Em geral o abaixamento rápido causa problemas no talude de montante, exatamente o lado que está em contato com a água reservada, o qual estava sujeito a uma força de percolação com direção favorável ao seu equilíbrio antes do abaixamento, e que, após este, haverá uma mudança nas direções da rede de fluxos que gerará forças de percolação (paralelas à face do talude) no sentido desfavorável ao equilíbrio.
Assim, os materiais drenantes na face a montante servem para dissipar a pressão neutra perigosa nos abaixamentos rápidos do N.A. Agora, dizer que também é motivo para o talude de jusante é faltar com objetividade na questão. Todos os autores ligam este tipo de abaixamento rápido à estabilidade do talude de montante apenas, então é triste ter que fazer uma prova e saber a resposta por ter estudado o item e, ainda assim, errar por não ter ideia do que a banca está avaliando. Seria o português da questão? Ou seria raciocínio lógico? "Um dos objetivos..." Existem outras matérias para se cobrar esse tipo de habilidade, dentro do seu contexto.
É difícil negar rigorosamente que não seria UM DOS motivos (dentre outros muito mais relevantes) para existir material drenante no talude de jusante, mas é forçar a barra do bom senso no que tange à engenharia e uma injustiça com o candidato bem preparado, e portanto, contra o instituto do concurso e de selecionar o melhor engenheiro para o cargo.
Nota zero Sr. examinador.