SóProvas


ID
868375
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Considerando as recomendações da W3C, assinale a opção correta, a respeito de acessibilidade na Web.

Alternativas
Comentários
  • Prezados,
    Vamos aos comentários de todas as alternativas.
    a) Quando o documento acessado está no formato PDF, não se faz necessário quaisquer ajustes, pois esse tipo de documento já se enquadra nativamente nas recomendações da W3C.
    Alternativa errada. De acordo com o e-MAG 3.0 , os documentos deverão ser disponibilizados preferencialmente em HTML. Também podem ser disponibilizados arquivos para download no formato ODF, tomando-se os cuidados para que sejam acessíveis. Se houver necessidade de disponibilizar arquivos em PDF, deverá ser fornecida uma alternativa em HTML ou ODF. É necessário, também, informar a extensão e o tamanho do arquivo no próprio texto do link.
    Não obstante, de acordo com as recomendações da W3C quanto a acessibilidade, o uso de formatos “não-w3c” frequentemente apresentam dificuldades para serem visualizados por ferramentas acessibilidade, como navegadores textuais, e o PDF é considerado um formato “não-w3c”
    “Many non-W3C formats (e.g., PDF, Shockwave, etc.) require viewing with either plug-ins or stand-alone applications. Often, these formats cannot be viewed or navigated with standard user agents (including assistive technologies).Avoiding non-W3C and non-standard features (proprietary elements, attributes, properties, and extensions) will tend to make pages more accessible to more people using a wider variety of hardware and software. When inaccessible technologies (proprietary or not) must be used, equivalent accessible pages must be provided.”
     
    b) Recomenda-se combinar recursos de cores e marcadores semânticos, como, por exemplo, elementos em negrito, de modo a permitir que usuários que não distinguem cores tenham outra forma de receber a informação desejada.
    Alternativa correta. De acordo com a recomendação 29 do e-MAG 3.0 e os critérios de sucesso 1.3.3 e 1.4.1 da WCAG 2.0 , recomenda-se que a cor ou outras características sensoriais, como forma, tamanho, localização visual, orientação ou som não devem ser utilizadas como o único meio para transmitir informações, indicar uma ação, pedir uma resposta ao usuário ou distinguir um elemento visual.
    c) Com objetivo de facilitar a leitura por meio de ferramentas específicas para as pessoas com deficiência na visão, é recomendado não separar o conteúdo estrutural do conteúdo informacional.
    Alternativa errada, e vai de encontro a uma recomendação do W3C que afirma que um site acessível deve separar a estrutura da apresentação.
    d) Todo e qualquer conteúdo não textual, tais como imagens, vídeos e áudios pré-gravados, devem possuir texto alternativo por meio da palavra chave alt, como, por exemplo, em
    Alternativa errada. A recomendação da W3C informa que deve ser provida um texto equivalente para todo conteúdo não textual, porém a norma não exige que que o conteúdo alternativo seja disponibilizado apenas pela palavra chave alt, vide recomendação :
    “Provide a text equivalent for every non-text element (e.g., via "alt", "longdesc", or in element content). This includes: images, graphical representations of text (including symbols), image map regions, animations (e.g., animated GIFs), applets and programmatic objects, ascii art, frames, scripts, images used as list bullets, spacers, graphical buttons, sounds (played with or without user interaction), stand-alone audio files, audio tracks of video, and video”
    De acordo com a recomendação 21 da e-MAG 3.0, existe também a recomendação de inserir texto alternativo por meio da palavra chave alt, porém não em todo e qualquer conteúdo não textual, apenas para as zonas ativas de mapa de imagem
    e) Quando o CAPTCHA é usado para se certificar que o acesso está sendo realizado por um humano e não por uma máquina, não se faz necessário quaisquer ajustes para melhorar a acessibilidade.
    Alternativa errada. De acordo com a recomendação 45 da e-MAG 3.0 , um CAPTHA quando utilizado, deverá ser fornecido em forma de pergunta de interpretação. Tais perguntas poderão ser respondidas apenas por um ser humano. No entanto, é preciso garantir que a pergunta não seja de difícil resolução, permitindo que a mesma possa ser respondida por pessoas de variadas culturas e níveis de instrução. Para tal, podem ser utilizadas perguntas de senso comum, como por exemplo, “qual é a cor do céu?” ou “o fogo é quente ou frio?”. Também podem ser utilizados testes matemáticos. No entanto, é preciso tomar cuidado para que esses testes não sejam facilmente “quebrados” por determinados programas. Uma alternativa é solicitar que o usuário escreva o resultado do teste matemático por extenso, como “escreva por extenso quanto é 2 + 3”, ou ainda “responda por extenso quanto é dois mais três”
    Portanto a alternativa correta para essa questão é a letra B.
    Fonte :
    - e-MAG 3, Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico
    - W3C Recomendation , http://www.w3.org/TR/WAI-WEBCONTENT/
  • Alguém sabe o erro da letra D?

  • Não é todo conteúdo (obrigatoriamente como está na letra D) que deve ter descrição alt='qq coisa'.  Imagens meramente decorativas (linhas, fios, ilustrações abstratas, ilustrações que não acrescentem informações novas, etc) devem possuir o alt='' vazio para que o leitor de tela saiba que aquilo é uma imagem porém não fale nada sobre ela.