SóProvas


ID
859846
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPE-SE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Estatuto do Idoso - Lei nº 10.741 de 2003

Com base na lei que trata da Política Nacional do Idoso e da portaria que a aprova, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  •      
    b) Os conselhos nacional, estaduais, do DF e municipais do idoso são órgãos de caráter deliberativo, e não consultivo. CORRETA

    Art. 6º LEI Nº 8.842
    Os conselhos nacional, estaduais, do Distrito Federal e municipais do idoso serão órgãos permanentes, paritários e deliberativos, compostos por igual número de representantes dos órgãos e entidades públicas e de organizações representativas da sociedade civil ligadas à área.
  • Todas as respostas estão contidas na Lei nº 8.842/94, que dispõe sobre a política nacional do idoso e cria o Conselho Nacional do Idoso.

    Questão "A": Art. 10. Na implementação da política nacional do idoso, são competências dos órgão e entidades públicos: II - na área de saúde: c) adotar e aplicar normas de funcionamento às instituições geriátricas e similares, com fiscalização pelos gestores do Sistema Único de Saúde.

    Questão "C": Art. 8ºÀ União, por intermédio do ministério responsável pela assistência e promoção soceial, compete: III - promover as articulações intraministeriais e interministeriais necessárias à implementação da política nacional do idoso;

    Questão "D": Art. 10. (...) IV - na área de trabalho e previdência social: c) criar e estimular a manutenção de programas de preparação para aposentadoria nos setores público e privado com antecedência mínima de dois anos do afastamento;

    Questão "E": Art. 4º Constituem diretrizes da política nacional do idoso: IX - apoio a estudos e pesquisas sobre as questões relativas ao envelhecimento.

  • Não consegui entender o porquê dos conselhos não serem órgãos consultivos

  • Com base na lei da política nacional do idoso, os conselhos são de caráter apenas deliberativo. A lei não fala que eles não são de caráter consultivo.

     Os conselhos são regulamentados pelos chefes do poder executivo dos entes políticos aos quais estão vinculados (art. 84, VI, CF - compete privativamente ao PR dispor mediante decreto sobre organização e funcionamento de administração federal) e, de fato, a maioria deles atribui o caráter consultivo e até mesmo extingue seu caráter deliberativo, como é o caso do Conselho Nacional.

    DECRETO No 4.227, DE 13 DE MAIO DE 2002.

    Cria o Conselho Nacional dos Direitos do Idoso - CNDI, e dá outras providências.

    Art. 1o Este Decreto dispõe sobre a criação, competência e composição do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso - CNDI.

    Art. 2o Fica criado, na estrutura básica do Ministério da Justiça, o Conselho Nacional dos Direitos do Idoso –(CNDI), órgão de caráter consultivo.


  • A questão trata da Política Nacional do Idoso.

    A) É de responsabilidade do gestor estadual promover a revisão e o aprimoramento das normas de funcionamento de instituições geriátricas e similares.

    Lei nº 8.842/94:

    Art. 10. Na implementação da política nacional do idoso, são competências dos órgãos e entidades públicos:

    II - na área de saúde:

    c) adotar e aplicar normas de funcionamento às instituições geriátricas e similares, com fiscalização pelos gestores do Sistema Único de Saúde;

    É de responsabilidade dos órgãos e entidades públicos adotar e aplicar normas de funcionamento de instituições geriátricas e similares, com fiscalização pelos gestores do Sistema Único de Saúde.

    Incorreta letra A.

    B) Os conselhos nacional, estaduais, do DF e municipais do idoso são órgãos de caráter deliberativo, e não consultivo.

    Lei nº 8.842/94:

    Art. 6º Os conselhos nacional, estaduais, do Distrito Federal e municipais do idoso serão órgãos permanentes, paritários e deliberativos, compostos por igual número de representantes dos órgãos e entidades públicas e de organizações representativas da sociedade civil ligadas à área.

    Os conselhos nacional, estaduais, do DF e municipais do idoso são órgãos de caráter deliberativo, e não consultivo.

    Correta letra B. Gabarito da questão.

    C) Figura entre as competências da União, exercidas por intermédio do ministério responsável pela assistência e promoção social, a promoção de articulações interestaduais e intermunicipais necessárias à implementação da Política Nacional do Idoso.

    Lei nº 8.842/94:

    Art. 8º À União, por intermédio do ministério responsável pela assistência e promoção social, compete:

    III - promover as articulações intraministeriais e interministeriais necessárias à implementação da política nacional do idoso;

    Figura entre as competências da União, exercidas por intermédio do ministério responsável pela assistência e promoção social, a promoção de articulações intraministeriais e interministeriais necessárias à implementação da Política Nacional do Idoso.

    Incorreta letra C.

    D) Competem ao Ministério da Justiça a elaboração e a implementação de programas de preparo para futuros aposentados nos setores públicos e privados.

    Lei nº 8.842/94:

    Art. 10. Na implementação da política nacional do idoso, são competências dos órgãos e entidades públicos:

    IV - na área de trabalho e previdência social:

    c) criar e estimular a manutenção de programas de preparação para aposentadoria nos setores público e privado com antecedência mínima de dois anos antes do afastamento;

    Competem aos órgãos e entidades públicas a elaboração e a implementação de programas de preparo para futuros aposentados nos setores públicos e privados, com antecedência mínima de dois anos antes do afastamento.

    Incorreta letra D.

    E) O apoio a estudos e pesquisas não está inserido entre as diretrizes essencias para o alcance do propósito da Política Nacional de Saúde do Idoso.

    Lei nº 8.842/94:

    Art. 4º Constituem diretrizes da política nacional do idoso:

    IX - apoio a estudos e pesquisas sobre as questões relativas ao envelhecimento.

    O apoio a estudos e pesquisas está inserido entre as diretrizes essenciais para o alcance do propósito da Política Nacional de Saúde do Idoso.

    Incorreta letra E.

    Gabarito do Professor letra B.