SóProvas


ID
864424
Banca
CEFET-BA
Órgão
TJ-BA
Ano
2006
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Segundo a Constituição Federal do Brasil, é verdadeira a afirmativa:

Alternativas
Comentários
  • Caros,
     
    >>> LETRA E <<<

    Questão fundamentada no Artigo 5o da CF.
     
    A - ERRADA:
    XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial;
     
    B - ERRADA:
     XII- é inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal;
     
    C - ERRADA:
    § 1º- As normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais têm aplicação imediata
     
    D - ERRADA: Na realidade, o conceito chega a ser inverso. Os particulares podem fazer tudo aquilo que não é proibido por lei (NÃO PRECISA ser permitido) enquanto a Administração poderá fazer tudo aquilo que é permitido por lei (PRECISA ser permitido).
     
    Particulares: (Artigo 5o CF/88)
     II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei
     (+)
    Administração: (Lei 9.784/99):
     Art. 2o A Administração Pública obedecerá, dentre outros, aos princípios da legalidade, finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditório, segurança jurídica, interesse público e eficiência.
    I - atuação conforme a lei e o Direito
     
    E - CORRETA: Os direitos individuais e coletivos não se restringem ao artigo 5o da CF, mas apenas estão reunidos em grande número neste. Podem ser encontrados em diversos artigos da CF.
    Art 5o
    § 2º- Os direitos e garantias expressos nesta Constituição não excluem outros decorrentes do regime e dos princípios por ela adotados, ou dos tratados internacionais em que a República Federativa do Brasil seja parte.
    (+)
    "O conjunto de direitos que os cidadãos possuem estão relacionados na Constituição Federal, especialmente no art. 5º.
    O artigo 5o da Constituição Federal apresenta 77 direitos e liberdades individuais e coletivas.
    Os artigos 6o, 7o, 8o, 9o, 10o, 11o da Constituição Federal apresentam os direitos sociais e trabalhistas.
    Já os arts. 12o até o 16o mostram quais são os direitos políticos e aqueles referentes à nacionalidade."
    fonte: http://www.dhnet.org.br/direitos/sos/textos/pdireitos.htm
     
    Ótimos Estudos!
  • ainda não consegui ver o erro na alternativa "b", parece-me exatamento o que está escrito no texto constiucional transcrito acima pelo colega. Ora, o sigilo da correspondência é inviolável, salvo por ordem judicial. (basta deslocar o aposto para visualizar quase o mesmo texto da regra contida na CF)

    Abraços, espero que tenha visto de forma correta a assertiva!
  •  XII- é inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo,   no último caso  , por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal;
     
    Apenas o sigilo das comunicações telefônicas é violável mediante ordem judicial, na forma da lei.

  • Mitoso Neto,

    é o seguinte...
    A questão diz  "O sigilo da correspondência, salvo por ordem judicial, é inviolável. "

    No entanto a Constituição Federal diz:
    XII- é inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal;

    A expressão " "salvo, no útimo caso" da forma como foi colocada significa que apenas a última colocação no caso " comunicações telefônicas" é que pode ter seu sigilo violado por ordem judical. ( Comumente conhecido como "quebra de sigilo telefônico")
    Se a palavra salvo se referisse a todos os outros itens do parágrafo não haveria necessidade do aposto "no último caso" pois todos os itens (correspondência, Comunicações telegráficas e dados) já estariam contemplados pela exceção.
  • Nao vejo erro na "b" as correspondencias de presos podem ser violadas pelo diretor da penitenciaria.
  • Gabriel,

    A norma constitucional não pode ser invocada para acobertar atos ílicitos. Portanto, é possível a interceptação das correspondências nestes casos, mesmo que não haja previsão expressa na Constituição.
  • Caro Gabriel, a questão quis saber "Segundo a Constituição Federal do Brasil, a qual diz em seu art. 5º:

    XII - é inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal


  • Gente, a letra B está errada sim. Vocês é que estão interpretando o inciso errado. A CF/88 só faz a ressalva para os dados e as comunicações telefônicas. As correspondências  serão SEMPRE invioláveis. 

    " É inviolável o sigilo de correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telegráficas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual criminal" 

    Quando ele diz, "[..] salvo, no último caso", o último caso a que ele se refere é o dito anteriormente,que está entre vírgulas: "de dados e das comunicações telegráficas" 

    Não é crítica,mas muita gente decora os incisos ao invés de interpretá-los, ai bancas que priorizam a interpretação e não a decoreba, acaba pegando vocês. Então fica a dica: interpretem o que está escrito =D

    Bons estudos! 

  • Só corrigindo o comentário da Bárbara:


    XII -  é inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e 

    das  comunicações  telefônicas,  salvo,  no  último  caso,  por  ordem  judicial,  nas  hipóteses  e  na 

    forma  que  a  lei  estabelecer  para  fins  de  investigação  criminal  ou  instrução  processual 

    penal;


    Atentem-se sempre ao enunciado: "Segundo a Constituição Federal do Brasil", ou seja, ele pede a letra da lei pura e simples.


  • sigilo de correspondência pode ser violado por autoridade administrativa (diretor de penitenciária que suspeite de crime em andamento pode violar correspondência de preso) e na própria CF há exceções que dizem respeito aos casos de Estado de sítio e Estado de Defesa.

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa CORRETA. Vejamos:

    A. ERRADO.

    Art. 5º, XI, CF. A casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial.

    B. ERRADO.

    Art. 5º, XII, CF. É inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal.

    C. ERRADO.

    Art. 5º, § 1º, CF. As normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais têm aplicação imediata.

    D. ERRADO.

    A legalidade para o particular é diferente da legalidade para a Administração Pública. O particular não é obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei. Ou seja, o que não é proibido pode ser feito. Além disso, determinadas ações são apenas obrigatórias caso determinadas por lei. A Administração Pública, por sua vez, apenas pode praticar condutas definidas em lei, não há a liberdade como existe para os indivíduos. Até porque o conceito de legalidade para a Administração Pública contém em si não só a lei, mas, também, a moralidade e o interesse público.

    E. CERTO.

    O Supremo Tribunal Federal, corroborando a doutrina mais atualizada, já pacificou a ideia de que os direitos e deveres individuais e coletivos não se restringem ao art. 5º da CF/88, podendo ser encontrados ao logo do texto constitucional.

    Por exemplo, já houve o entendimento de se tratar de cláusula pétrea a garantia constitucional prevista no art. 150, III, “b”, declarando que a EC n. 3/93, ao pretender subtraí-la da esfera protetiva dos destinatários da norma, estaria ferindo o limite material previsto no art. 60, §4º, IV, da CF/88.

    GABARITO: ALTERNATIVA E.