SóProvas


ID
862921
Banca
CEFET-BA
Órgão
EBAL
Ano
2010
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Em relação à desigualdade racial no Estado da Bahia, identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.

( ) As políticas sociais, como o Bolsa-Família, acabaram com as diferenças entre brancos e negros, no que diz respeito à qualidade da educação.
( ) A Bahia é o único Estado brasileiro onde nunca existiu preconceito racial, porque a maioria de sua população é negra.
( ) O crescimento da presença de negros nas universidades públicas do Estado, ainda que pequeno, deve-se, principalmente, ao sistema de cotas.
( ) A população masculina jovem e negra é a que mais sofre com a violência urbana.
( ) A ausência de políticas públicas, após a abolição, para a inclusão do ex-escravo na sociedade baiana, justifica a permanência da pobreza da população negra.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a

Alternativas
Comentários
  • Houve politicas públicas, mas não foram eficazes. A ultima tá incompleta.

  • F F V V V- GABARITO >A

  • Ineficiência das políticas públicas*

  • Políticas públicas não são ausentes, só não são eficazes....

  • A última assertiva tá falando que nao houve políticas públicas logo após a abolição , e de fato quando os escravos foram libertos não houve nenhuma inclusão social e nem políticas públicas para os ex escravos. Então a assertiva está correta.

  • Não existiu nenhuma politica de inclusão, reparação ou ajustes, basta dar uma olhadinha em quem é a maioria nas favelas, criminalidade e drogas.

    A província da Bahia, no ano de 1887, possuía cerca de 76.838 escravos. A Bahia era a quarta província em relação à quantidade de cativos e concentrava, na época da abolição, 10% da população escrava do Brasil. Na segunda metade do século XIX, o abolicionismo contava com muitos simpatizantes e militantes e não é exagero dizer que mobilizou amplos setores da sociedade da época. Por outro lado, diante da ausência de políticas públicas de inserção social dos ex escravizados, a abolição formal da escravidão, tal qual, ocorreu no Brasil deve ser melhor estudada para compreender os seus limites e consequências para o presente, quando ainda lutamos contra a exclusão social, econômica e cultural da população negra.

  • A

    F F V V V