SóProvas


ID
864121
Banca
CEFET-BA
Órgão
EBAL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A 15ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas teve como principal resultado o Acordo de Copenhague.

A partir dessa informação, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A 15ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas teve como principal resultado o Acordo de Copenhague que trouxe como meta para o Brasil a redução das emissões de gases de efeito estufa causado pelo desmatamento da floresta amazônica.





  •  
    E) ERRADO
     
    O “Acordo de Copenhague” diz ainda que os países desenvolvidos se comprometeram em cortar 80% de suas emissões até 2050
  • Resposta correta: b

    Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2011, também chamada Conferência de Durban ouCimeira de Durban (oficialmente United Nations Climate Change Conference ou COP17) foi realizada entre os dias 28 de novembro e 11 de dezembro de 2011, em DurbanÁfrica do Sul. Esta conferência, organizada pelas Nações Unidas, reuniu os líderes mundiais para estabelecer um novo tratado para limitar as emissões de carbono. Foi a 17ª conferência realizada pelaUNCCC (Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima).[1]

    A conferência concordou através de um acordo juridicamente vinculativo que inclui todos os países, que será preparada em 2015, e para entrar em vigor em 2020. Houve progressos também em relação a criação de um Fundo Climático Verde para a qual uma estrutura de gestão foi adotada. O fundo distribuirá US $ 100 bilhões por ano para ajudar os países pobres a se adaptarem aos impactos do clima.

    Enquanto o presidente da conferência, Maite Nkoana-Mashabane, declarou-lo um sucesso, cientistas e grupos ambientalistas alertaram que a conferência não foi suficiente para evitar o aquecimento global, sendo necessária ação mais urgente.

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Confer%C3%AAncia_das_Na%C3%A7%C3%B5es_Unidas_sobre_as_Mudan%C3%A7as_Clim%C3%A1ticas_de_2011

  • Quando o assunto abordar mudanças climáticas e for referente à aprovação de acordos e cumprimento de objetivos, é bom lembrar que não existe unanimidade muito menos que os objetivos serão plenamente alcançados, pois existem interesses de ordem política e econômica divergentes entre as nações.
    Temos como exemplo emblemático os Estados Unidos da América que se recusa a aderir ao protocolo de kyoto, com a alegação de que tal adesão interferiria negativamente na economia do país.
    Só com tal informação, já seria possível eliminar as alternativas “a” e “e”.  Ajudaria a resolver a questão lembrar que os desmatamentos contribuem para a emissão de gases de efeito estufa – e nada mais natural que o Brasil se comprometer a reduzir o desmatamento, que é um fato histórico do nosso país.
  • o negócio tá e sério , quando falar em desmatamento .