SóProvas


ID
862417
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Com relação aos riscos social e individual, considere as afirmativas abaixo.

I - O risco social refere-se ao risco para um determinado número ou agrupamento de pessoas expostas aos danos decorrentes de um ou mais cenários acidentais.

II - A estimativa do risco social em um estudo de análise de riscos requer as informações quanto ao tipo de população, aos efeitos em diferentes períodos (diurno, noturno), às respectivas condições meteorológicas e às características das edificações onde as pessoas se encontram, de forma que eventuais proteções possam ser levadas em consideração.

III - O risco individual é relativo a uma pessoa, presente na iminência de um perigo, considerando-se a natureza do dano que pode ocorrer e o período de tempo em que esse dano pode acontecer.

IV - Para o cálculo do risco individual num determinado ponto da vizinhança de uma planta industrial, pode-se assumir que as contribuições de todos os eventos possíveis são somadas; assim, o risco individual total num determinado ponto pode ser calculado pelo somatório de todos os riscos individuais nesse ponto.

São corretas as afirmações

Alternativas
Comentários
  •  

    gab: E todas as alternativas estão corretas

     Risco individual
    O risco, expresso na forma de risco individual (RI), refere-se ao risco para uma pessoa decorrente de um ou mais cenários acidentais, no intervalo de um ano. Seu caráter é geográfico, razão pela qual sua expressão se dá pela determinação dos valores de RI em pontos x,y localizados no entorno do empreendimento.
     Estimativa
    A determinação do risco individual num ponto x,y qualquer no entorno do empreendimento pressupõe o conhecimento da frequência de ocorrência de cada cenário acidental e da probabilidade desse cenário acarretar fatalidade nesse ponto.
    Nota: Na expressão do risco individual, considerar todos os cenários de explosão, incêndio e dispersão tóxica cujos efeitos físicos extrapolem os limites do empreendimento até o limite de 1% de probabilidade de fatalidade ou até o LII.
    O risco individual também tem caráter cumulativo, o que significa que a resultante em um ponto x,y de interesse advém da soma do RI de cada cenário acidental com contribuição no citado ponto.

    Risco social
    O risco, expresso na forma de risco social (RS), refere-se ao risco para um determinado número ou agrupamento de pessoas expostas aos efeitos físicos decorrentes de um ou mais cenários acidentais.
     Estimativa
    A construção da curva F-N pressupõe o conhecimento dos pares ordenados f (frequência) e N (número de vítimas) para cada cenário acidental. A curva é obtida a partir da plotagem da frequência acumulada dos cenários acidentais com N ou mais vítimas (F,eixo y) e o número de vítimas fatais de cada cenário (N, eixo x).
     Estimativa do número de vítimas
    O número N de vítimas fatais de cada cenário acidental é determinado a partir do conhecimento da distribuição populacional na região de interesse e da probabilidade de fatalidade para essa população decorrente dos efeitos físicos desse cenário.
    Para cada cenário acidental, estimar o número provável de vítimas fatais, levando em consideração os tópicos a seguir:
    a) tipo de população de interesse, em consonância com o levantamento apresentado no item 7.1.2.
    b) distribuição populacional para os períodos diurno (06h01min até 18h) e noturno (18h01min até 06h),
    considerando:

    −Porcentagem de permanência da população de interesse no local;

    −Porcentagem da população de interesse abrigada e não abrigada.
    c) Probabilidades de fatalidade associadas aos efeitos físicos das tipologias acidentais, em função das
    pessoas expostas e dos fatores de proteção adotados.

    fonte:P4261 cetesb 2011