outros exemplos: debêntures Títulos públicos – Dealers Ofertas públicas: mercado primário

    Transferência entre investidores: mercado secundário

    A importância do mercado secundário - liquidez

     

    Fonte: Blog de Valor

  • Alguém pode me explicar por que a letra a está errada?

  • Oi, Carlos. Tudo bem? 

     

    Por que não a letra A? Isso? 

     

    Sem muita enrolação: A questão não fala da empresa e sim do INVESTIDOR. Imagina a burocracia que seria pra ser um investidor ter que pedir autorização pra CVM? Agora, no caso da EMPRESA, aí sim, ela precisa estar cadastrada na COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS (CVM)

     

  • Letra A Errada porque o investidor não precisa pedir autorização para a CVM, quem precisa de autorização são as SCVM e as SDVM e demais entidades participantes desse mercado.

    Letra C errada, pq o sujeito investidor quer participar do mercado secundário e não é necessário que a SCVM ou banco tenha lançado as açoes no mercado primário para que o investidor possa procurá-los para investir.

  • Esta questão parece desatualizada, uma vez que o mercado de capitais já se encontra na era digital há algum tempo. Não creio que o investidor DEVA ir a uma instituição física. Está tudo disponível na internet. Aquele barulho e tumulto em pregões também creio que seja coisa do passado.

  • Gabarito-B,lembrando q apenas as S.A s de capital com registro na CVM podem negociar publicamente as acoes q emitiu.

  • O erro da letra C está em "lançamento das ações pretendidas".

    Quando se fala em lançamento de ações, estamos falando de mercado primário e não secundário.

  • a) Errado. Não é preciso ter autorização direta da CVM para operar no mercado secundário como investidor.

    b) Certo. Para negociar no mercado secundário, os investidores precisam contratar um intermediador (como corretoras e distribuidoras).

    c) Errado. O lançamento de ações não ocorre no mercado secundário.

    d) Errado. Quem regula o mercado de capitais é a CVM. Além disso, não é preciso ter a autorização direta dela.

    e) Errado. Não se contacta a empresa emissora no mercado secundário, mas sim outros investidores por meio de um intermediador.

    Resposta: B

  • B

    dirigir-se a uma sociedade corretora membro de uma bolsa de valores, na qual receberá orientações e esclarecimentos na seleção dos investimento

  • a) Errada. O investidor não precisa pedir autorização para investir. Na verdade, quem precisa de autorização para operar no mercado são as Corretoras/Distribuidoras ou os bancos que intermedeiam as negociações.

    b) CERTA

    c) Errada. Não é necessário que a instituição que irá intermediar o investimento em ações do mercado secundário tenha participado do lançamento delas no mercado primário.

    d) Errada. Novamente, o investidor não precisa de autorização para investir.

    e) Errada. Deve-se procurar uma instituição intermediadora.


ID
2674225
Banca
FGV
Órgão
Banestes
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O mercado de capitais é um sistema de distribuição de valores mobiliários que visa proporcionar liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabilizar seu processo de capitalização.

É constituído pelas bolsas, corretoras e outras instituições financeiras autorizadas, e seus produtos principais incluem:

Alternativas
Comentários
  • Art. 2o São valores mobiliários sujeitos ao regime desta Lei:              

     

    I - as ações, debêntures e bônus de subscrição;                 (Redação dada pela Lei nº 10.303, de 31.10.2001)

     

    II - os cupons, direitos, recibos de subscrição e certificados de desdobramento relativos aos valores mobiliários referidos no inciso II;                (Redação dada pela Lei nº 10.303, de 31.10.2001)

     

    III - os certificados de depósito de valores mobiliários;                   (Redação dada pela Lei nº 10.303, de 31.10.2001)

     

    IV - as cédulas de debêntures;                  (Inciso incluído pela Lei nº 10.303, de 31.10.2001)

     

    V - as cotas de fundos de investimento em valores mobiliários ou de clubes de investimento em quaisquer ativos;                 (Inciso incluído pela Lei nº 10.303, de 31.10.2001)

     

    VI - as notas comerciais;                   (Inciso incluído pela Lei nº 10.303, de 31.10.2001)

     

    VII - os contratos futuros, de opções e outros derivativos, cujos ativos subjacentes sejam valores mobiliários;                   (Inciso incluído pela Lei nº 10.303, de 31.10.2001)

     

    VIII - outros contratos derivativos, independentemente dos ativos subjacentes; e 

     

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L6385.htm

  • Por que não a opçao B tambem?

  • Não é a opção b porque são títulos públicos

  • Mercado de Capitais

    Característica: Financiamento de capital de giro, capital fixo, underwriting Ações, debêntures.

