-
certa.
2.1 Processos
Uma visão inicial conceitua processos como um “conjunto de recursos e atividades interrelacionadas
ou interativas que transformam insumos (entradas) em serviços/produtos (saídas),
sendo realizado para agregar valor” [2]. Também no âmbito do Programa GesPública, “um
processo é um conjunto de decisões que transformam insumos em valores gerados ao
cliente/cidadão” [1].
Uma definição de processo mais completa e atual é dada pela SEGES [10]: “conjunto
integrado e sincrônico de insumos, infraestruturas, regras e transformações, que adiciona valor às
pessoas que fazem uso dos produtos e/ou serviços gerados”. Essa visão reforça a ideia de que
processos possuem o compromisso de satisfazer as necessidades dos clientes/cidadãos, exigem
sincronia, transformam elementos, seguem orientações e consomem recursos. Tal é a abordagem
adotada pela Sociedade para a Ciência de Design e de Processos (SDPS, do inglês Society for
Design and Process Science), primeira instituição científica a ser criada no tema e com a qual o
MPOG/SEGES possui cooperação em vigor desde 2009.
-
CORRETA. A abordagem por Processos ou Gestão por Processos, como é conhecida atualmente, visa desenvolver esforços dentro das organizações para que os departamentos funcionem como um todo de forma que cada parte dessa estrutura organizacional passe a analisar os impactos que seu desempenho está causando nas demais partes da empresa.
Segundo a Fundação Nacional da Qualidade - FNQ[1](2007), esse tipo de gestão necessita de visão sistêmica pois sem ela é impossível perceber como o todo significa muito mais do que a uma simples soma das partes. A abordagem sistêmica dentro de uma organização faz com que o foco de sua gestão esteja voltado não só para o seu ambiente interno, mas para o externo também, ou seja, que haja uma sinergia entre as partes para que os objetivos planejados sejam alcançados.
Uma atividade fundamental da gestão por processos é a análise da cadeia de valor de uma Organização que já traz em si um grande processo de aprendizado. Ao realizar esta análise a Organização coloca foco nos processos que agregam valor para entrega do produto final, separando-os dos processos de suporte.
O termo "cadeia de valor" foi difundido por Porter (1985) na década de 80. Segundo o autor: "toda empresa é uma reunião de atividades que são executadas para projetar, produzir, comercializar, entregar e sustentar seu produto. Todas estas atividades podem ser representadas, fazendo-se uso de uma cadeia de valores" (PORTER, 1985, p. 33).
Está implícita no conceito de foco nos processos a idéia de que qualquer atividade pode ser aperfeiçoada se, sistematicamente, o aperfeiçoamento é planejado, se a prática corrente é entendida, se as soluções são planejadas e implementadas, os resultados e suas causas são analisados e se são desencadeadas, ações corretivas no sentido de estabilizar ou melhorar o processo (SHIBA, 1993).
Segundo Chiavemato (2006), a Teoria Geral de Sistemas (TGS) busca produzir teorias e formulações para aplicação nas organizações, através de conceitos de várias disciplinas (interdisciplinar).
Fonte. http://www.scielo.br/pdf/gp/v3n2/a04v3n2.pdf
http://www.unilasalle.org/revistas/index.php/Inovar/article/view/61/43
http://www.leansixsigma.com.br/ACERVO/ACERVO_54172954.pdf
-
Conceito lindo da gestão de processos, lembremos que a gestão de processos é algo repetitivo o que a diferencia dos projetos, este tem por características a singularidade, prazo determinado para o seu fim por mais que não se possa prever a data exata de seu fim, sabe-se que ele terá um fim... Os processos em longo prazo representam economia, pois extrai vantagens da tecnologia da natureza do equipamento... Ela é orientada geralmente para os níveis mais baixos da estrutura organizacional e para um produto específico, ela é estruturada e destinadas a resultados ou seja produtos específicos#
Bons estudos!!
Pedi e vos será acrescentado! Lucas 11,9.
-
Resposta: (Certo)
Caracterização da gestão por processo
Segundo Motta (1995), esse tipo de estrutura traz os seguintes benefícios:
a) habilita a organização a ter seu foco direcionado aos clientes, permitindo à organização antecipar e controlar mudanças;
b) provê meios de efetivar, mais rapidamente, mudanças complexas;
c) auxilia a organização a gerenciar efetivamente seus inter-relacionamentos;
d) provê uma visão sistêmica das atividades da organização;
e) mantém o foco no processo;
f) auxilia a organização a entender melhor a sua cadeia de valor;
g) desenvolve um sistema de avaliação completo para as áreas de negócios.
