SóProvas



Questões de Acessibilidade de Software


ID
43630
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Já em 1999, o W3C emitiu recomendações sobre acessibilidade de páginas Web em seu Web Content Accessibility Guidelines 1.0. Estas recomendações visam, em especial, a permitir que pessoas com algum tipo de deficiência possam utilizar as páginas, ainda que com dispositivos alternativos como leitores de tela. Entre os itens de acessibilidade a serem observados no projeto de sites e aplicações web, em geral, NÃO se inclui:

Alternativas
Comentários
  • Recomenda-se  que não se crie pop ups ou mude de janela pois isto pode ser desorientador para usuários que não conseguem ver que isso aconteceu.

    fonte: http://www.w3.org/TR/WCAG10/
  • "É muito importante que os links abram na guia ou janela atual de navegação, pois os usuários com deficiência visual podem ter dificuldade em identificar que uma nova janela foi aberta. Além disso, estando em uma nova janela, não conseguirão retornar à página anterior utilizando a opção voltar do navegador. Quando for realmente necessária a abertura de um link em nova janela, é recomendado que tal ação seja informada ao usuário no próprio texto do link. "

    Manual do eMAG pg 33


ID
150073
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-AC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Não faz parte da iniciativa de acessibilidade web - WAI-web accessibility initiative - do Consórcio W3C

Alternativas
Comentários
  •      WAI - (Web Accessibility Initiative) do consórcio W3C são recomendações para estruturar e usar ferramentas com o objetivo de maior acessibilidade às pessoas com necessidade especiais, assegurando um conteúdo compreensível e navegável. É formado pelas diretrizes:

          ATAG - (Authoring Tool Acessibility Guidelines) - Orientações para utilizar ferramentas que forneçam maneiras de editar configurações do usuário sem afetar o código do documento.

          UAAG - (User Agent Acessibility Guidelines) -  Orientações para aumentar a acessibilidade do conteúdo da web com a utilização de softwares que pessoas com alguma dificuldade utilizam para interagir com os computadores: navegadores web, tecnologias inclusivas, etc. 

          WCAG -  (Web Content Acessibility Guidelines) -  Orientações para elaboração de sites com mecanismos de navegação como informações orientadas, barra e mapas de navegação, etc

          WAI-ARIA (Acessibility Rich Internet Applications Guide) - Orientações para usar conteúdo dinâmico e interface de usuário avançado em controles, presentes em JavaScript, AJAX, HTML.


ID
162910
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

A User Agent Accessibility Guidelines 2.0 (UAAG 2.0) é parte de uma série de boas práticas sobre acessibilidade publicada pelo W3C Web Accessibility Initiative (WAI) e preconiza que web sites devem ser acessíveis para pessoas portadoras de necessidades especiais. Qual das alternativas a seguir está de acordo com a construção de sistemas Web mais acessíveis para uma faixa maior de pessoas com tais necessidades?

Alternativas
Comentários
  • O World Wide Web Consortium (W3C) Web Accessibility Initiative (WAI) desenvolve guias de acessibilidade para ~diferentes componentes:

    * Authoring Tool Accessibility Guidelines (ATAG) : Para ferramentas autoritativas
    * Web Content Accessibility Guidelines (WCAG) : Para conteúdo Web (também usado por desenvolvedores e ferramentas de desenvolvimento)

    * User Agent Accessibility Guidelines (UAAG):  Para Web browsers e media players

    http://www.w3.org/WAI/intro/specs.png

    Estas são as siglas mais importantes. A parte da UAAG que diz o que foi mostrado na letra D) eu não encontrei.

     

  • a) javaScript pode ser problema para navegadores mais antigos

    b) cuidado no uso de cores

    c)  "Recomendação 1 - Fornecer alternativas ao conteúdo sonoro e visual ": alternativas são vindas pois não se sabe exatamente a deficiência que deve contornada.

    d) correto

    e) "Recomendação 5 - Criar tabelas passíveis de transformação harmoniosa "

     

    Recomendações:

    • 1. Fornecer alternativas equivalentes ao conteúdo sonoro e visual
    • 2. Não recorrer apenas à cor
    • 3. Utilizar corretamente marcações e folhas de estilo
    • 4. Indicar claramente qual o idioma utilizado
    • 5. Criar tabelas passíveis de transformação harmoniosa
    • 6. Assegurar que as páginas dotadas de novas tecnologias sejam transformadas harmoniosamente
    • 7. Assegurar o controle do usuário sobre as alterações temporais do conteúdo
    • 8. Assegurar a acessibilidade direta de interfaces do usuário integradas
    • 9. Projetar páginas considerando a independência de dispositivos
    • 10. Utilizar soluções de transição
    • 11. Utilizar tecnologias e recomendações do W3C
    • 12. Fornecer informações de contexto e orientações
    • 13. Fornecer mecanismos de navegação claros
    • 14. Assegurar a clareza e a simplicidade dos documentos
     

    Fonte: http://www.geocities.com/claudiaad/ acessibilidade_web.html


ID
186787
Banca
FCC
Órgão
TRE-RS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

A W3C publica documentos que definem as tecnologias web. Estes documentos seguem um processo destinado a promover o consenso, justiça, responsabilidade pública e qualidade. No final deste processo, a W3C publica recomendações, que são consideradas como padrões web. A recomendação que apresenta as diretrizes que explicam como tornar o conteúdo Web acessível a pessoas com deficiência é a

Alternativas
Comentários
  • Abstract

    These guidelines explain how to make Web content accessible to people with disabilities. The guidelines are intended for all Web content developers (page authors and site designers) and for developers of authoring tools. The primary goal of these guidelines is to promote accessibility. However, following them will also make Web content more available to all users, whatever user agent they are using (e.g., desktop browser, voice browser, mobile phone, automobile-based personal computer, etc.) or constraints they may be operating under (e.g., noisy surroundings, under- or over-illuminated rooms, in a hands-free environment, etc.). Following these guidelines will also help people find information on the Web more quickly. These guidelines do not discourage content developers from using images, video, etc., but rather explain how to make multimedia content more accessible to a wide audience.

    fonte: http://www.w3.org/TR/WCAG10/

  • Web Content Accessibility Guidelines (WCAG) 2.0: http://www.w3.org/TR/WCAG20/


ID
241651
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Acessibilidade diz respeito a locais, produtos, serviços ou
informações disponíveis ao maior número e variedade de pessoas
independentemente de suas capacidades físico-motoras e
perceptivas, culturais e sociais. Com relação a acessibilidade na
Web, julgue os itens subsequentes.

Se o conteúdo de um sítio é apresentado de modo a permitir que os agentes de usuário, incluindo as tecnologias de apoio, possam obter e apresentar a informação aos usuários de diferentes maneiras, diz-se que o sítio é determinado de forma programática.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o glossário do documento "Recomendações de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG) 2.0":

    determinado de forma programática (determinável de forma programática)
    determinado pelo software a partir de dados fornecidos pelo autor, de forma a que os diferentes agentes de usuário, incluindo tecnologias assistivas, possam extrair e apresentar esta informação aos usuários de diferentes maneiras
    Exemplo 1: Determinado numa linguagem de marcação a partir de elementos e atributos que são acessados diretamente através de tecnologias assistivas normalmente disponíveis.
    Exemplo 2: Determinado a partir de tecnologias especificas de estrutura de dados numa linguagem que não é de marcação e exposta a tecnologia assistiva através de uma API de acessibilidade que é suportada por tecnologia assistiva normalmente disponível.
  • Tá difícil de encontrar questões atualizadas sobre esse assunto
  • CERTO

    Determinado de forma programática

    Vários critérios de sucesso exigem que o conteúdo (ou determinados aspectos do conteúdo) pode ser " determinada de forma programática . " Isto significa que o conteúdo é entregue de forma a que os agentes de utilizador , incluindo as tecnologias de apoio , possam extrair e apresentar esta informação aos utilizadores de diferentes maneiras.

    http://www.w3.org/TR/WCAG20/


ID
241657
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Acessibilidade diz respeito a locais, produtos, serviços ou
informações disponíveis ao maior número e variedade de pessoas
independentemente de suas capacidades físico-motoras e
perceptivas, culturais e sociais. Com relação a acessibilidade na
Web, julgue os itens subsequentes.

A W3C define quatro princípios que constituem a base da acessibilidade na Web: perceptível, operável, compreensível e robusto.

Alternativas
Comentários
  •  

    • Perceptível:: Disponível aos sentidos (visão e ouvindo principalmente) tanto através do uso de browser ou pelas tecnologias de assistência a deficientes (por exemplo leitores de tela, ampliadores de tela, etc.)
    • Operacional:: Os usuários podem utilizar todos controles e elementos com interatividade usando um mouse, teclado, ou um artifício de assistência ao deficiente.
    • Compreensível:: O conteúdo deve estar descrito com clareza, limitando a confusão e ambiguidade.
    • Robusto: Um vasto leque de tecnologias (incluindo os antigos e os novos Browsers de usuários e as tecnologias de assistência a deficientes) podem ter acesso ao conteúdo. Estas primeiras letras destes quatro princípios o acrônimo POUR (em inglês). Este acrônimopode ajudar a lembra-se deles.

     

    fonte: http://www.brasilmedia.com/Acessibilidade-na-Web.html

  • Questão CORRETA

    O W3C, que é o órgão gestor da maioria dos padrões importantes da Web, define quatro princípios que devem ser aplicados à criação de um site de modo os documentos nele contidos sejam completamente utilizáveis. Um site deve ser:

    Perceptível

    Isso significa que o conteúdo presente no site deve ser apresentado de uma forma que é perceptível para qualquer pessoa, ou seja, o site deve ser capaz de degradar graciosamente sob as mais rigorosas condições.

    Operável

    Isso significa que os elementos de interface presentes em um site devem ser operáveis por qualquer pessoa, ou seja, o site deve facilitar a navegação e a orientação através do conteúdo do mesmo.

    Inteligível

    Isso significa que o site deve tornar fácil a identificação de seu conteúdo e dos seus controles acessórios, ou seja, o site deve ser auto-evidente e não colocar nenhum ônus sobre usuários menos experimentados ou com dificuldades de acesso.

    Robusto

    Isso significa que o site deve usar tecnologias que maximizam a compatibilidade de sua estrutura com navegadores atuais e futuros, tecnologias de acessibilidade e outros programas, ou seja, o site deve ser capaz de preservar a sua integridade tecnológica.

    Embora esses princípios se refiram basicamente à acessibilidade se um site, eles também formam uma boa base para os critérios que dever nortear o desenvolvimento de um site segundo os padrões Web de maneira mais geral.

    Fonte: http://kb.reflectivesurface.com/br/artigos/sitesComPadroesWeb/estruturandoUmDocumento

  • Gabarito Certo

    World Wide Web Consortium (W3C) é a principal organização de padronização da World Wide Web. Consiste em um consórcio internacional com quase 400 membros, agrega empresas, órgãos governamentais e organizações independentes com a finalidade de estabelecer padrões para a criação e a interpretação de conteúdos para a Web.

    Foi fundado por Tim Berners-Lee em 1994 para levar a Web ao seu potencial máximo, por meio do desenvolvimento de protocolos comuns e fóruns abertos que promovam a sua evolução e assegurem a sua interoperabilidade. Sites desenvolvidos segundo esses padrões podem ser acessados e visualizados por qualquer pessoa ou tecnologia, independente dos hardware ou software utilizados, como celulares (em Portugal, telemóveis) e PDAs, de maneira rápida e compatível com os novos padrões e tecnologias que possam surgir com a evolução da internet.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
271030
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PREVIC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos a portais corporativos e
recomendações de acessibilidade na Web.

