- a) Os switches tradicionais (camada 2) transportam o quadro inteiro de acordo com seu MAC. Já nos roteadores, o pacote é extraído do quadro e o endereço contido no pacote é usado com o objetivo de definir para onde enviar o quadro.
CORRETO
- b) Os roteadores são dispositivos de propósito especial, dedicados à tarefa de interconexão de redes, sendo apropriados para conectar duas LANs ou duas WANs. Porém, não é possível, via roteador, conectar uma LAN a uma WAN, pois para esse tipo de conexão é necessário utilizar um Gateway.
[Paulo]É possível e além do mais Gateway e Roteador são sinônimos
- c) Para realizar um roteamento entre máquinas em redes distintas, é suficiente possuir o endereço IP de cada computador, uma vez que esse endereço identifica unicamente um computador, outrossim, cada roteador é designado com apenas um IP público.
[Paulo] Falso. A tabela de roteamento funciona como um mapa que guia os roteadores para acharem a rede de destino. Na verdade, cada roteador isoladamente não precisa conhecer o caminho completo até cada rede de destino, basta que ele conheça o próximo roteador nesse caminho. Desse modo, os principais campos de uma tabela de roteamento são: endereço IP e uma máscara de rede (que juntos identificam a rede de destino), o endereço IP do próximo roteador no caminho para essa rede (chamado de Gateway), e a interface por onde enviar os pacotes para atingir o Gateway. Cada linha na tabela é chamada de uma rota.
Além das rotas para outras redes, a tabela de roteamento contém informações a respeito das redes às quais o roteador pertence. A diferença é que essas rotas não possuem Gateway, pois os pacotes precisam ser enviados diretamente para a o destino.
Fonte: http://www.metropoledigital.ufrn.br/aulas/disciplinas/sist_conect/aula_09.html
- d) Os switches (camada 3) realizam a conversão semântica das mensagens, sendo possível a troca de pacotes entre redes com conexão TCP e outra com conexão SNA.
[Paulo] Falso. SNA é um protocolo de redes criado para mainframes e necessita de conversão para trocar pacotes TCP
- e) Os switches tradicionais (camada 2) podem aceitar quadros — e encaminhá-los para redes diferentes — e examinar endereços MAC, porém não podem converter protocolos.
[Paulo] Falso, pois a camada 2 é ponto a ponto não podendo atuar na inter-redes que é papel da camada 3