SóProvas


ID
868360
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação a switches e roteadores, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
    • a) Os switches tradicionais (camada 2) transportam o quadro inteiro de acordo com seu MAC. Já nos roteadores, o pacote é extraído do quadro e o endereço contido no pacote é usado com o objetivo de definir para onde enviar o quadro.
        CORRETO
    • b) Os roteadores são dispositivos de propósito especial, dedicados à tarefa de interconexão de redes, sendo apropriados para conectar duas LANs ou duas WANs. Porém, não é possível, via roteador, conectar uma LAN a uma WAN, pois para esse tipo de conexão é necessário utilizar um Gateway.
        [Paulo]É possível e além do mais Gateway e Roteador são sinônimos
       
    • c) Para realizar um roteamento entre máquinas em redes distintas, é suficiente possuir o endereço IP de cada computador, uma vez que esse endereço identifica unicamente um computador, outrossim, cada roteador é designado com apenas um IP público.

    [Paulo]    Falso. A tabela de roteamento funciona como um mapa que guia os roteadores para acharem a rede de destino. Na verdade, cada roteador isoladamente não precisa conhecer o caminho completo até cada rede de destino, basta que ele conheça o próximo roteador nesse caminho. Desse modo, os principais campos de uma tabela de roteamento são: endereço IP e uma máscara de rede (que juntos identificam a rede de destino), o endereço IP do próximo roteador no caminho para essa rede (chamado de Gateway), e a interface por onde enviar os pacotes para atingir o Gateway. Cada linha na tabela é chamada de uma rota.

    Além das rotas para outras redes, a tabela de roteamento contém informações a respeito das redes às quais o roteador pertence. A diferença é que essas rotas não possuem Gateway, pois os pacotes precisam ser enviados diretamente para a o destino.

    Fonte: http://www.metropoledigital.ufrn.br/aulas/disciplinas/sist_conect/aula_09.html




    • d) Os switches (camada 3) realizam a conversão semântica das mensagens, sendo possível a troca de pacotes entre redes com conexão TCP e outra com conexão SNA.

    [Paulo] Falso. SNA é um protocolo de redes criado para mainframes e necessita de conversão para trocar pacotes TCP


    • e) Os switches tradicionais (camada 2) podem aceitar quadros — e encaminhá-los para redes diferentes — e examinar endereços MAC, porém não podem converter protocolos.
    [Paulo] Falso, pois a camada 2 é ponto a ponto não podendo atuar na inter-redes que é papel da camada 3
  • Data vênia, o comentário anterior possui algumas incorreções.
    Sobre a letra B, o problema é que Gateway não é a mesma coisa que roteador. Gateways são equipamentos que (pelo CESPE) podem atuar em qualquer camada e funcionam como tradutores de protocolos. Roteadores são equipamentos especificamente de camada 3 (rede) utilizados para roteamento.
    Sobre a letra C, apenas o IP não é suficiente para determinar uma rota devido ao problema dos IPs privados, que podem se repetir em redes distintas. Outro problema é que um roteador não é designado apenas um IP público, mas um IP por interface de rede existente. Dessa forma, um roteador, para ser útil, possui no mínimo 2 IPs.
  • a)Correto. O switches tradicionais assim como as bridges transportam o quandro de acordo com o  seu MAC, porém o switche é mais rápido que a bridge pois faz comutação em hardware além de ser multiporta. Os roteadores que trabalham precipuamente na camada 3 pegam o quadro e encapsulam a informação que torna-se um pacote e que será agora endereçado via IP e não mais por MAC.
    b) O roteador pode conectar LAN e WANs, ou quaisquer outras redes de qualquer tamanho, o que o roteador não pode é conectar redes que usem protocolo comunicação interno diferentes, coisa que só o Gateway pode fazer pois trabalha também na camada 7.
    c) O IP identifica unicamente uma rede e não um computador, quem identifica unicamente um computador é o MAC.
    d) Switches de camada 3 não trabalham com mensagens, mas com pacotes, podem conectar redes distintas porém de mesmo protocolo interno.
    e) Switches tradicionais não podem encaminhar quadros entre redes diferentes, apenas entre segmentos da mesma rede.