    Prazos: Intermediário, curto, médio e longo Prazo

  • GABARITO: E) ações e debêntures.

  • Os principais produtos no mercado de capitais são:

    • Ações;

    • Debêntures;

    • Commercial Papers;

    • Contratos futuros e de opções;

    • Cotas em fundos de investimento.

    GAB.: E

  • A questão requer conhecimentos do Mercado Financeiro Brasileiro.

    A)     Mercado monetário

    B)     Mercado monetário

    C)     Mercado de crédito

    D)     Mercado de crédito

    E)     Ações e debêntures – Mercado de Capitais

     

    Gabarito: Letra E.


ID
2803624
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

      Uma companhia aberta deseja cancelar o seu registro na Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Para tanto, deverá fazer uma oferta pública de aquisição de ações (OPA), na qual manifestará o compromisso de adquirir uma quantidade específica de ações, a preço e prazo determinados, oferecendo a todos os acionistas, em condições igualitárias, a possibilidade de alienar as suas ações. A OPA está sujeita a uma série de condições, muitas delas estabelecidas pela Instrução CVM n.º 361/2002.

Com referência ao citado normativo, julgue o item que se segue.


O processo de OPA deve ser intermediado por uma sociedade de crédito, financiamento e investimento autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Alternativas
Comentários
  • Uma financeira intermediar um processo de oferta pública? Hahaha

     

    tá de sacanagem, né Cespe? 

  • Errado

    Uma oferta pública de aquisição de ações (OPA) é uma operação por meio da qual um acionista ou uma sociedade pretende comprar uma participação ou a totalidade das ações de uma empresa cotada em Bolsa.[1] O termo em inglês muito utilizado para tratar da OPA, quando a mesma busca a aquisição de controle de outra empresa, é "take over".

    A OPA, no Brasil, encontra fundamento nos artigos 257 e seguintes da Lei Federal nº 6.404 de 1976, mais tarde substituída pela Instrução 358 da CVM, que exige a intervenção de uma instituição financeira de modo a garantir o cumprimento das obrigações assumidas pelo ofertante. Esta oferta tem de ser publicada na imprensa e deve conter o número mínimo de ações que o adquirente se propõe a adquirir e, se for o caso, o número máximo; o preço e as condições de pagamento; a subordinação da oferta ao número mínimo de aceitantes e a forma de rateio entre os aceitantes, se o número deles ultrapassar o máximo fixado; o procedimento que deverá ser adotado pelos acionistas aceitantes para manifestar a sua aceitação e efetivar a transferência das ações; o prazo de validade da oferta, que não poderá ser inferior a 20 dias e; informações sobre o ofertante

  • O processo de OPÀ deve ser intermediado por instituição autorizada pela CVM.

  • A OPA deve ser intermediada por instituição corretora ou distribuidora de títulos e valores mobiliários ou instituição financeira com carteira de investimentos, que se responsabiliza pelas informações prestadas ao mercado e à CVM.

  • Gabarito: Errado

    Quanto à liquidação financeira, a OPA pode ser: de compra, quando a proposta é o pagamento em moeda corrente; de permuta, quando o proponente oferece o pagamento em valores mobiliários; ou mista, na hipótese de o pagamento prometido ser parte em dinheiro e parte em valores mobiliários. Há ainda a possibilidade de uma oferta pública alternativa, em que aos destinatários é dada a escolha da forma de liquidação. Somente estão sujeitas a registro na CVM as OPA’s obrigatórias, em qualquer hipótese, e as voluntárias, quando envolverem permuta por valores mobiliários.

    A OPA deve ser intermediada por instituição corretora ou distribuidora de títulos e valores mobiliários ou instituição financeira com carteira de investimentos, que se responsabiliza pelas informações prestadas ao mercado e à CVM.

    fonte: www.investidor.gov.br

  • ...as OPA´s devem observar alguns procedimentos gerais estabelecidos na instrução CVM 361, de 05 de maio de 2002, no que se refere, entre outros assuntos, a princípios gerais, formas de liquidação financeira, intermediação, avaliação, instrumento de OPA, publicação e o leilão.

    A OPA deve ser intermediada por instituição corretora ou distribuidora de títulos e valores mobiliários ou instituição financeira com carteira de investimentos, que se responsabiliza pelas informações prestadas ao mercado e à CVM.

    FONTE:  PORTAL DA CVM 

  • Essa questão tá dizendo o seguinte: Pra fazer uma proposta publica pra comprar as ações de sua propria empresa, voce deve usar a Crefisa. [que é a denominação ali em cima, é a denominação de Financeiras, que nao tem nada a ver com mercado de capitais.]


