Não, errada. A Atividade deve ser orientada por cliente, pois quando este é consumidor de diversos produtos trará lucro para o banco concomitantemente em todos os que eventualmente ele possuir.
É mais lucrativo para o banco ter vários produtos com clientes em todos eles, ao invés de poucos produtos com clientes distribuídos neste.
Na atividade de intermediação financeira, ainda, os bancos têm diversas formas de captações e aplicaçõesde recursos, que podem ocorrer ao mesmo tempo e sem nenhuma ordem de seqüência e/ou temporal. Issotorna a apuração dos resultados por produto mais difícil que de uma empresa não financeira. De fato, a maiorparte dos executivos entrevistados comentou que a gestão da rentabilidade bancária é muito mais orientadaPOR CLIENTE do que POR PRODUTO, visto um mesmo cliente ser consumidor, concomitantemente, de diver-sos produtos. Sem dúvida essa realidade leva a um conceito implícito de “subsídios cruzados” na medida emque para atrair um cliente que apresente boas perspectivas de lucratividade em uma linha de produtos bancários pode ser necessário sacrificar margens em outra linha de produtos ao mesmo cliente.
Retirei este texto de uma revista da FEBRABAM.