SóProvas


ID
864568
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-ES
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação à teoria das organizações, julgue os itens
subsequentes.

A diferenciação horizontal é uma forma de a organização manter o controle sobre seus funcionários sem afetar o número de níveis hierárquicos de que dispõe.

Alternativas
Comentários
  • Diferenciação Vertical: Criação de novos níveis hierárquicos.
    Diferenciação Horizontal: Criação de novos departamentos no mesmo nível hierárquico.

    Em uma estrutura mecanicista temos as seguintes características: Elevada diferenciação horizontal. Relações hierárquicas formais e rígidas. Formalização elevada de regras e procedimentos. Centralização forte
  • Quando existe limite para a supervisão direta dos gerentes, a organização deve buscar outras formas de controle. Em geral, a primeira é o aumento de Diferenciação Horizontal, que leva ao aparecimento de subunidades - funções ou divisões - especializadas. Uma organização dividida em subunidades possui diversas hierarquias, pois cada função, departamento ou divisão tem a sua própria. A diferenciação horizontal é boa para manter controle sobre os empregados quando não se pode aumentar os níveis hierárquicos sem ocasionar problemas. O aumento de diferenciação horizontal evita problemas de muitos níveis na organização mantendo-a enxuta, apesar da orientação a subunidades poder prejudicar a coordenação e motivação.
    Fonte.
    http://www.batebyte.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1514
  • HALL (1984) apresenta três aspectos específicos da estrutura, que se assemelham às dimensões de STONER (1985), PUGH apud PACHECO (1987), e VASCONCELOS (1989), mas de forma mais condensada, a saber:

    2- A formalização, definida como as normas e procedimentos concebidos para lidar com as contingências enfrentadas pela organização. Para o autor, a formalização tem por objetivo alcançar a previsibilidade de comportamento; quando se acredita que os indivíduos sejam capazes de exercer um julgamento e autocontrole, a formalização é baixa; do contrário será elevada;

    3- E a complexidade, que se refere às unidades estruturais dentro das quais os empregados podem ser categorizados, o autor identifica três elementos mais comumente utilizados para expressar a complexidade: a diferenciação horizontal, a diferenciação vertical e a dispersão espacial.

      1- A centralização, que se refere à distribuição de poder na organização.

    A diferenciação horizontal de HALL (1984) pode ser compreendida como a subdivisão das tarefas desempenhadas pela organização entre seus membros. Esta diferenciação pode ser realizada de duas maneiras que são opostas em uma linha contínua, variando a abrangência com que o trabalho é dividido. A primeira é fornecer a trabalhadores altamente treinados uma gama de atividades muito abrangentes, a segunda é fornecer a trabalhadores pouco qualificados apenas uma ou algumas poucas tarefas repetitivas.

    A diferenciação vertical pode ser medida pelo número de posições entre o executivo principal e os empregados que trabalham na produção e, para HALL (1984) ela trata da divisão da autoridade, envolvendo o pressuposto de que a autoridade distribui-se de acordo com o nível hierárquico, o próprio autor afirma que podem haver exceção a esta regra, mas que em geral ela é válida.

    Quanto mais complexa for uma organização, ou seja, quanto maior a sua diferenciação, maior será a necessidade de mecanismos de controle, coordenação e comunicação, em função do próprio aumento do potencial de dificuldade para efetuar a coordenação do trabalho dividido. Este é um consenso entre HALL (1984) e BOWDITCH (1992).

  • QUESTÃO CORRETA: Ao especializar os funcionários horizontalmente, a organização conseguem ampliar o controle sem a necessidade de aumentar os níveis hierárquicos

  • ESPECIALIZAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS DENTRO DE UM MESMO NÍVEL HIERÁRQUICO - HORIZONTALMENTE. MANTENDO, ASSIM, O CONTROLE SOBRE ELES.

     

     

     

    GABARITO CERTO

  • _______________ Nível do Alto escalão

    _______________ Nível de Gerentes

    _______________ Nível dos Supervisores

    A diferenciação horizontal refere-se à maneira como a organização agrupa tarefas em papéis. A diferenciação horizontal pode atribuir uma faixa abrangente de atividades a especialistas altamente treinados. Dessa forma, eles permanecem no mesmo nível (não preciso transferi-los para um nível ascendente ou criar um nível, por exemplo).

    Resposta: Certo.