SóProvas


ID
861952
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Logo após a Segunda Guerra Mundial, formou-se a Organização das Nações Unidas (ONU). Um dos mais importantes órgãos da ONU é o seu Conselho de Segurança, que conta com cinco membros permanentes com poder de veto: os EUA, a França, a Inglaterra, a China e a Rússia.


A ausência de Japão e Alemanha como membros permanentes do Conselho de Segurança pode ser explicada, entre outros motivos, pelo fato de

Alternativas
Comentários
  • CORRETA.

    Porém na Liga -Sociedade- das Nações (predecesssora da ONU) a Alemanha e Japão eram membros Permanentes do Conselho.
  • Atualmente a ONU passa por um processo de Reforma, oficialmente iniciado pelo ex-secretário geral Kofi Annan(atualmente o secretário geral da ONU é o sul-coreano Ban Ki-Moon) com a publicação do relatório In Larger Freedom.

    Existem discussões sobre a reformulação do Conselho de Segurança, que apresenta um desequilíbrio em seus membros na nova ordem mundial. O desequilíbrio de forças se deve, principalmente, à ausência do Japão e da Alemanha (respectivamente, terceira e quarta maiores economias do planeta), nações que, por terem sido derrotadas na Segunda Guerra Mundial, ficaram fora do núcleo do Conselho. Além disso, graças ao atual mundo globalizado, uma nação Africana e uma nação Latino-Americana (Brasil) deveriam tornar-se membros do Conselho de segurança da ONU. Alemanha, Brasil, Japão e Índia formaram o G-4 e apresentaram uma proposta para expandir o Conselho para 25 membros, com mais cinco permanentes além dos atuais. Os novos membros permanentes seriam assim divididos:

    Dois membros da Ásia (Japão e Índia);

    Um membro da América Latina (Brasil);

    Um membro da Europa Central (Alemanha);

    Um membro da África.

  • qual das alternativas estão corretas ?

  • qual das alternativas estão corretas ?

  • Letra B

  • gab - B

    EUA, a França, a Inglaterra, a China e a Rússia.

    # se eles prevessem o futuro pelo menos a Rússia poderia ser excluída tbm.