Para que uma página web apresente nível de conformidade AA em relação ao WCAG (Web Content Accessibility Guidelines), versão 2.0, é necessário que ela admita o redimensionamento de textos (exceto legendas e imagens de texto) sem a utilização de tecnologia assistiva até 200% e sem que haja perda de conteúdo ou funcionalidade.

Alternativas
Comentários

ID
276685
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Segundo o Decreto n. 5.296, de 02 de dezembro de 2004,

Alternativas
Comentários
  • Certa é a C. Conforme decreto 5296

    CAPÍTULO VI

    DO ACESSO À INFORMAÇÃO E À COMUNICAÇÃO

            Art. 47.  No prazo de até doze meses a contar da data de publicação deste Decreto, será obrigatória a acessibilidade nos portais e sítios eletrônicos da administração pública na rede mundial de computadores (internet), para o uso das pessoas portadoras de deficiência visual, garantindo-lhes o pleno acesso às informações disponíveis
    ...
            Art. 55.  Caberá aos órgãos e entidades da administração pública, diretamente ou em parceria com organizações sociais civis de interesse público, sob a orientação do Ministério da Educação e da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, por meio da CORDE, promover a capacitação de profissionais em LIBRAS.

     

    • a) Art. 55. Caberá aos órgãos e entidades da administração pública, ... , promover a capacitação de pro?ssionais em WEBSIGN.
    • b) Art. 47. ... será obrigatória a acessibilidade nos programas e sítios eletrônicos da administração pública na rede mundial de computadores (internet), para o uso das pessoas portadoras de de?ciência física, ... .
    • c) Art. 47. ... será obrigatória a acessibilidade nos portais e sítios eletrônicos da administração pública na rede mundial de computadores (internet), para o uso das pessoas portadoras de de?ciência visual, ... .
    • d) Art. 47. ... será obrigatória a usabilidade nos portais e sítios eletrônicos da administração pública na rede mundial de computadores (internet), para o uso das pessoas portadoras de de?ciência auditiva, ... .
    • e) Art. 55. Caberá aos órgãos e entidades da administração pública e privada, ... , promover a capacitação de pro?ssionais de organizações não-governamentais em LIBRAS


     


ID
283744
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IPHAN
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Tomando como base o Decreto n. o 5.296, de 2 de dezembro de 2004, que contém recomendações de acessibilidade para a construção e adaptação de conteúdo do governo brasileiro na Internet, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A


    Conforme Decreto  5.296 artigo 47 § 2o Os sítios eletrônicos acessíveis às pessoas portadoras de deficiência conterão símbolo que represente a acessibilidade na rede mundial de  computadores (internet), a ser adotado nas respectivas páginas de entrada.

    Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5296.htm
     acessado em 13/07/2011.






     

  • Certa é a A.  Todas as alternativas devem ser analisadas conforme decreto 5296

    CAPÍTULO VI

    DO ACESSO À INFORMAÇÃO E À COMUNICAÇÃO

            Art. 47.  No prazo de até doze meses a contar da data de publicação deste Decreto, será obrigatória a acessibilidade nos portais e sítios eletrônicos da administração pública na rede mundial de computadores (internet), para o uso das pessoas portadoras de deficiência visual, garantindo-lhes o pleno acesso às informações disponíveis.

            § 1o  Nos portais e sítios de grande porte, desde que seja demonstrada a inviabilidade técnica de se concluir os procedimentos para alcançar integralmente a acessibilidade, o prazo definido no caput será estendido por igual período.

            § 2o  Os sítios eletrônicos acessíveis às pessoas portadoras de deficiência conterão símbolo que represente a acessibilidade na rede mundial de computadores (internet), a ser adotado nas respectivas páginas de entrada.

            § 3o  Os telecentros comunitários instalados ou custeados pelos Governos Federal, Estadual, Municipal ou do Distrito Federal devem possuir instalações plenamente acessíveis e, pelo menos, um computador com sistema de som instalado, para uso preferencial por pessoas portadoras de deficiência visual.


    • a) os sítios eletrônicos acessíveis às pessoas portadoras de deficiência conterão símbolo que represente a acessibilidade na rede mundial de computadores (Internet).

    _________________________________

    • b) os sítios eletrônicos acessíveis às pessoas portadoras de deficiência conterão link apontando para página com procedimentos a serem seguidos para prover a acessibilidade.
    _________________________________
    • c) será obrigatória a acessibilidade nos portais e sítios eletrônicos da administração pública na rede mundial de computadores (Internet), para o uso das pessoas portadoras de deficiência auditiva visual, no prazo de até doze meses a contar da data de publicação do Decreto n. o 5.296.
    _________________________________
    • d) os sítios eletrônicos acessíveis às pessoas portadoras de deficiência visual conterão procedimentos no formato de arquivos de áudio.conterão símbolo que represente a acessibilidade na rede mundial de computadores (internet), a ser adotado nas respectivas páginas de entrada.
    _________________________________
    • e) será obrigatória a acessibilidade nos portais e sítios eletrônicos da administração pública na rede mundial de computadores (Internet), para o uso das pessoas portadoras de qualquer tipo de deficiência, visual no prazo de até vinte e quatro 12 meses a contar da data de publicação do Decreto n. o 5.296.

ID
658636
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANEEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Um gerenciador de conteúdo é uma ferramenta que permite
automatizar e integrar os processos relativos a criação, catalogação
indexação, personalização, controle de acesso e disponibilização de
conteúdos em portais web. Acerca de padrões e gestão de conteúdo,
para disponibilizar informações na Web, e de ferramentas para
construção de portais corporativos, julgue os itens seguintes.

As recomendações W3C sobre acessibilidade explicam como tornar o conteúdo web acessível a pessoas com necessidades especiais, destinando-se a todos os criadores de conteúdo web (autores de páginas e projetistas de sítios) e aos programadores de ferramentas para criação de conteúdo.

Alternativas

ID
701572
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Analise o texto:

A Web é, fundamentalmente, projetada para funcionar para todas as pessoas, independentemente do hardware, software, língua, cultura, localização, ou capacidade física ou mental do usuário. Quando a Web atende a esse objetivo, é acessível a pessoas com deficiência auditiva, de movimento, visão etc. A W3C publica um documento padrão destinado, entre outros, a desenvolvedores Web, que explica como tornar o conteúdo Web mais acessível à pessoas com deficiência. A versão 2.0 desse documento tem 12 diretrizes que estão organizadas em quatro princípios: perceivable, operable, understandable e robust.

O documento citado no texto é o

Alternativas
Comentários

ID
758512
Banca
FUMARC
Órgão
TJ-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

São princípios do Web Content Accessibility Guidelines 2.0, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Resposta Letra. D

    O certo é Robusto

  • Quiseram confundir com as áreas de acessibilidade compreendidas na visão do cidadão, do E-MAG 2.0, que são:

    1) Área da percepção

    2) Área da operação

    3) Área do entendimento

    4) Área da compatibilidade


    Os princípios do WCAG 2.0 são:

    1) Perceptível

    2) Operável

    3) Compreensível

    4) Robusto


ID
784753
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Segundo o Modelo de Acessibilidade do Governo Eletrônico (e-MAG), os passos para se desenvolver um sítio acessível são:

Alternativas
Comentários
  • O Modelo de Acessibilidade de Governo Eletrônico (e-MAG), consiste em um conjunto de recomendações a ser considerado para que o processo de acessibilidade dos sítios e portais do governo brasileiro seja conduzido de forma padronizada e de fácil implementação.

    O e-MAG é coerente com as necessidades brasileiras e em conformidade com os padrões internacionais. Foi formulado para orientar profissionais que tenham contato com publicação de informações ou serviços na Internet a desenvolver, alterar e/ou adequar páginas, sítios e portais, tornando-os acessíveis ao maior número de pessoas possível.

  • Resposta: B
    Mais uma questão que a ESAF apenas transcreve um trecho das normas.
    De acordo com o documento oficial do e-Mag 3.0, página 9, temos: 
    1.4 O processo para desenvolver um sítio acessível
    A acessibilidade à Web refere-se a garantir acesso facilitado a qualquer pessoa, independente das condições físicas, dos meios técnicos ou dispositivos utilizados. No entanto, ela depende de vários fatores, tanto de desenvolvimento quanto de interação com o conteúdo. O processo para desenvolver um sítio acessível é realizado em três passos:
    1. Seguir os padrões Web;
    2. Seguir as diretrizes ou recomendações de acessibilidade;
    3. Realizar a avaliação de acessibilidade

    Fontehttp://www.governoeletronico.gov.br/biblioteca/arquivos/e-mag-3.0/download
  • Nunca criar. Sempre seguir..

  • 1. Seguir os padrões Web

    2. Seguir diretrizes ou recomendações de acessibilidade

    3. Realizar a avaliação de acessabilidade

    4. Manutenção da Acessabilidade

    E-Mag v.3.1


ID
814327
Banca
AOCP
Órgão
TCE-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

A prática de se fazer websites que possam ser utilizados por pessoas, sejam elas portadoras de deficiências ou não, é conhecida como

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA: (A)

    A expressão acessibilidade Web refere-se a prática inclusiva de fazer websites que possam ser utilizados por todas as pessoas que tenham deficiência ou não. Quando os sites são corretamente concebidos, desenvolvidos e editados, todos os usuários podem ter igual acesso à informação e funcionalidade. A Acessibilidade consiste na facilidade de acesso e de uso de ambientes, produtos e serviços por qualquer pessoa e em diferentes contextos.

  • a-

    acessabilidade implica uma forma de designar ambientes para exibir informacoes de forma inclusive a pessoas com deficiencias sem usar auxilio externo.


ID
814333
Banca
AOCP
Órgão
TCE-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

WCAG 2.0 é

Alternativas
Comentários
  • As Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG) 2.0 abrangem um vasto conjunto de recomendações que têm como objetivo tornar o conteúdo Web mais acessível.

     

    Fonte:

    https://www.w3.org/Translations/WCAG20-pt-PT/

  • Recomendações de acessibilidade - WCAG 2.0

    As WCAG (Web Content Accessibility Guidelines) são as recomendações de acessibilidade para conteúdo da Web, ou seja, são diretrizes que explicam como tornar o conteúdo Web acessível a todas as pessoas.


ID
836533
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Julgue os itens seguintes, que se referem a acessibilidade e
usabilidade.

No Web Content Accessibility Guidelines 2.0 da W3C, recomenda-se a incorporação de funcionalidades que auxiliem os usuários a evitar e corrigir erros. Assim, no nível A, caso se verifique automaticamente um erro em uma entrada de dados, deve-se identificar o item e descrever o erro na forma de texto.

Alternativas
Comentários
  • Guideline 3.3 Input Assistance: Help users avoid and correct mistakes.

    3.3.1 Error Identification: If an input error is automatically detected, the item that is in error is identified and the error is described to the user in text. (Level A)

    (grifo meu)

    referência: http://www.w3.org/TR/WCAG20/#minimize-error
  • ✅Gabarito(Certo) 

    Diretriz 3.3 Assistência de Entrada

    ✓ Ajudar os usuários a evitar e corrigir erros.

    Critério de Sucesso 3.3.1 Identificação do Erro

    (Nível A)

    ✓ Se um erro de entrada for automaticamente detectado, o item que apresenta erro é identificado e o

    erro é descrito para o usuário em texto.

    Fonte: Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG) 2.1 - Português

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    A versão gratuita em português da versão 2.0 WCAG pode ser baixada na fonte abaixo.

    https://www.w3.org/Translations/

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    ☆☆☆ Sobre o WCAG 3.0

    ✓ WCAG 3.0 não é compatível com as versões anteriores WCAG 2.X (2.0, 2.1 ou 2.2).

    Nesta versão não há mais níveis A, AA, AAA como versões anteriores, sendo aplicado agora o mecanismo de pontuação.

