SóProvas


ID
865240
Banca
VUNESP
Órgão
UFTM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Estimativas de pesquisadores apontam que em áreas planas, como no Cerrado mineiro ou no Sul da Bahia, mais de 50% das colheitas sejam mecanizadas. Acredita­se que no Sul de Minas o percentual tenha alcançado 30%, tomando por base a área com a cultura e o potencial de uso de máquinas obtidos em um estudo de 2006. Cerca de 80% da área total cultivada na região – 500 mil hectares – está apta a receber tratores e 70% dela, em média, é adequada para as colheitadeiras.
Nas áreas montanhosas, a mecanização torna­se limitada ao uso de derriçadoras portáteis, que fazem o serviço de três a cinco apanha dores. E cada vez mais produtores estão utilizando o equipamento, em virtude da falta de mão de obra.


(Valor Econômico, 20.08.2012. Adaptado.)


As informações apresentadas no texto referem-se à produção de

Alternativas
Comentários
  • As derriçadoras tratorizadas são máquinas de maiores capacidades, acionadas por tratores agrícolas, preferencialmente cafeeiro. Elas possuem um cilindro vertical, ao longo e ao redor do qual existem diversas hastes (dedos) de fibra, que são submetidos a vibrações, proporcionadas pela TDP do trator. O cilindro, por sua vez, tem de ficar muito próximo das plantas, de tal forma que as hastes penetrem nos seus dosséis (folhas das plantas). Assim, estando as hastes em contato com os galhos, as vibrações serão transferidas a eles, tendo como resultado, a derriça dos frutos maduros.