Fonte: Mudança e gestão de processo em organização pública
-
Questão correta.
De acordo com o professor Rodrigo Rennó, a gestão por processos envolve, naturalmente, um foco nos processos críticos das organizações. Esta visão engloba desde os fornecedores até os clientes e possibilita uma visão do “todo”, ou seja, uma visão sistêmica da instituição. Para gerenciar estes processos críticos, devemos ter em mente quais são as cadeias de valor – quais são os processos e atividades que geram benefícios para os clientes - e buscar melhorá-los de forma contínua.
-
Eu marquei a questão como errada porque usei como base o seguinte trecho da apostila de Administração Pública do Prof. Rafael Encinas (Ponto dos Concursos):
"É importante não confundir a gestão por processos com a burocracia. Muito se fala que a administração burocrática tinha foco no processo e a administração gerencial nos resultados. Isso é verdadeiro. O modelo burocrático se preocupava demais com os meios, os processos, mas não era na forma como estamos vendo aqui, ela se preocupava com os processos no sentido de que os controles eram sobre as atividades desenvolvidas pelos funcionários, que tinham que seguir regras rígidas de como fazer as coisas. Não importa que ogestor público tenha conseguido um preço muito bom em uma compra, mas sim que ele tenha feito a licitação da forma como está prescrito na lei.
A gestão por processos é diferente. Ela coloca o foco justamente nos resultados. Tanto que muitos programas de qualidade da administração
gerencial vêm defender a organização horizontal, com base em processos."
-
Eu também Tatiana Galdeno..agora vai entender..bjus
-
Pra mim gestão por processos foca no cliente. E agora o q está certo,?
-
Onde fica o cliente nessa história???
-
Pessoal o cliente está na "cadeia de valor" é o conjunto de atividades tecnológicas e econômicas distintas que uma organização utiliza para entregar produtos e serviços ao seus clientes.
Apostila estratégia - Rodrigo Renó
-
GESTÃO POR PROCESSO: REFERE-SE À ORGANIZAÇÃO EM QUE TODA A GESTÃO É ESTRUTURADA EM FUNÇÃO DOS PROCESSOS. CONSISTE EM ADMINISTRAR AS FUNÇÕES PERMANENTES COMO ELOS DE UMA CORRENTE E NÃO COMO DEPARTAMENTOS ISOLADOS UNS DOS OUTROS. O RESULTADO É UMA CADEIA HORIZONTAL DE PROCESSOS, EM LUGAR DA ESTRUTURA VERTICAL DE CADEIA DE COMANDO. A HORIZONTALIZAÇÃO REFORMULA O MODO DE ADMINISTRAR AS OPERAÇÕES, INTERLIGANDO TODAS AS FUNÇÕES ENVOLVIDAS NA SOLUÇÃO DO PROBLEMA. A ORGANIZAÇÃO POR PROCESSO PERMITE QUE AS FUNÇÕES TRABALHEM DE FORMA COORDENADA, AUMENTANDO A EFICIÊNCIA AO LONGO DE TODO O PROCESSO.
ATRIBUTOS VISÃO TRADICIONAL VISÃO DE PROCESSO
FOCO CHEFE CLIENTE
RELACIONAMENTO PRIMÁRIO CADEIA DE COMANDO CLIENTE FORNECEDOR
ORIENTAÇÃO HIERÁRQUICA PROCESSO
QUEM TOMA A DECISÃO GERÊNCIA TODOS OS PARTICIPANTES
ESTILO AUTORITÁRIO PARTICIPATIVO
GABARITO CERTO
-
O Cespe faz assim: quando eu quero é foco nos processos, quando eu não o foco é nos clientes.
Se na questão tivesse colocado foco no cliente alguém colocaria como errado?
-
"Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM – Business Process Management) é uma disciplina gerencial que integra estratégias e objetivos de uma organização com expectativas e necessidades de clientes, por meio do foco em processos ponta a ponta." (BPM CBOK 3.0, página 66)
A Cespe considera certo foco nos clientes e no processo (é o que parece).
-
na verdade o foco deveria ser no cliente né, já que a gestão por processos se contrapõe a administração vertical (por funções) a qual está focada nos silos funcionais (departamentos)
-
Até onde eu sei, o foco da gestão por processos é no CLIENTE!
-
De acordo com o Guia BPM CBOK14, “Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM – Business Process Management) é uma disciplina gerencial que integra estratégias e objetivos de uma organização com expectativas e necessidades de clientes, por meio do foco em processos ponta a ponta.
-
Eu tbm pensei no foco no cliente, porém marquei certo pq não acreditei...kkkkkk