-
a) os inconfidentes tinham demonstrado clara oposição à forma monárquica de governo.
O movimento mineiro foi o primeiro a realmente manifestar com clareza a intenção da colônia de romper suas relações com a metrópole. A importância da Inconfidência Mineira reside no fato de exprimir a decadência da politica colonial e ao mesmo tempo a influência das ideias iluministas sobre a elite colonial que, na pratica, foi quem organizou o movimento.
Vários foram os motivos que determinaram o inicio do movimento, reunindo proprietários rurais, intelectuais, clérigos e militares, numa conspiração que pretendia eliminar a dominação portuguesa e criar um país livre, em 1789.
-
Clara influência da revolução Francesa do mesmo ano (1789), bem como da independência americana (1776).
-
Gab A
Uma das finalidade conjuração mineira era extinguir a forma monárquica de governo, implementando a república, baseada no iluminismo e nos 3 princípios da revolução francesa= igualdade, liberdade e fraternidade
-
GABARITO: A
A Inconfidência Mineira ocorreu no ano de 1789 e foi uma Revolta de caráter separatista em relação à Metrópole Portuguesa.
-Defendia, dentre outros fatores, a adoção de um regime republicano como forma de governo, em detrimento ao regime monárquico.
-Seus líderes eram letrados e tinham predileção pelos ideais franceses da Revolução e do Iluminismo, ambos do século XVIII.
-Dentre tais líderes, temos o alferes Tiradentes, um dos poucos que advinha de uma parcela mais baixa da sociedade e o único a ser condenado à morte, sob a pena de esquartejamento. Tal punição, severamente aplicada, representava uma forma de coerção social, a fim de se evitar que novas insurgências ganhassem corpo.
Fonte: Estratégia Concursos
-
inconfidência Mineira->bravos com o aumento exacerbado de impostos da coroa portuguesa;
oposição à forma colonial de submissão à coroa e a qualquer laço com imperialistas, logo, opuseram a forma monárquica de governo por se tratar de uma forma de resquício de ligação com a antiga metrópole