A Análise Preliminar de Riscos (APR) consiste do estudo, durante a fase de concepção, desenvolvimento de um projeto ou sistema, com a finalidade de se determinar os possíveis riscos que poderão ocorrer na sua fase operacional.
A APR é utilizada para uma análise inicial, desenvolvida na fase de projeto e desenvolvimento de qualquer processo, produto ou sistema, tendo especial importância na investigação de sistemas novos de alta inovação e/ou pouco conhecidos, ou seja, quando a experiência em riscos na sua operação é deficiente. Apesar das características de análise inicial, é muito útil de se utilizar como uma ferramenta de revisão geral de segurança em sistemas já operacionais, revelando aspectos que às vezes passariam despercebidos.
A APR é uma forma de avaliar o impacto de riscos em uma organização. Através da matriz APR você pode quantificar e classificar riscos quanto a sua probabilidade(frequência) e gravidade (severidade). Ao olhar a planilha, basta imaginar que quanto maiores são as chances de um evento ocorrer e mais graves as suas consequências, maior preocupação deverá ter o gestor com o seu monitoramento.
A APR é uma ferramenta preventiva, que ajuda a organização a evitar surpresas e, quando necessário, a conviver de forma controlada com riscos específicos da sua operação.