    As versões anteriores do WCAG viam a acessibilidade como tudo ou nada; você estava acessível ou não.

    Nas versões anteriores do WCAG, se você tivesse 1000 trechos de texto alternativo e 999 deles corretos, não poderia ser legitimamente alegado que o produto era totalmente compatível com a diretriz de texto alternativo devido a uma falha.

    Fonte: https://ichi.pro/pt/silver-wcag-3-0-primeira-versao-de-trabalho-publica-lancada-24152307749470

    WCAG 3. 0 versão original no w3c: https://www.w3.org/TR/2021/WD-wcag-3.0-20210121/#structured-content


ID
836542
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Julgue os itens seguintes, que se referem a acessibilidade e
usabilidade.

No Web Content Accessibility Guidelines 2.0 da W3C, recomenda-se a utilização de texto alternativo para conteúdo não textual, exceto, no nível A, para CAPTCHA e conteúdos meramente decorativos.

Alternativas
Comentários
  • 1.1.1 Non-text Content: All non-text content that is presented to the user has a text alternative that serves the equivalent purpose, except for the situations listed below. (Level A)
        - Controls, Input
        - Time-Based Media
        - Test
        - Sensory
        - CAPTCHA
        - Decoration, Formatting, Invisible

    (grifo meu)

    referência: http://www.w3.org/TR/WCAG20/#text-equiv
  • 1.1.1 Conteúdo não textual: Todo o conteúdo  apresentado ao usuário possui uma  que serve a uma finalidade equivalente, exceto nas situações listadas abaixo. (Nível A)

    - Controles, entrada: se o conteúdo não textual for um controle ou aceitar a entrada do usuário, ele terá um  que descreve sua finalidade. (Consulte a  para obter requisitos adicionais para controles e conteúdo que aceita a entrada do usuário.)

    - Mídia baseada em tempo: se o conteúdo não textual for uma mídia baseada em tempo, as alternativas de texto fornecerão pelo menos uma identificação descritiva do conteúdo não textual. (Consulte a  para obter requisitos adicionais para mídia.)

    - Teste: se o conteúdo não textual for um teste ou exercício inválido se apresentado em  , as alternativas em texto fornecerão pelo menos uma identificação descritiva do conteúdo não textual.

    - Sensorial: se o conteúdo não textual se destina principalmente a criar uma  , as alternativas de texto fornecem pelo menos uma identificação descritiva do conteúdo não textual.

    -  : Se o objetivo do conteúdo não textual é confirmar que o conteúdo está sendo acessado por uma pessoa em vez de um computador, são fornecidas alternativas de texto que identificam e descrevem o objetivo do conteúdo não textual, além de formas alternativas de CAPTCHA usando modos de saída para diferentes tipos de percepção sensorial são fornecidos para acomodar diferentes deficiências.

    - Decoração, formatação, invisível: se o conteúdo que não é de texto é  , é usado apenas para formatação visual ou não é apresentado aos usuários, é implementado de uma maneira que pode ser ignorado pela  .


ID
868375
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Considerando as recomendações da W3C, assinale a opção correta, a respeito de acessibilidade na Web.

Alternativas
Comentários
  • Prezados,
    Vamos aos comentários de todas as alternativas.
    a) Quando o documento acessado está no formato PDF, não se faz necessário quaisquer ajustes, pois esse tipo de documento já se enquadra nativamente nas recomendações da W3C.
    Alternativa errada. De acordo com o e-MAG 3.0 , os documentos deverão ser disponibilizados preferencialmente em HTML. Também podem ser disponibilizados arquivos para download no formato ODF, tomando-se os cuidados para que sejam acessíveis. Se houver necessidade de disponibilizar arquivos em PDF, deverá ser fornecida uma alternativa em HTML ou ODF. É necessário, também, informar a extensão e o tamanho do arquivo no próprio texto do link.
    Não obstante, de acordo com as recomendações da W3C quanto a acessibilidade, o uso de formatos “não-w3c” frequentemente apresentam dificuldades para serem visualizados por ferramentas acessibilidade, como navegadores textuais, e o PDF é considerado um formato “não-w3c”
    “Many non-W3C formats (e.g., PDF, Shockwave, etc.) require viewing with either plug-ins or stand-alone applications. Often, these formats cannot be viewed or navigated with standard user agents (including assistive technologies).Avoiding non-W3C and non-standard features (proprietary elements, attributes, properties, and extensions) will tend to make pages more accessible to more people using a wider variety of hardware and software. When inaccessible technologies (proprietary or not) must be used, equivalent accessible pages must be provided.”
     
    b) Recomenda-se combinar recursos de cores e marcadores semânticos, como, por exemplo, elementos em negrito, de modo a permitir que usuários que não distinguem cores tenham outra forma de receber a informação desejada.
    Alternativa correta. De acordo com a recomendação 29 do e-MAG 3.0 e os critérios de sucesso 1.3.3 e 1.4.1 da WCAG 2.0 , recomenda-se que a cor ou outras características sensoriais, como forma, tamanho, localização visual, orientação ou som não devem ser utilizadas como o único meio para transmitir informações, indicar uma ação, pedir uma resposta ao usuário ou distinguir um elemento visual.
    c) Com objetivo de facilitar a leitura por meio de ferramentas específicas para as pessoas com deficiência na visão, é recomendado não separar o conteúdo estrutural do conteúdo informacional.
    Alternativa errada, e vai de encontro a uma recomendação do W3C que afirma que um site acessível deve separar a estrutura da apresentação.
    d) Todo e qualquer conteúdo não textual, tais como imagens, vídeos e áudios pré-gravados, devem possuir texto alternativo por meio da palavra chave alt, como, por exemplo, em
    Alternativa errada. A recomendação da W3C informa que deve ser provida um texto equivalente para todo conteúdo não textual, porém a norma não exige que que o conteúdo alternativo seja disponibilizado apenas pela palavra chave alt, vide recomendação :
    “Provide a text equivalent for every non-text element (e.g., via "alt", "longdesc", or in element content). This includes: images, graphical representations of text (including symbols), image map regions, animations (e.g., animated GIFs), applets and programmatic objects, ascii art, frames, scripts, images used as list bullets, spacers, graphical buttons, sounds (played with or without user interaction), stand-alone audio files, audio tracks of video, and video”
    De acordo com a recomendação 21 da e-MAG 3.0, existe também a recomendação de inserir texto alternativo por meio da palavra chave alt, porém não em todo e qualquer conteúdo não textual, apenas para as zonas ativas de mapa de imagem
    e) Quando o CAPTCHA é usado para se certificar que o acesso está sendo realizado por um humano e não por uma máquina, não se faz necessário quaisquer ajustes para melhorar a acessibilidade.
    Alternativa errada. De acordo com a recomendação 45 da e-MAG 3.0 , um CAPTHA quando utilizado, deverá ser fornecido em forma de pergunta de interpretação. Tais perguntas poderão ser respondidas apenas por um ser humano. No entanto, é preciso garantir que a pergunta não seja de difícil resolução, permitindo que a mesma possa ser respondida por pessoas de variadas culturas e níveis de instrução. Para tal, podem ser utilizadas perguntas de senso comum, como por exemplo, “qual é a cor do céu?” ou “o fogo é quente ou frio?”. Também podem ser utilizados testes matemáticos. No entanto, é preciso tomar cuidado para que esses testes não sejam facilmente “quebrados” por determinados programas. Uma alternativa é solicitar que o usuário escreva o resultado do teste matemático por extenso, como “escreva por extenso quanto é 2 + 3”, ou ainda “responda por extenso quanto é dois mais três”
    Portanto a alternativa correta para essa questão é a letra B.
    Fonte :
    - e-MAG 3, Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico
    - W3C Recomendation , http://www.w3.org/TR/WAI-WEBCONTENT/
  • Alguém sabe o erro da letra D?

  • Não é todo conteúdo (obrigatoriamente como está na letra D) que deve ter descrição alt='qq coisa'.  Imagens meramente decorativas (linhas, fios, ilustrações abstratas, ilustrações que não acrescentem informações novas, etc) devem possuir o alt='' vazio para que o leitor de tela saiba que aquilo é uma imagem porém não fale nada sobre ela.


ID
901222
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Acerca do conceito de interface de interação com usuário, interface
gráfica, ergonomia e usabilidade, julgue os próximos itens.

No desenvolvimento de páginas web, recomenda-se garantir o acesso facilitado aos usuários, independentemente das condições físicas e meios técnicos ou dispositivos utilizados. Esse procedimento é definido como acessibilidade à Web.

Alternativas
Comentários
  • Questão correta. Foi um resumo do que tem no E-MAG (Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico):

    A acessibilidade à Web refere-se a garantir acesso facilitado a qualquer pessoa, independente das condições físicas, dos meios técnicos ou dispositivos utilizados. No entanto, ela depende de vários fatores, tanto de desenvolvimento quanto de interação com o conteúdo. O processo para desenvolver um sítio acessível é realizado em três passos:
     
    1. Seguir os padrões Web;
    2. Seguir as diretrizes ou recomendações de acessibilidade;
    3. Realizar a avaliação de acessibilidade

    Fonte: 
    http://emag.governoeletronico.gov.br/emag/

ID
913258
Banca
FMP Concursos
Órgão
MPE-AC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Segundo as recomendações de acessibilidade da w3c.org, a tecnologia de conteúdo da Web deve ter acessibilidade apoiada em agentes que estão disponíveis para os usuários. Das seguintes afirmações qual delas é INCORRETA?

Alternativas
Comentários
  • Marquei a letra d).

    A afirmação depois da vírgula para mim é inválida porque as pessoas deficientes têm dificuldades em encontrar conteúdo apropriado de maneira proporcional ao grau de suas deficiências.

    Porque o gabarito da letra e) é o incorreto se o mesmo afirma que em decorrência da acessibilidade, deve-se manter essa restrição no navegador?


ID
1062616
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Para que a Web seja acessível a pessoas com deficiência, vários componentes de desenvolvimento Web e ferramentas de interação devem ser coordenados, dentre os quais:

Alternativas
Comentários
  • conteúdo - informação contida em uma página ou aplicação Web, compreendendo: informação propriamente dita como textos, imagens e sons, código ou marcação que define estrutura, apresentação, etc.

    Navegadores Web, players de mídia, e outros "agentes de usuário"

    tecnologias auxiliares (assistivas)- em alguns casos - leitortes de tela, teclados alternativos, softwares de varredura etc.

    usuários-  conhecimento, experiência e em alguns casos estratégias adaptadas para uso da Web

    desenvolvedores - designers, programadores, autores, etc., incluindo desenvolvedores portadores de necessidades especiais e usuários com suas contribuições.

    ferramentas de criação - software para criação de Web sites

    ferramentas de aperfeiçoamento - ferramentas de aperfeiçoamento da acessibilidade à Web, validadores de HTML, validadores de CSS, etc.

  • Alguém saberia informar de onde a Cesgranrio tirou essa questão????

     

    Porque o manual de acessibilidade fala em tecnologias assistivas:

    http://emag.governoeletronico.gov.br/

     

    Assim também como na lei LEI Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015 (Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).). Art. 3 - III, também aborda sobre tecnologias assistivas:

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm

     

    Eu não vi nada sobre players, pelo menos até onde li e pesquisei.

     

    Meu sentimentimento sobre várias questões da cesgranrio é saber de onde ela tira essas questões mirabolantes.

     

    Obrigado!!!