    Com relação ao impasse roteador x gateway: podemos dizer que todo gateway é um roteador mas nem todo roteador é um gateway.
  • Matei a questão olhando para a PDU deste quadro:
    3-REDE Roteamento de pacotes através de uma ou várias redes
    PDU: pacote
    2-ENLACE Detecção e correção de erros introduzidos pelo meio de transmissão, opcionalmente
    PDU: quadro
    1-FÍSICA Transmissão dos bits através do meio de transmissão
    PDU: bits
    Lembrando que na camada 1 quem atua é o HUB; na camada 2, SWITCHES; na camada 3, ROTEADOR.
    Alternativa: A
  • Prezados,
    Vamos aos comentários de todas as alternativas.
    a) Os switches tradicionais (camada 2) transportam o quadro inteiro de acordo com seu MAC. Já nos roteadores, o pacote é extraído do quadro e o endereço contido no pacote é usado com o objetivo de definir para onde enviar o quadro.
    Alternativa correta. O switch tradicional é um dispositivo que opera na camada 2 do modelo OSI e usa seu hardware para aprender os endereços MAC e filtrar o tráfego.
    Também conhecido como ponte multiporta, um switch pode operar de 3 formas :
    Store-and-Forward : O switch armazena e verifica o FCS de cada quadro antes de encaminhar
    Cut-Through  : O switch envia o quadro logo após ler o MAC de destino do quadro.
    Fragment Free : O switch verifica os 64 bytes do quadro, momento onde poderá detectar colisões. Os quadros com erros não são enviados.
    O Switch funciona como um sistema de PABX, conectando as portas que desejam se comunicar deixando as outras livres, criando segmentos de rede dedicados ou enlaces ponto a ponto. O Switch toma decisões com base nos endereços MAC gravados em sua tabela CAM.
    Já o roteador toma decisões com base no endereço de rede ao invés do endereço MAC, onde ele examina o pacote de entrada, descobre a rede, escolhe o melhor caminho e envia os pacotes para porta de saída.
    Tendo em vista que cada porta do switch normalmente se conecta a um único computador, os switches precisam ter espaço para muito mais portas do que um roteador.
    b) Os roteadores são dispositivos de propósito especial, dedicados à tarefa de interconexão de redes, sendo apropriados para conectar duas LANs ou duas WANs. Porém, não é possível, via roteador, conectar uma LAN a uma WAN, pois para esse tipo de conexão é necessário utilizar um Gateway.
    Alternativa errada. Os roteadores podem conectar diferentes tecnologias, como Ethernet, Token-ring e FDDI
    c) Para realizar um roteamento entre máquinas em redes distintas, é suficiente possuir o endereço IP de cada computador, uma vez que esse endereço identifica unicamente um computador, outrossim, cada roteador é designado com apenas um IP público.
    Alternativa errada. Para realizar o roteamento entre redes distintas, é necessário saber também a máscara de cada rede, não somente o IP de cada computador. Munido do IP e da máscara o roteador poderá tomar suas decisões.
    d) Os switches (camada 3) realizam a conversão semântica das mensagens, sendo possível a troca de pacotes entre redes com conexão TCP e outra com conexão SNA.
    Alternativa errada. Essa alternativa foi extraída do livro do Tanenbaum.
    Um Switch camada 3 consegue realizar comutação de camada 3, só isso. Para realizar troca de pacotes entre redes com conexão TCP e SNA, precisaríamos comutar na camada 4 com um gateway de transporte.
    Vejamos exatamente o que Tanenbaum fala no seu livro, página 448 :
    Na camada de transporte, encontramos gateways de transporte, que podem fazer a interface entre duas conexões de transporte. Por exemplo , um gateway de transporte poderia permitir que os pacotes fluam entre uma rede TCP e uma rede SNA, que tem um protocolo de transporte diferente, essencialmente unindo uma conexão TCP a uma conexão SNA
     
    e) Os switches tradicionais (camada 2) podem aceitar quadros — e encaminhá-los para redes diferentes — e examinar endereços MAC, porém não podem converter protocolos.
    Alternativa errada. Essa alternativa também foi extraída do livro do Tanenbaum.
    Vejamos que Tanenbaum afirma em seu livro que os switches camada 2 podem sim converter protocolos, página 448 :
    ... Pontes e Switches, que operam na camada de enlace de dados. Eles podem aceitar quadros, examinar endereços MAC e encaminhar os quadros para uma rede diferente, enquanto executam uma conversão de protocolos secundária no processo.
    Portanto, os switches podem sim encaminhar pacotes para redes diferentes, inclusive convertendo protocolos, diferentemente do que esta na afirmativa.
    Portanto, a alternativa correta para essa questão é a letra A.
    Fonte :
    - KUROSE ; ROSS, 2009
    - Tanenbaum, Andrew S , Redes de computadores, 5º edição
  • Não sabia que roteadores enviavam QUADROS; achei que eles enviavam PACOTES.

  • Não gostei na A quando ele fala que o pacote é extraído do quadro e depois permanece falando que o roteador envia o quadro, em vez do pacote. =/

  • Foi um pega amigo, no fim, estamos transmindo os pulsos eletricos, chamados Bits, o Router rencaminha Bits, Frames e Pacotes, não érrado dizer que ele encaminhou os quadros dentro do contexto da questão.