SóProvas


ID
860434
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-ES
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Julgue os itens a seguir, referentes ao controle da administração
pública.

Compete exclusivamente à Câmara dos Deputados suspender os atos dos Poderes Executivos federal, estadual e municipal caso estes tenham exorbitado os limites do poder regulamentar das leis expedidas pelos respectivos órgãos legislativos.

Alternativas
Comentários
  • Errado, cabe ao Congresso Nacional. CF:

     

    Art. 49. É da competência exclusiva do Congresso Nacional:

    V - sustar os atos normativos do Poder Executivo que exorbitem do poder regulamentar ou dos limites de delegação legislativa;

  • O colega Ramiro está certo ao citar o art 49 afinal a questão  diz que  "Compete exclusivamente à Câmara dos Deputados suspender os atos dos Poderes Executivos federal, estadual e municipal..." e segundo o artigo 49 cabe exclusivamente ao Congresso e não à Câmara sustar os atos normativos do Poder Executivo que exorbitem do poder regulamentar, esse Poder Executivo que a questão trata é de qualquer esfera seja Federal, Estadual ou Municipal, trata de Poder Regulamentar e nada tem a ver com Intervenção como o colega acima descreveu, imagine que um Prefeito (Poder Executivo) invada competência alheia por exemplo na instituição de um Tributo, é óbvio que o Congresso se manifestará.
  • MUITO BOM ,ALESSANDRA..

    VOCE E O RAMIRO TEM RAZAO..

    SENDO ASSIM VOU DELETAR O MEU COMENTARIO ANTERIOR, POIS FUNDAMENTEI ERRONEAMENTE...

    PARABENS PELO EXCELENTE CONTRADITORIO, NAO TINHA ENTENDIDO A QUESTAO E AGORA ENTENDI POR CAUSA DE SUA BELISSIMA INTERVENÇAO.
  • Item incorreto.

    CF/88


    Seção III
    DA CÂMARA DOS DEPUTADOS

    Art. 51. Compete privativamente à Câmara dos Deputados:
    I - autorizar, por dois terços de seus membros, a instauração de processo contra o Presidente e o Vice-Presidente da República e os Ministros de Estado;
    II - proceder à tomada de contas do Presidente da República, quando não apresentadas ao Congresso Nacional dentro de sessenta dias após a abertura da sessão legislativa;
    III - elaborar seu regimento interno;
    IV - dispor sobre sua organização, funcionamento, polícia, criação, transformação ou extinção dos cargos, empregos e funções de seus serviços, e a iniciativa de lei para fixação da respectiva remuneração, observados os parâmetros estabelecidos na lei de diretrizes orçamentárias; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)
    V - eleger membros do Conselho da República, nos termos do art. 89, VII.

    Art. 49. É da competência exclusiva do Congresso Nacional:
    V - sustar os atos normativos do Poder Executivo que exorbitem do poder regulamentar ou dos limites de delegação legislativa;

    Cabe salientar que a sustação refere-se aos atos normativos do Poder Executivo Federal.

  • E agora? a Alessandra Cristina disse no seu comentário que, nos termos do artigo 49 da CF, a CN tem competência para sustar os efeitos de atos normativos que exorbitem os limites da lei que tenham sido praticados pelo poder Executivo de quaisquer das esferas.

    Já a Adriana Brito já no finalzinho de seu comentário destacou que essa competência do CN se limitaria ao poder Executivo Federal.

    E aí? quem tem razão? O comentário da Adriana faz sentido já que o CN é poder legislativo da União e, salvo em intervenção federal, a União não se envolve nos Estados nem estes nos seus Municípios já que são entes autônomos.

    Aí ficou a dúvida: alguém pode me ajudar por favor?
  • O Poder Executivo que a questão trata NÃO é da esfera  Estadual nem da Municipal.

    O ART.49 DA CF, QUE DIZ RESPEITO AO CONGRESSO NACIONAL, TRATA DA ESFERA FEDERAL!!!
    Portanto, o Congresso intervém quando o chefe do executivo FEDERAL (presidente da república) exorbitar o seu poder regulamentar na feitura de atos normativos.

    O CONGRESSO NACIONAL NÃO INTERVÉM NAS ESFERAS ESTADUAL E MUNICIPAL!
  • Fiquei com uma duvida? A competencia e exclusiva, mesmo sendo so na esfera federal

  • Errado, cabe ao Congresso Nacional.

  • Professor Erick Alves - Estratégia Concursos

    Comentário:

    A questão trata do controle parlamentar/político exercido sobre a Administração Pública diretamente pelos órgãos do Poder Legislativo.
    A competência para sustar os atos normativos do Poder Executivo que exorbitem do poder regulamentar ou dos limites de delegação legislativa é do Congresso Nacional e não da Câmara dos Deputados isoladamente, nos termosdoart. 49, V da CF. Ademais, o Congresso Nacional, quando for o caso, somente pode sustar os atos do Poder Executivo federal, jamais do estadual ou municipal. Portanto, o quesito está incorreto.
    Gabarito: Errado

  • Comentário:

    A questão trata do controle parlamentar/político exercido sobre a Administração Pública diretamente pelos órgãos do Poder Legislativo. A competência para sustar os atos normativos do Poder Executivo que exorbitem do poder regulamentar ou dos limites de delegação legislativa é do Congresso Nacional e não da Câmara dos Deputados isoladamente, nos termos do art. 49, V da CF. Ademais, o Congresso Nacional, quando for o caso, somente pode sustar os atos do Poder Executivo federal, jamais do estadual ou municipal. Portanto, o quesito está incorreto.

    Gabarito: Errado

  • ERRADO

    Compete ao Congresso Nacional e não da Câmara dos Deputados.