SóProvas


ID
866791
Banca
ESPP
Órgão
BANPARÁ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Dentro do Sistema Financeiro Nacional, existe um subsistema normativo, em que consta um órgão máximo que estabelece diretrizes, mas não executa. Entre suas finalidades está a de estabelecer diretrizes gerais das políticas monetárias, cambial e creditícia, regular as condições de constituição, funcionamento e fiscalização das instituições financeiras e disciplinar os instrumentos de política monetária e cambial.

A esse órgão máximo dentro do SFN damos o nome de:

Alternativas
Comentários

  • RESPOSTA: C

    O Conselho Monetário Nacional (CMN) é o órgão deliberativo máximo do Sistema Financeiro Nacional. Ao CMN compete: estabelecer as diretrizes gerais das políticas monetária, cambial e creditícia; regular as condições de constituição, funcionamento e fiscalização das instituições financeiras e disciplinar os instrumentos de política monetária e cambial.


    O CMN é constituído pelo Ministro de Estado da Fazenda (Presidente), pelo Ministro de Estado do Planejamento e Orçamento e pelo Presidente do Banco Central do Brasil (Bacen). Os serviços de secretaria do CMN são exercidos pelo Bacen.


    http://www.fazenda.gov.br/portugues/orgaos/cmn/cmn.asp
     

  • O Conselho Monetário Nacional (CMN), que foi instituído pela Lei 4.595, de 31 de Dezembro de 1964, é o órgão responsável por expedir diretrizes gerais para o bom funcionamento do SFN. Integram o CMN o Ministro da Fazenda (Presidente), o Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão e o Presidente do Banco Central do Brasil. Dentre suas funções estão:
    adaptar o volume dos meios de pagamento às reais necessidades da economia;
    regular o valor interno e externo da moeda e o equilíbrio do balanço de pagamentos;
    orientar a aplicação dos recursos das instituições financeiras;
    propiciar o aperfeiçoamento das instituições e dos instrumentos financeiros;
    zelar pela liquidez e solvência das instituições financeiras;
    coordenar as políticas monetária, creditícia, orçamentária e da dívida pública interna e externa.
  • CMN : ( Cê Manda Neles, com essa dica não se esquece mais): Orgão que dá as normas.

    Bacen: Executa as normas ditadas pelo CMN.

    Bons estudos!!!!
  • Questão recente e fácil.

    O texto expõe a definição do Conselho Monetário Nacional (CMN).
    Conteúdo básico e obrigatório para a disciplina.
  • Essa é de graça!

  • O Conselho Monetário Nacional (CMN) é o órgão deliberativo máximo do Sistema Financeiro Nacional. (Só lembrar que ele que manda)

  • Correção:

    CVM

    a) E. A CVM (Comissão de Valores Mobiliários) cuida tão somente do mercado de capitais. Ela é uma instuituição supervisora e não normativa.

    b) E. A SUSEP (Superintendência de Seguros Privados) executa políticas relacionadas ao mercaso de seguros privados. 

    c) C. Quem estabelece normas, diretrizes de políticas creditícias, monetárias, cambiais é o CMN (Conselho Monetário Nacional).

    d) E. Ele é uma instuição executora e não normativa. Em outras palavras fará apenas a execução das políticas creditícias, monetárias, cambiais.

    e) E. As instituições financeiras fazem parte dos Operadores, que auxiliam na intermediação de recursos entre agentes superavitários e deficitários.