  • Uma fonte para a questão poderia ser : http://www.maujor.com/w3c/wcacomponents.html


ID
1122058
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Uma GUI (Graphical User Interface) deve ser amigável e facilitar a interação da aplicação com o usuário. Para ser amigável, uma GUI deve possuir as características listadas abaixo, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • c. melhor capacitados? D:

  • Opções muito avançadas, JAMAIS.  Lembrem-se que os vovozinhos tbm precisam usar os sites...rsrs

  • No primeiro momento, imagino que a questão não esteja errada pelo "opções muito avançadas para atender a usuários melhor capacitados.". Isso significa que uma interface deve ter várias formas de executar um mesmo procedimento. Formas simples para pessoas menos experientes e formas avanças para pessoas mais capacitadas, como as teclas de atalho.

    O motivo de ela estar errada imagino ser outro, que vou tentar descobrir.


ID
1154056
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

No que se refere à acessibilidade e usabilidade das publicações eletrônicas de texto e imagem, julgue os itens a seguir.

O menu em cascata é uma ferramenta navegacional bastante utilizada, no entanto pode-se tornar um problema quando utilizado em demasia, porque torna-se empecilho à navegação.

Alternativas

ID
1191937
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara Municipal de São José dos Campos - SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

As Diretrizes de Acessibilidade para o Conteúdo da Web (WCGA 2.0) exigem que os componentes da interface do usuário sejam operáveis por meio do teclado. No entanto, para evitar que a navegação seja impedida, é necessário que

Alternativas
Comentários
  • e-

    The purpose of this criterion is to help a person know which element has the keyboard focus.

    If there is only one keyboard actionable control on the screen, the success criterion would be met because the visual design presents only one keyboard actionable item. Note that a keyboard focus indicator can take different forms. One common way is a caret within the text field to indicate that the text field has the keyboard focus. Another is a visual change to a button to indicate that that button has the keyboard focus.

    https://www.w3.org/TR/UNDERSTANDING-WCAG20/navigation-mechanisms-focus-visible.html


ID
1208233
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Acerca de portais corporativos e acessibilidade na Web, julgue os próximos itens.

A WCAG 2.0 da W3C recomenda facilitar a audição e a visualização de conteúdos aos usuários, incluindo a separação do primeiro plano e do plano de fundo. O texto pode ser redimensionado sem tecnologia assistiva em até 200% sem perder conteúdo ou funcionalidade, exceto para legendas e imagens de texto.

Alternativas
Comentários
  • ITEM 1.4.4 Redimensionar texto: Exceto para legendas e imagens de texto, o texto pode ser redimensionado sem tecnologia assistiva até 200 porcento sem perder conteúdo ou funcionalidade. (Nível AA)

  • Recomendação 

    1.4 Discernível: Facilitar a audição e a visualização de conteúdos aos usuários, incluindo a separação do primeiro plano e do plano de fundo.

    1.4.4 Redimensionar texto: Exceto para legendas e imagens de texto, o texto pode ser redimensionado sem tecnologia assistiva até 200 porcento sem perder conteúdo ou funcionalidade. (Nível AA)

    site que possui as recomendações: http://www.ilearn.com.br/TR/WCAG20/


ID
1208239
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Acerca de portais corporativos e acessibilidade na Web, julgue os próximos itens.

Conforme as recomendações de acessibilidade para conteúdo web (WCAG) 2.0 da W3C, todo o conteúdo não textual que é apresentado ao usuário deve ter uma alternativa em texto que serve um propósito equivalente, exceto se a finalidade do conteúdo não textual for, essencialmente, criar uma experiência sensorial específica.

Alternativas
Comentários
  • bahhhhh.. que diabos ele quis dizer com "experiência sensorial específica"?

  • 2.Recomendações de acessibilidade

    2.3  Conteúdo / Informação

    RECOMENDAÇÃO 20 – FORNECER ALTERNATIVA EM TEXTO PARA AS IMAGENS DO SÍTIO

    Ver WCAG 2.0 Critério de Sucesso 1.1.1 (Técnica G95)

    Deve ser fornecida uma descrição para as imagens da página, utilizando-se o atributo alt. Imagens que não transmitem conteúdo, ou seja, imagens decorativas, devem ser inseridas por CSS.

    [E-GOV] e-MAG v3. Página 28.


  • Resposta para a questão está contida neste link: http://www.ilearn.com.br/TR/WCAG20/, que trata do WCAG 2.0

    Vide: "Recomendação 1.1 Alternativas em Texto" --> "1.1.1 Conteúdo Não Textual" --> "Sensorial"


    No "Anexo A - Glossário", tem-se o conceito de "experiência sensorial específica"


  • O problema dessa questão foi colocar "serve um propósito equivalente"


ID
1309810
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

No que diz respeito à usabilidade e acessibilidade, julgue o próximo item.


Chrome são elementos visuais que, nos projetos de interface de usuários, incluindo-se os de dispositivos móveis, fornecem aos usuários informações acerca do conteúdo da tela ou comandos para a atuação sobre esse conteúdo.

Alternativas
Comentários
  • ????? alguém?


  • A questão realmente explica o funcionamento do navegador google chrome.
    Fonte:http://www.html5rocks.com/pt/tutorials/internals/howbrowserswork/
  • Não sei se a questão fala de um conceito ou do próprio browser Google Chrome...

  • Não tem nada a ver com o Google Chrome (nagegador)!!!, tem a ver com um tal de "Princípios de Design Metro". A questão, nesse contexto, está correta mesmo (ver o 4º princípio abaixo)!

    Princípios de Design metro

    O metro é o nome da filosofia de design que vai em Windows Phone e em 8 de Windows. Muito tem sido escrito sobre o Metro, mas eu gostaria de ir sobre os princípios de design de Metro brevemente antes do processo de criação de um aplicativo.

    • Limpar, luz, abrir e rápido aplicações devem ser fácil de entender em um piscar de olhos. Eles devem ser altamente responsivos para entrada do usuário.Eles devem ter uma aparência limpa e aberta com lotes de espaço em branco.
    • Celebrar a tipografia palavras são comuns em todos os projetos de interface do usuário, e como eles aparecem faz a diferença. Tipo é bonito. Não só é agradável aos olhos, mas também pode ser funcional. O equilíbrio de peso e posicionamento pode criar uma hierarquia visual. Além disso, tipo bem posicionado pode direcionar os usuários para mais conteúdo.
    • Vivo em movimento movimento é vida e movimento traz Windows Phone à vida. Ao vivo as telhas, transições e resposta a entrada do usuário unem tudo.As transições são uma parte importante do design de experiência do usuário.Uma boa transição dá as usuário pistas sobre o contexto em seu aplicativo.
    • Conteúdo, não Chrome os usuários estão interessados no conteúdo. O conteúdo devem ser elevado e tudo mais minimizado. Removendo tanto cromo quanto possível, você trazer o conteúdo em foco. Isto é particularmente importante em uma tela pequena. O conteúdo é a interface do usuário e o usuário deve ser capaz de interagir diretamente com ele. A capacidade de redimensionar uma imagem usando um gesto de beliscão é um exemplo dessa interação direta.
    • Autenticamente Digital Design explicitamente para dispositivos portáteis que usam toque, uma tela de alta resolução e simplificadas formas de interação. Em outras palavras, ser "autenticamente digital". Não tente simular analógicos controles como botões.

    Ref: RiCdOn's Home Page: Criar aplicativos para vender Windows Phone

  • Questão escrota.

  • Pensei que fosse o navegador, ou seja, cai igual um pato

  • Levando pela lógica dos significados das palavras...

    Chrome são elementos visuais (sim, pois se consiste em informações na tela) que, nos projetos de interface de usuários, incluindo-se os de dispositivos móveis (aqui ele se refere aos dispositivos, sejam smartphones ou desktops), fornecem aos usuários informações acerca do conteúdo da tela ou comandos para a atuação sobre esse conteúdo.(é a navegação na internet em si, feita através do browser).

    Rocky Concurseiro, tranquilo?

    Pq vc não contribui com um comentário plausível sobre a questão até pra ajudar-nos, já que foi uma questão conturbada, ao invés de fazer comentário vazio e sem base teórica?

    Pode até ir no wikipedia fazer um ctrl C ctrl V que já tá de boas. Enfim...

    Boa sorte ;)

  • Chrome são os elementos visuais de projeto que dão aos usuários informações sobre o conteúdo da tela ou fornecem comandos para atuar sobre aquele conteúdo. Esseselementos de projeto são fornecidos pelo sistema subjacente — seja um sistema operacional, seja um site ou um aplicativo — e circundam os dados fornecidos para o usuário. Não por coincidência, o Chrome também é o nome do navegador Web do Google.

     

    Não sei de onde o cespe tirou isso. Trata-se usabilidade móvel. pqp

     

    https://books.google.com.br/books?id=cqk4DwAAQBAJ&pg=PP78&dq=Chrome+s%C3%A3o+elementos+visuais+de+projeto&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwid0caixvbXAhUFTJAKHR2tD2kQ6AEIKDAA#v=onepage&q=Chrome%20s%C3%A3o%20elementos%20visuais%20de%20projeto&f=false

     

    Examinador maluco.

  • eita, que rasteira bonita que cê me deu agora , CESPE .

  • vtnc, cespe

  • Você fica mais tranquilo quando olha a estatística. 

  • ESSA nem o Nishimura arriscou-se, cadêeeeeeeeeeeeeeeeeee vocêee meu filho.

  • deixa em branco e vamos para a próxima...

  • Idem lucas prf kkkkk

     

  • Aqui dei uma de macho "não entendi nada" chutei e acertei, mas se fosse na prova sem chance de arriscar kkkkkkk

  • A respeito de usuabilidade e acessibilidade, existem princípios que são norteadores para o desenvolvimento de novas aplicações móveis.
    Este princípios, que atuam como padrões, permitem que os desenvolvedores criem aplicações que o usuário possa utilizar apenas com sua experiência prévia, de outra aplicação ou plataforma.
    A padronização observada ocorre com o uso compartilhado de botões e barras, permitindo que a aplicação se concentre em ser responsiva e dar destaque ao conteúdo, em detrimento à aplicação em si.

    Gabarito: Certo.



  • eoq?

  • Kkkkkkkkk rapaz fui no mesmo trem do Lucas. Esse troço não é navegador não?

  • Noções de Informática?.....sei.....

     

  • Eu ainda vou rir da tua desgraça, CESPE.

  • Nem com o comentário do Professor Nishimura entendi :(  

  • Eu uso o seguinte macete: coloco a questão na ordem certa. Mesmo que eu não consiga respoder (aí é pq  não sei mesmo), mas pelo menos ajuda a entender o que a banca quer e como o Cespe só trabalha afirmando, posso usar o enunciado pra estudar. Ficou assim:

     

    Chrome são elementos visuais que fornecem aos usuários informações acerca do conteúdo da tela ou comandos para a atuação sobre esse conteúdo nos projetos de interface de usuários, incluindo-se os de dispositivos móveis.

     

    Essa eu deixaria em branco, mas ao menos entendi o enunciado: ele disse que  chrome (que até agora eu só conhecia como o "sobrenome" do navegador) são elementos visuais e que esses elementos (o chrome) fornecem:

     

    -informações acerca do conteúdo da tela

     

    OU

     

    -fornecem comandos para a atuação sobre esses conteudos.

     

    Fonecem a quem? aos usuarios. Fornecem onde? nos projetos de interface de usuários, inclusive nos dispositivos móveis.

     

    Resumindo: agora sei que chrome é muito mais do que o navegador kkkkkk

     

  • Eu não entendo esses caras!

    Chrome não é um navegador? .Que merda!

  • É para rir...

  • Pessoal! Essa questão foi classificada errada!