ID
3234283
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Um investidor racional toma decisões considerando o custo, o retorno e o risco de seu portfólio como um todo. Leve em conta que esse investidor considera os custos de corretagem desprezíveis e que comprou uma ação da empresa X por R$1.000,00, para compor seu portfólio. Um mês após, ele recebeu várias propostas para vender a ação, a melhor delas, por R$1.500,00, e não aceitou vendê-la.

Ao decidir não vender, o investidor considerou o custo da ação da empresa X, presente em seu portfólio, como sendo

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe explicar ?

  • Gabarito letra C.

    O objetivo da questão foi basicamente trabalhar a cotação das ações, tendo como base a lei da oferta e procura.

    Se hoje o mercado (os interessados) está disposto a pagar 1500 por uma ação da empresa X, obviamente que ele pode considerar que o ativo está avaliado nesse preço.

  • Acho que a questão avalia o conhecimento sobre “custo de oportunidade”. Ao deixar de vender a ação, o investidor abriu mão de 1.500, sendo este o custo de oportunidade de manter a ação em seu portfólio.

  • O PREÇO DAS AÇÕES ESTÃO SUJEITOS A OSCILAÇÃO. NÃO CONCORDO

  • A questão merecia ser anulada, ou o gabarito corrigido para (A), pois o enunciado pergunta o CUSTO e não o PREÇO.

  • né puçivel não gente. Alguém tá sabendo desse gabarito aí.

  • A questão não expõe um enunciado bem definido para termos um entendimento seguro para responder. Isso nos força a pensar no SUPOR e supor não é ferramenta de concurseiro. Mas o que vejo palpável para ser a letra C é que sua intenção é ter essa ação permanente na carteira - modalidade buy and holder - não vender nunca. Assim me dá base para pensar que 1500 é o custo se ele quiser recomprar a ação. Então ele não vende, pois não quer ganhar no trade, mas quer ganhar na sua valorização ao longo prazo - através de dividendos, bonus e juros sobre capital próprio. Se alguém discordar ou quiser complementar, me marca aí e comenta.

  • Ivan, mas na questão não supõe q ele está querendo comprar, pergunta o custo da ação comprada. O correto para mim seria 1k. Enunciado com poucas informações.

  • " comprou uma ação da empresa X por R$1.000,00, para compor seu portfólio". Usei o português para resolver.

  • Meu raciocínio foi pelo custo de oportunidade. No momento da compra o investidor desembolsou R$1000,00, ou seja seu custo era de R$1000. No entanto, como houve uma oferta de R$1500,00 pela ação, o custo de oportunidade para manter aquela ação foi de R$1500, ou seja, ele deixou de ganhar esse valor para mantê-la, o que exclui a letra A)

    A maioria das outras alternativas não trazem no enunciado informações para considerá-las verdade.

    B) a questão em nenhum momento fala em juros recebidos, e se o juros foi recebido, não tem porque ser considerado como custo.

    D) não faz qualquer sentido.

    E) a questão não menciona quanto o investidor quer ganhar.

  • Questao mal formulada, é muito subjetiva a resposta.

  • Gabarito C. . . No meu entender a questão cobrou mais raciocínio lógico e interpretação que conhecimentos específicos . Ao dizer que a melhor proposta que recebeu pela ação foi de R$ 1.500 reais , automaticamente, esse é o preço , em sua interpretação, que ela vale no mercado no momento .
  • Questão mal formulada.

  • no começo achei mal formulada, mas dps entendi uma sacada mt genial

  • A questão está muito mal formulada. Deveria ser anulada, pois tem dupla interpretação e deixa margens para argumentar o gabarito.

  • Questão deixou a desejar. Poderia ter enunciado "Ao recusar a proposta de venda, ele considerou que sua ação, naquele exato momento, estava valendo quanto?". Aí, sim, seria mais claro.

    Resposta: 1500 reais - pois foi o melhor preço q o mercado estava disposto a pagar naquele momento.

    Ainda assim, é subjetiva a resposta.

  • Dica de material pra galera que vai fazer a prova do Concurso BB dia 26/09 e ainda não se sente preparada:

    https://abre.ai/c6yq

    Lembre-se: Um dia sem estudar é um dia a mais entre você e seu objetivo!

  • Mal formulada!!

    Nem um gênio responderia.

  • Que questão lixo ,sinceramente. Ele pode ter considerado maior ou igual a 1500


ID
3907852
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

As operações com instrumentos financeiros derivativos destinadas a “hedge” devem atender, cumulativamente, às condições abaixo relacionadas, EXCETO:

Alternativas

ID
3907876
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Compõem a carteira de títulos de renda variável das instituições financeiras, EXCETO:

Alternativas