SóProvas


ID
861943
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Podemos sintetizar o Estado Novo sob o aspecto socioeconômico, dizendo que representou uma aliança da burocracia civil e militar e da burguesia industrial, cujo objetivo comum imediato era o de promover a industrialização do país sem grandes abalos sociais.

(Bóris Fausto, História do Brasil)


Do ponto de vista da burguesia industrial, a aliança com Getúlio Vargas era interessante, pois os industriais

Alternativas
Comentários
  • Correta letra C

    Getúlio assumo o industrialismo com o passar dos anos adota medidas como: proetção e fomento da produção nacional, créditos, barreiras alfandegárias, subsídios. Getúlio não acatou integralmente o receituário liberal ortodoxo proposto pelo Banco da Inglaterra no âmbito da Missão Niemeyer.
  • A - Realmente Vargas era autoritário, mas o governo da república velha NADA tinha de democrático. Lembre-se da política do Café com Leite, apenas dois Estados mais desenvolvidos dominavam as eleições, totalmente anti-democrático (esse é só um pequeno ponto).

    B - Getúlio era nacionalista.

    C - Mesmo que não se tenha visto o ponto de vista da burguesia industrial e uma aliança com Vargas, essa é a assertiva que mais se adéqua ao enunciado da questão.

    D - Não era defendida essa política na Era Vargas, ele TIRA do poder os grupos agroexportadores.

    E - Marcas de Vargas foram > Petrobrás, CSN, e Vale do Rio Doce. Apesar de Vargas ter dado de início algumas investidas, o setor automobilístico fica como marca do Juceslino Kubitscheck

  • Tiveram que se convencem, né ! GV era estadista e para potencializar a indústria usa-se os ideias do liberalismo ( LIVRE MERCADO) . Adam smith

    APMBB

  • "cujo objetivo comum imediato era o de promover a industrialização do país sem grandes abalos sociais."

    É sempre do interesse de industriais que o estado dê uma aliviada, seja no subsídio, seja na burocracia reduzida via corporativismo, seja isenção de impostos. Estado se envolvendo com economia é bom para os dois lados, pois sempre vai ser a população que financia.