    É de algum tema específico da galera de informática! Olhem isso:

     

    https://books.google.com.br/books?id=cqk4DwAAQBAJ&pg=SA3-PA5&lpg=SA3-PA5&dq=elementos+visuais+chrome&source=bl&ots=g37ENNErh9&sig=FgoLJ2_SuXCd9ri-G8m7f56GPoA&hl=pt-BR&sa=X&ved=2ahUKEwiHpdaHuffcAhWBHpAKHXMACuAQ6AEwB3oECAEQAQ#v=onepage&q=elementos%20visuais%20chrome&f=false

  • Confesso que fico extremamente preocupado quando vejo que 44% das pessoas acertaram essa questão. Para que eu ficasse tranquilo deveria ter...1,2% de acerto.

  • Chrome até pouco tempo pelo que eu saiba era um navegador. Virou outra coisa agora?
  • Acho que até o professor Nishimura não entendeu, pq achei nada com nada o comentário dele. Ou então, eu que to lesada dms para entender o que ele explicou ¬¬.

  • Mais uma da série : Nada pra fazer ... Bora inventar uma questão ...

  • Beleza, é o tipo de questão do Cespe que mistura informática com interpretação de texto.

  • Depois de quase 1 ano, cai novamente kkk

  • A questão está certa, não se refere ao Google chrome e sim ao chrome que são elementos visuas de design, cores e etc. Um bom exemplo do chrome da questão é o chroma key (o fundo verde usado para dar efeitos especiais nos filmes)
  • Quando li, logo pensei: Isso deve ser o conceito do chrome do Google chrome, aí peguei as ideias, fiz um combo e passou kkk

     

    Chrome são elementos visuais que, nos projetos de interface de usuários, incluindo-se os de dispositivos móveis, fornecem aos usuários informações acerca do conteúdo da tela ou comandos para a atuação sobre esse conteúdo.

     

    PS: vou ali tomar um café...

  • Em 05/04/19 às 14:10, você respondeu a opção E. Você errou!

    Em 20/07/18 às 16:32, você respondeu a opção E. Você errou!

    Vida que segue. Vamos para próxima.

  • Bastava associar são Chroma Key que ganhava uma questão
  • GABARITO ERRADO

    Como eu resolvo questões CESPE, eu penso assim: Já vi essa questão antes ou estudei sobre o assunto antes? Se sim, marco CERTO ou ERRADO, conforme meu conhecimento sobre a questão. SE NÃO, eu deixo em branco, pq não dar pra vacilar com cespe. Ela usa de meios subterfúgios para tirar de vc a nomeação.

    ______________________

    O que queremos? Tomar posse.

    E quando queremos? É irrelevante.

  • Essa questão tem algo a ver com o tema "navegadores"? Não! Então nem devia estar aqui.

  • A respeito de usuabilidade e acessibilidade, existem princípios que são norteadores para o desenvolvimento de novas aplicações móveis.

    Este princípios, que atuam como padrões, permitem que os desenvolvedores criem aplicações que o usuário possa utilizar apenas com sua experiência prévia, de outra aplicação ou plataforma.

    A padronização observada ocorre com o uso compartilhado de botões e barras, permitindo que a aplicação se concentre em ser responsiva e dar destaque ao conteúdo, em detrimento à aplicação em si.

    Gabarito: Certo.

  • GABARITO: C


ID
1348126
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 8ª Região (PA e AP)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Assinale a opção correta com relação a portais corporativos e acessibilidade na web.

Alternativas
Comentários
  • e-

    Para disponibilização dos aplicativos, usam-se padrões de webservices SOA e as facilidades dos frameworks de portais corporativos, como o Webcenter, para replicação, ou sincronização das aplicações, disponibilizando-as dentro do portal por meio de portlets.


ID
1359130
Banca
Quadrix
Órgão
DATAPREV
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Representam princípios de projeto de interface de usuário, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Palavras-chave para ajudar a identificar a questão errada, já que o enunciado pede a exceção: "completamente a todos os tipos de usuários". 

    Dificilmente uma interface de nível de usuário atenderá completamente a todos os tipos de usuários.

  • E) a interface deve atender completamente a todos os tipos de usuários, inclusive aqueles que não fazem parte do público-alvo para o qual a interface foi desenvolvida.


ID
1489156
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Caieiras - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Segundo as Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG 2.0), para prevenir erros de entrada no nível de sucesso mais elevado (Nível AAA), as páginas devem garantir que as operações comandadas pelo usuário sejam

Alternativas
Comentários
  • 3.3.6 Prevenção de Erros (de qualquer tipo): Para as páginas Web que exijam ao utilizador o envio de informação, no mínimo, pelo menos um dos seguintes casos é verdadeiro: (Nível AAA)

    Reversível: As ações de envio são reversíveis.

    Verificado: Os dados introduzidos pelo utilizador são verificados no que diz respeito a erros de inserção de dados e é dada ao utilizador a possibilidade de os corrigir.

    Confirmado: Está disponível um mecanismo para rever, confirmar e corrigir as informações antes do envio final de dados.


ID
1775923
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Com referência à acessibilidade da WebStandards W3C, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a e-MAG 3.1 - 2014


    Recomendação 5.2 – Fornecer alternativa para áudio

    "Áudio gravado deve possuir uma transcrição descritiva. Além de essencial para pessoas com deficiência auditiva, a alternativa em texto também é importante para usuários que não possuem equipamento de som, que desejam apenas realizar a leitura do material ou não dispõem de tempo para ouvir um arquivo multimídia. Neste caso, também é desejável a alternativa em Libras."



ID
1796263
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

É um dos princípios do Desenho Universal recomendados pelo W3C.BR:

Alternativas
Comentários
  • A realização de um projecto em Desenho Universal obedece a 7 princípios básicos:

    Utilização equitativa: pode ser utilizado por qualquer grupo de utilizadores;

    Flexibilidade de utilização: Engloba uma gama extensa de preferências e capacidades individuais;

    Utilização simples e intuitiva: fácil de compreender, independentemente da experiência do utilizador, dos seus conhecimentos, aptidões linguísticas ou nível de concentração;

    Informação perceptível: Fornece eficazmente ao utilizador a informação necessária, qualquer que sejam as condições ambientais/físicas existentes ou as capacidades sensoriais do utilizador;

    Tolerância ao erro: minimiza riscos e consequências negativas decorrentes de acções acidentais ou involuntárias;

    Esforço físico mínimo: pode ser utilizado de forma eficaz e confortável com um mínimo de fadiga;

    Dimensão e espaço de abordagem e de utilização: Espaço e dimensão adequada para a abordagem, manuseamento e utilização, independentemente da estatura, mobilidade ou postura do utilizador.

    FONTE: https://goo.gl/QTI0Op


ID
1820584
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Em relação a projeto de interfaces, julgue o item que se segue.

No contexto da IHC, a engenharia cognitiva é uma teoria de design centrado no usuário.


Alternativas
Comentários
  • correto. Um dos objetivos da engenharia cognitiva é design centralizado no usuário, suporte a atividades cognitivas, e redesign de trabalho para administrar cognitive workload, semelhante aos princípios da ergonomia consoante IEA (international ergonomics association). 

     

  • ASSERTIVA CERTA

    A Engenharia Cognitiva foi proposta por Donald Norman, em 1986, na tentativa de utilizar conhecimentos da psicologia cognitiva, da ciência cognitiva e dos fatores humanos para entender os processos cognitivos humanos - processo pelo qual o ser humano constrói conhecimento - e a capacidade e limitações da mente, no intuito de usá-los para desenvolver sistemas interativos agradáveis, motivadores, prazerosos e fáceis de usar (Silva & Barbosa, 2010; de Souza et alii, 1999

    Fonte: http://www.marceloramos.com.br/publicacao/50/ihc-engenharia-cognitiva


ID
1827823
Banca
FGV
Órgão
INEA-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Segundo Sommerville, no projeto de interface com o usuário deve‐se levar em conta o uso eficiente das cores para o aprimoramento da apresentação.
A partir do fragmento acima, analise as diretrizes a seguir.

I. Limitar o número de cores usadas e ser conservador quanto ao modo de serem utilizadas. Não se deve usar mais que sete cores em uma interface de sistema, para que ela não se torne confusa para o usuário.
II. Usar a mudança de cores para mostrar uma mudança no status do sistema. Se um display mudar de cor isto deve significar que um evento significativo ocorreu.
III. Usar códigos de cores de maneira cuidadosa e consistente. Se uma parte do sistema exibe mensagem de erro em uma determinada cor, todas as outras partes devem fazer o mesmo. Esta mesma cor não deve ser utilizada para outra finalidade.

Assinale:

Alternativas

ID
1928080
Banca
FCC
Órgão
MPE-PB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

É considerado um recurso de acessibilidade para um software:

Alternativas

ID
2134864
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-JUD
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Com relação ao modelo de acessibilidade em governo eletrônico (eMAG), julgue o item a seguir.

Devem estar acessíveis, por meio do teclado, todos os elementos das páginas, que devem ser atualizadas automaticamente.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: ERRADO

     

    Devem estar acessíveis, por meio do teclado, todos os elementos das páginas, que devem ser atualizadas automaticamente.

     

    A primeira parte da frase está correta, os elementos das páginas devem ser acessíveis tanto por mouse (tradicionais ou adaptáveis) quanto por teclado.

     

    Já a segunda parte da frase está incorreta, pois as páginas não devem ser atualizadas automaticamente. Sendo necessária a prévia informação ao usuário de que a página é atualizada automaticamente.

  • existe atualização automática de páginas??? 

  • FOS oliveira, sim existe. Quando você está navegando em um site de notícias, por exemplo, diversas vezes a página é atualizada automaticamente (comentário sem relação com a questão, apenas para sanar a dúvida do colega quanto à atualização automática de páginas).

     

    GABARITO: ERRADO.  Devem estar acessíveis, por meio do teclado, todos os elementos das páginas, que devem ser atualizadas automaticamente.

  • Hein?

  • globo atualiza automáticamente

  • inclusive página que atualiza automaticamente é um saco. Devia ser proibido por lei


ID
2228767
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

No que se refere aos conceitos de usabilidade, comunicabilidade, acessibilidade e navegabilidade, bem como à arquitetura da informação, julgue o item a seguir.

A aplicação do preceito da acessibilidade a websites significa a possibilidade de tornar todas as informações e os documentos acessíveis por meio dos links de navegação.

Alternativas
Comentários
  • TODAS as informações e os documentos acessíveis por meio dos links de navegação ? Só por eles ? foi assim que entendi.

    Também utiliza-se os formulários, barras de pesquisa.

  • Acessibilidade na web significa que pessoas com deficiência podem usar a web. Mais especificamente, a acessibilidade na web significa que pessoas com deficiência podem perceber, entender, navegar, interagir e contribuir para a web. E mais. Ela também beneficia outras pessoas, incluindo pessoas idosas com capacidades em mudança devido ao envelhecimento.

  • quando responder essa questão, pense: Como um cego consegue navogar na web desse jeito

     


ID
2228809
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Julgue o item seguinte, que versa sobre o modelo de acessibilidade proposto pelo Governo Eletrônico Brasileiro (e-MAG).

As páginas de Internet com acessibilidade devem permitir que continuem legíveis as informações ampliadas até 200% do tamanho original.

Alternativas
Comentários
  • Recomendação 4.3 – Permitir redimensionamento sem perda de funcionalidade

    A página deve continuar legível e funcional mesmo quando redimensionada para até 200%. Assim, é preciso garantir que, quando a página for redimensionada, não ocorram sobreposições nem o aparecimento de uma barra horizontal.

     

    http://emag.governoeletronico.gov.br/

     

    Gabarito: Certo


ID
2228812
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

A respeito das diretrizes técnicas de acessibilidade constantes da cartilha técnica proposta pelo e-MAG, julgue o item que se segue.

Em um leiaute de interface com acessibilidade, os itens de um menu são organizados conforme as expectativas e os interesses dos usuários.

