SóProvas


ID
861934
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Durante boa parte do período medieval, a marcação do tempo era controlada pela Igreja Católica, preocupada com o tempo religioso e com os ofícios religiosos a ele relacionados. Nos séculos XIV e XV, no entanto, os relógios mecânicos começaram a espalhar-se pela Europa e popularizou-se a divisão do dia em 24 horas. A afirmação desse tempo leigo perante o tempo religioso representou

Alternativas
Comentários
  • Importante lembrar que o final da idade média é marcado pela transição feudalismo/capitalismo. Alem disso, o movimento urbano, que resurge no inicio do sec XI, impulsionados pelas cidades de Veneza, Florença e Pisa quebrando a tradicional agricultura de subsistencia do periodo anterior juntamente com as cruzadas, que proporcionam a troca comercial.  
     Por mais que a questão tenha falado sobre o relógio, o conhecimento sobre o assunto nos dá as informações necessárias para responde-la

  • a) falso, pois, apesar de as reformas protestantes diminuírem a influência da Igreja Católica, não foi o fim desse poder.

    b) errado, os Senhores da nobreza seguiram como classe dominante. Detalhe importante é relacionar o fortalecimento da nobreza dos negócios mercantis, os burgueses do comércio.

    c) é o gabarito.

    d) falso. No período feudal, o tempo estava associado às atividades religiosas em conformidade com a rotina estabelecida pelo dia e pela noite. 

    e) falso. Em História, desconfie de análises que sugerem uma ideia do senso comum do tipo “sempre foi assim”. Não, em História, é preciso verificar a movimentação das placas tectónicas das dinâmicas sociais, políticas e culturais.

    Estratégia.

    LETRA C