Alternativas
Comentários
  • tem que seguir as recomendações e diretrizes da cartilha, adaptando as expectativas e interesses do usuário.

  • Acredito que trata-se de itens de usabilidade e não acessabilidade

  • Tem que focar na acessibilidade de acordo com as normas vigentes e a W3C para ser acessível por todos.


ID
2228833
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Julgue o item a seguir, relativo à acessibilidade digital.

Os elementos fundamentais que devem constar das páginas de um sítio governamental são os seguintes: teclas de atalho, barra de acessibilidade, mapa do sítio, conteúdo alternativo para imagens e apresentação auditiva de formulários e de documentos.

Alternativas

ID
2228836
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Julgue o item a seguir, relativo à acessibilidade digital.

Webvox, Dosvox, Jaws e Microsoft Vision são softwares leitores de tela

Alternativas
Comentários
  • Questão Errada.

    WebVOX é um recurso do sistema DOSVOX que permite aos usuários o acesso a páginas web de maneira simples e acessível.

    O DOSVOX é um sistema computacional, baseado no uso intensivo de síntese de voz, desenvolvido pelo Instituto Tércio Paciti, que se destina a facilitar o acesso de deficientes visuais a microcomputadores.

    O JAWS é um programa de computador leitor de tela para MIcrosoft Windows, que permite usuários com deficiência visual lerem a tela por meio de uma saída de texto para voz ou um dispositivo braille.

    O Microsoft Visio é um aplicativo para criação de diagramas para o ambiente Windows. O programa serve para gerar diagramas de diversos tipos, como organogramas, fluxogramas, modelagem de dados, diagramas de redes, plantas baixas, cartazes, etc

    Fonte: wikipedia e links da web

    Go @head!


ID
2319046
Banca
FCC
Órgão
AL-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Segundo as recomendações de acessibilidade do WCAG 2.0 e do e-MAG, ao serem utilizados botões do tipo imagem (input type="image") em formulários, que servem para o mesmo propósito de botões do tipo submit, deve ser fornecida uma descrição textual para o botão através do atributo

Alternativas
Comentários
  • "EXEMPLO DE CÓDIGO HTML UTILIZANDO INPUT TYPE="IMAGE" COM O ATRIBUTO "ALT":

    <!DOCTYPE html>

    <html>

        <body>

            <form action="/action_page.php">

                First name: <input type="text" name="fname"><br>

                Last name: <input type="text" name="lname"><br>

                <input type="image" src="img_submit.gif" alt="Submit" width="48" height="48">

            </form>

            <p>

                <b>Note:</b>

                The input type="image" sends the X and Y coordinates of the click that activated the image button.

            </p>

        </body>

    </html>

     

    COMANDO ENVIADO AO SERVIDOR:

     

    Submitted Form Data

    Your input was received as:

    fname=Varnei&lname=Moreira&x=28&y=25

     

    * x=28 e y=25 são as coordenadas exatas do ponto da imagem (img_submit.gif) onde foi clicado, que também são enviadas ao servidor...

    "

  • b-

    The required alt attribute specifies an alternate text for an image, if the image cannot be displayed.

    The alt attribute provides alternative information for an image if a user for some reason cannot view it (because of slow connection, an error in the src attribute, or if the user uses a screen reader).

    https://www.w3schools.com/tags/att_img_alt.asp


ID
2319052
Banca
FCC
Órgão
AL-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Uma das recomendações de acessibilidade do WCAG 2.0 e do e-MAG é que as etiquetas de texto (rótulos) sejam associadas corretamente aos campos nos formulários. Isso é feito através de um atributo na tag label e um atributo na tag input, que deverão ter o mesmo valor. Estes atributos são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • "EXEMPLO DE CÓDIGO HTML UTILIZANDO LABEL FORINPUT ID:

     

    <!DOCTYPE html>

    <html>

        <body>

            <p>Click on one of the text labels to toggle the related control:</p>

     

            <form action="/action_page.php">

                <label for="male">Male

                <input type="radio" name="gender" id="male" value="male">

                <label for="female">Female

                <input type="radio" name="gender" id="female" value="female">

                <label for="other">Other

                <input type="radio" name="gender" id="other" value="other">

            </form>

     

        </body>

    </html>

    "

     


ID
2487148
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Prover alternativas textuais para imagens e vídeos, prover tempo suficiente para a leitura e uso do conteúdo e tornar todos os recursos e funções acessíveis pelo teclado são recomendações de:

Alternativas
Comentários
  • Tudo indica meios de fácil acesso para a pessoa com deficiência, logo o gabarito é a letra E.

     


ID
2520007
Banca
FGV
Órgão
AL-MA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

A legislação que norteia o processo de promoção da acessibilidade e a implementação do Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (versão 3.0), é definida por um conjunto de documentos.


Analise as afirmativas a seguir que apresentam exemplos desses documentos.


I. Decreto n. 5.296/04, que regulamenta a lei n. 10.098/00.

II. Comitê CB‐40 da ABNT, que normatiza o campo de acessibilidade, atendendo aos preceitos de desenho universal.

III. Portaria n. 3/07, que institucionalizou o e‐MAG no âmbito do sistema de Administração dos Recursos de Informação e Informática.


Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Letra E



ID
2524417
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

No capítulo que trata do acesso à informação e à comunicação do Decreto n° 5.296, de 2/2004, está previsto que os sítios eletrônicos acessíveis às pessoas portadoras de deficiência conterão símbolo que represente a acessibilidade na rede mundial de computadores (internet), a ser adotado nas respectivas páginas de entrada. Sabendo disso, um Analista que está criando a página de abertura de um site, deseja colocar uma imagem indicando que o site é acessível em Libras. Porém, o Analista sabe que de acordo com modelo de acessibilidade proposto pelo Governo Eletrônico Brasileiro (e-MAG), toda imagem deve ter uma descrição textual da informação ou da função representada por ela. Sendo assim, para colocar a imagem libras.jpg na página com a descrição textual Acessível em Libras, o Analista deverá usar o comando HTML

Alternativas
Comentários
  • O gabarito é a letra C.

     

    A propriedade alt é o texto alternativo à imagem, que contém uma breve descrição. 


ID
2562217
Banca
FCC
Órgão
TST
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

O documento WCAG está estruturado em quatro princípios que constituem o fundamento da acessibilidade da Web. Trata-se de

Alternativas
Comentários
  • https://www.w3.org/Translations/WCAG20-pt-br/


ID
2568256
Banca
FCC
Órgão
TRF - 5ª REGIÃO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

No que se refere ao design ou programação visual do site, os padrões web de acessibilidade em Governo Eletrônico recomendam

Alternativas
Comentários
  • Analisando as alternativas:

    a) priorizar a qualidade dos elementos gráficos, mesmo que aumente consideravelmente o tempo de carregamento. 

    Errada. Porque deixará o usuário em tempo de espera muito longo.

     

     

    c) criar, sempre que possível, conteúdos multimídia de alta qualidade que exigem o uso de plug-ins

    Errada. Plug-ins podem comprometer a segurança do site.

     

     

     

    d) usar, sempre que possível, animações em repetição (loop) para informações relevantes ao cidadão. 

    Errada. Usuário necessita da informação só que não o tempo todo(loop).

     

     

     

    e) priorizar o uso de menus de cortina (pull-down) na navegação principal do site. 

    "Erradão"


ID
2582458
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

O NonVisual Desktop Access (NVDA) é um leitor de telas com código aberto que permite funcionar em ambientes Windows. Assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas

ID
2582461
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Ao editar um texto com o Edivox é possível agregar marcas de formatação com o objetivo de:

Alternativas

ID
2582464
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Uma Linha Braille é um equipamento que tem a capacidade de:

Alternativas

ID
2582467
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

No Braille Fácil, a impressão dos dois lados do papel é chamada de:

Alternativas

ID
2582470
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Para um estudante cego acessar e navegar em um livro digital disponível no formato MECdaisy, o procedimento mais simples é:

Alternativas

ID
2582473
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Certo indivíduo, com uma deficiência motora grave que provoca nele tremor e instabilidade nos dedos, ao usar um teclado convencional, com frequência repete letras ou aciona outras letras que não a desejada.


Considerando-se o que fazer nesse caso, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas

ID
2582479
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Durante o processo de instalação do Dosvox no computador, haverá também a instalação de outros itens. Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2582482
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Com o Braille Fácil podemos transcrever textos para o sistema Braille. Assinale a alternativa que aponta o comando correto para a inserção de quebra de página.

Alternativas

ID
2582485
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Para configurar a voz SAPI através da opção Multimídia do Dosvox, deve-se proceder através da opção M – multimídia, em seguida S – configurador da fala SAPI e selecionar a opção:

Alternativas

ID
2582491
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Ao se pensar em algum tipo de recurso de Tecnologia Assistiva para pessoas com deficiência física, é importante considerar as seguintes alterações, EXCETO:

Alternativas

ID
2582494
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Os recursos de acessibilidade, de acordo com Galvão e Damasceno (2007), podem ser classificados em três grupos: i – adaptações físicas ou órteses; ii – adaptações de hardware e; iii – softwares especiais de acessibilidade. Considerando-se que a postura correta é vital para um trabalho eficiente no computador, assinale a alternativa que apresenta recursos ou adaptações físicas para pessoas com deficiência.

Alternativas

ID
2582509
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Grande parte dos surdos brasileiros tem dificuldade em ler e escrever textos em português, pois a experiência de comunicação dessas pessoas é extremamente visual. No Brasil, existem soluções responsáveis por traduzir conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) para a Língua Brasileira de Sinais - Libras, tornando computadores, dispositivos móveis e plataformas Web acessíveis para pessoas surdas. Assinale a alternativa que apresenta soluções que fazem a tradução de conteúdos digitais para Libras.

Alternativas

ID
2607544
Banca
FCC
Órgão
DPE-AM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

De acordo com o Decreto n° 5.296/2004, os sítios eletrônicos acessíveis às pessoas portadoras de deficiência deverão

Alternativas
Comentários
  • Letra (a)

     

    D5296

     

    Art. 47.  No prazo de até doze meses a contar da data de publicação deste Decreto, será obrigatória a acessibilidade nos portais e sítios eletrônicos da administração pública na rede mundial de computadores (internet), para o uso das pessoas portadoras de deficiência visual, garantindo-lhes o pleno acesso às informações disponíveis.

     

    § 2o  Os sítios eletrônicos acessíveis às pessoas portadoras de deficiência conterão símbolo que represente a acessibilidade na rede mundial de computadores (internet), a ser adotado nas respectivas páginas de entrada.

     

    QC, bora rever essas classificações aê!

    -> Arquitetura de Software, Acessibilidade,  Responsabilidade Social junto aos Deficientes

    ¬¬

  • A única questão sobre esse assunto kkkk


ID
2612725
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
UPE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

O atendimento prioritário é um requisito em órgãos da administração pública direta, indireta e fundacional, nas empresas prestadoras de serviços públicos e nas instituições financeiras, segundo o Decreto Nº 5.296, de 2 de dezembro de 2004. Neste, a acessibilidade é definida como uma condição para utilização, com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos serviços de transporte e dos dispositivos, sistemas e meios de comunicação e informação, por pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida. Nesse contexto, analise as afirmativas abaixo:

I. A acessibilidade nos portais e sítios eletrônicos da administração pública na rede mundial de computadores (internet) é obrigatória para o uso das pessoas portadoras de deficiência visual, garantindo-lhes o pleno acesso às informações disponíveis;
II. Os sítios eletrônicos acessíveis às pessoas portadoras de deficiência conterão símbolo que represente a acessibilidade na rede mundial de computadores (internet), a ser adotado nas respectivas páginas de entrada.
III. Os sítios eletrônicos acessíveis às pessoas portadoras de deficiência deverão fornecer mecanismo de sonorização assistida para pessoas portadoras de deficiência auditiva.

Assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas

ID
2653219
Banca
FUNDATEC
Órgão
AL-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Em relação ao Decreto nº 5.296/2004, analise as assertivas a seguir:

I. Os sítios eletrônicos acessíveis às pessoas portadoras de deficiência devem conter símbolo que represente a acessibilidade na internet, a ser adotado nas respectivas páginas de entrada.
II. Os telecentros comunitários instalados ou custeados pelos Governos Federal, Estadual, Municipal ou do Distrito Federal devem possuir instalações plenamente acessíveis e, pelo menos, um computador com sistema de som instalado, para uso preferencial por pessoas portadoras de deficiência visual.
III. A acessibilidade nos portais e sítios eletrônicos de interesse público na internet deverá ser observada para a obtenção de financiamento de projetos com a utilização de recursos públicos, dentre eles, os projetos de natureza arquitetônica e urbanística, os tocantes à comunicação e informação e os referentes ao transporte coletivo.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA E

     

    I) CERTO

    Decreto 5.296/2004, Art. 47, § 2o  Os sítios eletrônicos acessíveis às pessoas portadoras de deficiência conterão símbolo que represente a acessibilidade na rede mundial de computadores (internet), a ser adotado nas respectivas páginas de entrada.

     

    II) CERTO

    Decreto 5.296/2004, Art. 47, § 3o  Os telecentros comunitários instalados ou custeados pelos Governos Federal, Estadual, Municipal ou do Distrito Federal devem possuir instalações plenamente acessíveis e, pelo menos, um computador com sistema de som instalado, para uso preferencial por pessoas portadoras de deficiência visual.

     

    III) CERTO

    Decreto 5.296/2004, Art. 48.  Após doze meses da edição deste Decreto, a acessibilidade nos portais e sítios eletrônicos de interesse público na rede mundial de computadores (internet), deverá ser observada para obtenção do financiamento de que trata o inciso III do art. 2o.

     

    Decreto 5.296/2004, Art. 2o  Ficam sujeitos ao cumprimento das disposições deste Decreto, sempre que houver interação com a matéria nele regulamentada:

    III - a aprovação de financiamento de projetos com a utilização de recursos públicos, dentre eles os projetos de natureza arquitetônica e urbanística, os tocantes à comunicação e informação e os referentes ao transporte coletivo, por meio de qualquer instrumento, tais como convênio, acordo, ajuste, contrato ou similar; e

     


ID
2661505
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Na literatura de IHC podem ser encontrados vários conjuntos de princípios, diretrizes e heurísticas que podem ajudar no design da interação humano-computador. Com relação a esses princípios, diretrizes e heurísticas para o design de IHC, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • LETRA A

    a) IHC tem a ver com USABILIDADE, então o foco é o Usuário. Assim um princípio importante que deve guiar o design não terá nada a ver com a capacidade de alterar requisitos e sim com a alguma facilidade fornecida ao usuário.

    b) Correspondência entre o Sistema e o Mundon Real
    c) Verdade
    d) Prevenção de Erros & Ajude os usuários a reconhecerem, diagnosticarem e recuperarem-se de erros(Mais ou menos)

    Fonte: http://blog.caelum.com.br/10-heuristicas-de-nielsen-uma-formula-pra-evitar-erros-basicos-de-usabilidade/#decimaHeuristica

  • O princípio que cita na assertiva A, fala sobre a Modificabilidade, porem ela não cabe no assunto USABILIDADE e sim no Requisito de Engenharia de Software: que diz:

    Modificabilidade: um conjunto de requisitos é modificável quando seu estilo e estrutura é tal que as alterações podem ser realizadas de forma simples e consistente com os demais requisitos.

    Apesar de se quase o mesmo significado, não está presente na literatura sobre o IHC.

    Fonte: https://www.devmedia.com.br/artigo-engenharia-de-software-introducao-a-engenharia-de-requisitos/8034

    O restante das assertivas estão corretas, e estão entre a PAG 265 e 273 desse livro da Simone Barbosa e Bruno Silva

    • O princípio da visibilidade traz a questão da descoberta.
    • Feedback é a resposta que o usuário deve receber após efetuar alguma ação na interface.
    • Para evitar qualquer ação inválida ou incorreta pelo usuário, um sistema deve conter restrições.
    • É importante que haja uma relação entre o design e a função atrelada a ele. Esta relação, dentro do Design de Interação, chama-se Mapeamento.
    • Uma das maneiras de melhorar a experiência do usuário e garantir uma curva de aprendizagem rápida, é a utilização de padrões.
    • Affordance é uma palavra que não possui tradução para o português. Seu conceito está ligado a atributos que um objeto tem e que viabiliza determinada interação.

ID
2756731
Banca
FAURGS
Órgão
BANRISUL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Um aspecto importante da usabilidade é a acessibilidade a todos usuários, incluindo aqueles com necessidades especiais. O teste de acessibilidade é uma exigência legal em alguns domínios de aplicação. Por exemplo, alguns governos impõem regras de acessibilidade específicas para aplicações Web de instituições públicas. O conjunto de Orientações para Acessibilidade a Conteúdo Web (WCAG), definido pelo consórcio da World Wide Web, está se tornando uma referência padrão importante.

Qual das alternativas a seguir NÃO é uma orientação para acessibilidade a conteúdo da Web (WCAG)?

Alternativas

ID
2819368
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

O Orca é um leitor e ampliador de tela gratuito para computadores Linux. Com uma voz sintética, ele diz as informações que estão apresentadas na tela. Assinale a opção correta a respeito do Orca.

Alternativas

ID
2819371
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

É comum utilizar a opção de arquivos para acessar informações que estejam em certa pasta criada com o programa DOSVOX (versão 4 ou 5), não em arquivos que estejam no diretório padrão do DOSVOX (c:\winvox\treino), mas sim em pendrive, cujo caractere de acesso seja “F”. Nessa situação, a partir da pergunta “Dosvox: O que você deseja?”, o procedimento que produzirá a troca de diretório de trabalho para o pendrive é acionar

Alternativas

ID
2867905
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Um dos recursos utilizados para a inclusão dos deficientes visuais são os leitores de tela, softwares que fornecem informações por meio da síntese de voz sobre os elementos exibidos na tela do computador. Esses softwares interagem com o sistema operacional, capturando as informações apresentadas na forma de texto, transformando-as em resposta falada mediante um sintetizador de voz. Para navegar utilizando um leitor de tela, o usuário faz uso de comandos pelo teclado.

A respeito de alguns leitores de tela, julgue o próximo item.


Os leitores de tela Virtual Vision, Jaws, Orca e NVDA são softwares livres e de código aberto disponíveis para download gratuito na Internet.

Alternativas

ID
2867908
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Um dos recursos utilizados para a inclusão dos deficientes visuais são os leitores de tela, softwares que fornecem informações por meio da síntese de voz sobre os elementos exibidos na tela do computador. Esses softwares interagem com o sistema operacional, capturando as informações apresentadas na forma de texto, transformando-as em resposta falada mediante um sintetizador de voz. Para navegar utilizando um leitor de tela, o usuário faz uso de comandos pelo teclado.

A respeito de alguns leitores de tela, julgue o próximo item.


Entre os softwares leitores de tela Jaws, Virtual Vision, Orca e NVDA, apenas o Orca pode ser executado no sistema operacional Linux.

Alternativas

ID
2867911
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Um dos recursos utilizados para a inclusão dos deficientes visuais são os leitores de tela, softwares que fornecem informações por meio da síntese de voz sobre os elementos exibidos na tela do computador. Esses softwares interagem com o sistema operacional, capturando as informações apresentadas na forma de texto, transformando-as em resposta falada mediante um sintetizador de voz. Para navegar utilizando um leitor de tela, o usuário faz uso de comandos pelo teclado.

A respeito de alguns leitores de tela, julgue o próximo item.


A grande vantagem do NVDA sobre o Jaws é a não exigência de sua instalação no sistema, já que ele pode ser armazenado em pendrive, CD ou qualquer outra mídia removível.

Alternativas

ID
2867914
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Um dos recursos utilizados para a inclusão dos deficientes visuais são os leitores de tela, softwares que fornecem informações por meio da síntese de voz sobre os elementos exibidos na tela do computador. Esses softwares interagem com o sistema operacional, capturando as informações apresentadas na forma de texto, transformando-as em resposta falada mediante um sintetizador de voz. Para navegar utilizando um leitor de tela, o usuário faz uso de comandos pelo teclado.

A respeito de alguns leitores de tela, julgue o próximo item.


Criado pela empresa brasileira Micropower, o Jaws ainda é o único leitor de tela totalmente desenvolvido no Brasil.

Alternativas
Comentários
  • Errado. É um Software criado empresa norte-americana Freedom Scientific.


ID
3055447
Banca
FCC
Órgão
TCE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

O Capítulo VI do Decreto nº 5.296, de 2 de Dezembro de 2004, que trata do acesso à informação e à comunicação, estabelece que

Alternativas
Comentários
  • Decreto nº 5.296, de 2 de Dezembro de 2004

    ALTERNATIVA A:

    Art. 47. No prazo de até doze meses a contar da data de publicação deste Decreto, será obrigatória a acessibilidade nos portais e sítios eletrônicos da administração pública na rede mundial de computadores (internet), para o uso das pessoas portadoras de deficiência visual, garantindo-lhes o pleno acesso às informações disponíveis.

    § 2 Os sítios eletrônicos acessíveis às pessoas portadoras de deficiência conterão símbolo que represente a acessibilidade na rede mundial de computadores (internet), a ser adotado nas respectivas páginas de entrada.

    ALTERNATIVA B:

    Art. 60. Os programas e as linhas de pesquisa a serem desenvolvidos com o apoio de organismos públicos de auxílio à pesquisa e de agências de financiamento deverão contemplar temas voltados para tecnologia da informação acessível para pessoas portadoras de deficiência.

    ALTERNATIVAS C e E:

    Art. 48. Após doze meses da edição deste Decreto, a acessibilidade nos portais e sítios eletrônicos de interesse público na rede mundial de computadores (internet), deverá ser observada para obtenção do financiamento de que trata o inciso III do art. o 2 .

    ALTERNATIVA D:

    Art. 47. No prazo de até doze meses a contar da data de publicação deste Decreto, será obrigatória a acessibilidade nos portais e sítios eletrônicos da administração pública na rede mundial de computadores (internet), para o uso das pessoas portadoras de deficiência visual, garantindo-lhes o pleno acesso às informações disponíveis.

    § 3 Os telecentros comunitários instalados ou custeados pelos Governos Federal, Estadual, Municipal ou do Distrito Federal devem possuir instalações plenamente acessíveis e, pelo menos, um computador com sistema de som instalado, para uso preferencial por pessoas portadoras de deficiência visual.


ID
3137557
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Itapevi - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Segundo as Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG) 2.0, no desenvolvimento de conteúdo acessível para a Web, deve-se

Alternativas
Comentários
  • Diretriz 1.3: criar conteúdo que possa ser adaptado de diferentes maneiras, sem perder informação ou estrutura.

    2.2.3: A temporização não é parte essencial do evento ou da atividade apresentada pelo conteúdo, exceto para mídia sincronizada não interativa e eventos em tempo real.

    2.2.4: Interrupções podem ser adiadas ou suprimidas pelo usuário, exceto as que envolvam uma emergência.

    Diretriz 1.1: Fornecer alternativas textuais para qualquer conteúdo não textual...

  • ✅Gabarito(C) 

    Só complementando o comentário anterior...

    Alternativa B

    Diretriz 2.1 Acessível por Teclado : Fazer com que toda funcionalidade fique disponível a partir de um teclado.

    Fonte: Web Content Accessibility Guidelines (WCAG) 2.0

  • Resposta certa:  disponibilizar conteúdo textual como alternativa para conteúdo não textual, permitindo que ele possa ser adaptado para uma necessidade específica.


ID
3257827
Banca
FCC
Órgão
TRF - 3ª REGIÃO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

No contexto software versus ser humano, existem duas áreas em evolução: User Experience Design - UX, que se preocupa com o ponto de contato de um produto/serviço com as pessoas, e User Interface - UI. Apesar de estarem relacionadas, essas áreas são muito diferentes. No caso da UI, o primeiro ponto de avaliação do usuário e a maior influência para isso são

Alternativas
Comentários
  • Enquanto o UI guia o que o usuário deve fazer enquanto usa o site/app, o papel do UX é fazer com que a navegação seja agradável. UI deixa a navegação fácil de entender e ações simples de realizar. UI está fortemente relacionado a clareza.

  • O termo User Experience Design implica intenção de abranger todos os aspectos da experiência do usuario com o sistema, incluindo design industrial, design gráfico, interação física e manual.


ID
3576247
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Presidente Prudente - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

De acordo com as Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG 2.0), os quatro princípios que fundamentam a acessibilidade estabelecem que todos os sites acessíveis devem possuir conteúdo que seja

Alternativas

ID
3589804
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MS
Ano
2012
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Considerando as recomendações da W3C, assinale a opção correta, a respeito de acessibilidade na Web.

Alternativas

ID
3662962
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2013
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Uma GUI (Graphícal User Interface) deve ser amigável e facilitar a interação da aplicação com o usuário. Para ser amigável, uma GUI deve possuir as características listadas abaixo, EXCETO:

Alternativas

ID
3704311
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Ajustar o tamanho ou corpo da fonte é uma questão um tanto controversa. Em teoria, a Internet deveria ser um meio universal onde todos os tipos de usuários pudessem ter acesso às informações. Ao contrário de um meio impresso, no qual o leiaute e a tipologia são fixos, as páginas web devem adaptar-se para satisfazer as necessidades de todos os visitantes, de forma que os usuários com baixa acuidade visual, por exemplo, possam fazer ajustes na tipologia dos documentos da Internet para que
estes usuários sejam exibidos com um tamanho de fonte que esses usuários considerem legível. 

Lynch e Horton. Guia de estilo da Web. 2004, p. 128 (com adaptações).

A partir das informações do texto acima, julgue o seguinte item, acerca da tipologia de documentos na Web.

A legibilidade de um texto independe do sistema do computador do usuário.

Alternativas
Comentários
  • A legibilidade de um texto independe do sistema do computador do usuário.

    ERRADO!!!

    A depender do sistema pode vir fontes pré-instaladas diferentes. Existe no seu computador uma pasta chamada "Fontes". (Digite na pesquisa do seu sistema, ou menu iniciar que você verá)

    Exemplo prático: Esse usuário do link conseguia ver os textos em chinês em sites estrangeiros no Ubuntu 13.04, já no Debian, que é outro sistema operacional, não.

    Fonte: https://www.ti-enxame.com/pt/13.04/quais-fontes-estao-pre-instaladas-no-ubuntu-desktop/961524442/

    (Copie e cole o link acima no seu navegador para ver o que estou falando)

    Exemplo que aconteceu comigo:

    Desenvolvi um dashboard com uma fonte que não vem como padrão no windowns e quem acessava o dashboard via windowns (praticamente todos os usuários) viam a fonte diferente de mim. Então na minha tela estava tudo lindo, mas na tela dos usuários estava uma fonte completamente diferente, pois a fonte não vinha instalada por padrão no windowns.


ID
4184068
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Considere as seguintes afirmações sobre acessibilidade para Web, seguindo as recomendações (guidelines) WCAG 1.0 do W3C.


I. A recomendação 1 (guideline 1) enfatiza a importância de prover equivalentes textuais a todo conteúdo não textual (por exemplo imagens, áudio e vídeo).

II. Faz parte das recomendações (guidelines) a seguinte: projete para independência de dispositivo, de modo que o usuário possa interagir e ativar elementos da página via uma variedade de diferentes dispositivos (incluindo mouse, teclado e voz).

III. Uma recomendação (guideline) importante especifica que textos e gráficos sejam compreensíveis mesmo quando visualizados sem cor, ou seja, se somente cores forem usadas para diferenciar certas informações, certos dispositivos que não possuam cor ou tela não permitirão constatar esta diferença.


Quais estão corretas?

Alternativas

ID
4852144
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Ministério da Economia
Ano
2020
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Julgue o item a seguir, a respeito de e-Mag e padrões web, sob o ponto de vista das necessidades de acessibilidade e usabilidade. 


Para garantir que todos os recursos de tecnologia assistiva realizem a interpretação da informação, é importante utilizar os landmarks roles de ARIA, tais como navigation e banner, juntamente com os elementos estruturais do HTML 5, tais como <nav> e <header>.

Alternativas
Comentários
  • "As elementos estruturais do HTML HEADER, NAV, SECTION, ARTICLE, ASIDE e FOOTER já são interpretadas pela maioria dos leitores de tela. No entanto, é importante utilizar os landmarks roles de ARIA associados a elas, para garantir que todos os recursos de tecnologia assistiva realizem a interpretação da informação. Apesar de a informação ficar duplicada, os leitores de tela que reconhecem o HTML5 darão preferência ao HTML e, dessa forma, não irão ler duas vezes a mesma informação."

    Fonte: http://emag.governoeletronico.gov.br/


ID
4852243
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Ministério da Economia
Ano
2020
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Julgue o próximo item a respeito de Web writing e UX writing.


UX writing e Web writing possuem escritas e objetivos iguais, são apenas nomes ou termos populares no mundo front-end, mas com as mesmas finalidades. 

Alternativas
Comentários
  • Webwriting é redação para sites, portais e redes sociais. UX Writing é você pensar não em textos, mas expressões, termos, palavras, mergulhar no universo da fala e da escrita dos seus públicos, para usar essas partes como forma de orientação. Enquanto Webwriting conversa, o UX Writing orienta.

    Fonte: https://www.cesar.school/qual-a-diferenca-de-webwriting-e-ux-writing/


ID
4852246
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Ministério da Economia
Ano
2020
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Julgue o próximo item a respeito de Web writing e UX writing.


As habilidades principais que um designer de UX writer precisa ter incluem habilidades de escrita, estratégia de conteúdo, experiência de usuário, ferramentas de design, habilidades de comunicação, curiosidade e agilidade. 

Alternativas
Comentários
  • ✅Gabarito(Certo) 

    São da responsabilidade de uma UX Writer a redação, a revisão e a validação do conteúdo de emails, notificações, artigos de uma área de ajuda e outros tantos canais de comunicação com o usuário.

    A comunicação se tornou peça-chave para as empresas conseguirem um relacionamento melhor com seus consumidores. Não basta somente contar com ferramentas modernas para agilizar o atendimento, também é necessário tornar o conteúdo claro e objetivo. Esse cenário favorece a expansão do conceito de UX Writing.

    Fontes:

    https://brasil.uxdesign.cc/ux-writing-o-que-%C3%A9-e-por-onde-come%C3%A7ar-ace250650187

    https://mutant.com.br/blog/o-que-e-ux-writing-entenda-como-a-escrita-impacta-a-experiencia/


ID
4878814
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

As Recomendações de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG) 2.0, em seu item 1.1, recomenda que conteúdos disponibilizados pela Web devem:


Fornecer alternativas textuais para qualquer conteúdo não textual, permitindo que possa ser alterado, se necessário, para outros formatos como impressão com tamanho de fontes maiores, Braille, fala, símbolos ou linguagem mais simples.


O código com o qual o programador Web procurou atender a essa recomendação é

Alternativas
Comentários
  • A alternativa a possui um input com uma imagem e utiliza a propriedade alt="enviar" que possibilita aparecer esse texto alternativamente no lugar da imagem.

ID
5258419
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
APEX Brasil
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

A garantia de acesso facilitado a uma página web por qualquer pessoa, independentemente das suas condições físicas, considerando-se fatores como interação e conteúdo, refere-se ao conceito de

Alternativas
Comentários
  • A cola da questão está na pergunta: garantia de acesso facilitado...

    Letra B

  • Se pensar muito, erra!


ID
5258422
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
APEX Brasil
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

As Diretrizes de Acessibilidade para o Conteúdo da Web (WCAG – Web Content Accessibility Guidelines) recomendam que

Alternativas
Comentários
  • ✅Gabarito(C) 

    A) Alternativas em Texto - Fornecer alternativas textuais para qualquer conteúdo não textual.

    B) Alteração mediante solicitação - As alterações de contexto são iniciadas apenas a pedido do usuário, 

    C) Gabarito

    D) Captcha - Se a finalidade do conteúdo não textual for confirmar que o conteúdo está sendo acessado por uma pessoa e não por um computador, então devem ser fornecidas alternativas textuais que identificam e descrevem a finalidade do conteúdo não textual. Formas alternativas de CAPTCHA, que utilizam modos de saída para diferentes tipos de percepção sensorial, devem ser apresentadas para atender diferentes deficiências.

    Fonte: Web Content Accessibility Guidelines (WCAG) 2.0


ID
5315446
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Tendo por foco o tema Interface Homem-Máquina, o termo “User-Friendly” deve ser preocupação dos analistas de sistemas quando envolvidos na construção de softwares automatizados no desenvolvimento de projetos.
Nesse contexto, esse termo tem por significado:

Alternativas
Comentários
  • Resposta A

  • ✅Gabarito(A)

    User friendly

    Pode ser entendido como usabilidade amigável e é basicamente quando um software, interface ou funcionalidade tecnológica é fácil de ser usada. Quanto mais alta a usabilidade, mais simples a utilização. Podemos dizer que um software é user friendly quando o usuário consegue entender como funciona o mecanismo em questão de forma instantânea e intuitiva, sendo capaz de executar ações desde o primeiro contato com autonomia.

    Fonte: https://holmesdoc.com.br/o-que-e-user-friendly/

  • friend - amizade

ID
5315449
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

No que diz respeito à área da Interface Homem-Máquina, dois conceitos estão diretamente relacionados à construção de sites e portais para a Web. 

I. É o parâmetro que trata da disponibilidade de conteúdos e recursos de modo universal na internet, com o objetivo do conteúdo ser acessado, percebido, compreendido e receber interação de qualquer usuário com autonomia e sem barreiras. É, em essência, o respeito pela diversidade de usuários que há na internet e seus direitos ao acesso à informação.
II. É o parâmetro que define a facilidade com que as pessoas empregam uma ferramenta ou mesmo um objeto para realizar uma tarefa. É, em essência, a capacidade do sistema em fazer com que o usuário tenha sucesso na execução de suas tarefas. 

Os conceitos em I e II referem-se, respectivamente a:

Alternativas
Comentários
  • ✅Gabarito(B)

    Questão tranquila, segue mais algumas informações para agregar....

    Acessibilidade

    A acessibilidade à Web refere-se a garantir acesso facilitado a qualquer pessoa, independente das condições físicas, dos meios técnicos ou dispositivos utilizados.

    Usabilidade

    Usabilidade é uma medida do quanto um sistema computacional... Facilita o aprendizado; ajuda os aprendizes a se lembrarem daquilo que aprenderam; reduz a probabilidade de erros; permite que se tornem eficientes e os deixa satisfeitos com o sistema.

    Fontes: Engenharia de Software - Uma abordagem Profissional 7º Edição - Roger S.Pressman.

    Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico Versão 3.1