SóProvas


ID
868402
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

A respeito do Oracle 11g, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta letra "E", pois para otimização da estrutura do banco de dados oracle é possível a criação de indíces invisíveis.
  • Letra "E" é  correta.

    A partir do Oracle 11g permite a criação dos chamados índices invisíveis que permitem a você fazer as coisas realmente interessantes.


    Essa invisibilidade significa que o otimizador não leva em conta a existência desses índices para gerar planos de execução.
    Isso pode ser muito interessante em bases de dados de produção, por exemplo:
    No caso dos testes de novas taxas, sem afetar as demonstrações de aplicativos SQL que atacam o banco de dados, uma vez que pode ligar / desligar rapidamente.
    No caso de instruções SQL irá revelar certas aplicações, sem taxa, sem ter que largar o índice e recriar perder tempo.
    Embora permanecendo invisível índice é atualizado com as instruções DDL (inserir, atualizar ...), o que os torna perfeitos para este tipo de teste.
     
    Fonte: http://www.dataprix.net/pt-pt/blogs/oscarpt/oracle-11g-ndices-invis-vel

     

  • Prezados,
    Vamos aos comentários de todas as alternativas.
    a) No Oracle 11g, é possível, além de views, criar tabelas virtuais que são derivadas de expressões definidas a partir de funções PL/SQL próprias.
    Alternativa errada. Academicamente falando, views e tabelas virtuais são sinônimos. Vejamos a definição de Navathe : “... . Uma View não necessariamente existe em forma física; ela é considerada uma tabela virtual.”
    b) Para melhor o desempenho nas consultas a uma base de dados a partir do Oracle 11g, os dados, metadados e logs devem ficar necessariamente no mesmo tablespace.
    Alternativa errada. O Oracle armazena dados logicamente em tablespaces e fisicamente em arquivos de dados (datafiles). Não existe tal recomendação pela Oracle, pelo contrário , existe um mito no mundo Oracle que diz que separar dados e metadados em tablespaces diferentes pode otimizar consultas aos dados das tabelas envolvida.
    c) No Oracle 11g, a autenticação de usuários é realizada unicamente pelo próprio Oracle, por meio do Oracle Administrator Authentication.
    Alternativa errada. Existe no Oracle 11g também autenticação externa usando um método fora do banco de dados ( Sistema operacional, Kerberos ou RADIUS ) .
    d) O gerenciamento de memória do Oracle 11g é realizado unicamente no modo automático (automatic management memory) de forma que o system global area (SGA) atenda as necessidades de uma instância do program global area (PGA).
    Alternativa errada. Existe sim o modo automático de gerenciamento de memória , mas ele não é o único adotado no Oracle , podendo-se fazer o gerenciamento manual. Inclusive, se o gerenciamento manual de memoria estiver habilitado, a “forma  automática” irá lhe dar conselhos sobre o dimensionamento, cache , buffer , etc ...
    e) O Oracle 11g permite a criação de índices invisíveis que podem ser ignorados pelo otimizador (optimizer). Dessa forma, é possível testar a remoção de um índice antes de removê-lo.
    Alternativa correta. A partir do 11g , o oracle permitiu que os índices fossem marcados como invisíveis, eles são mantidos como um índice normal, mas são ignorados pelo otimizador de consultas, podendo esse ser sensibilizado se o parâmetro OPTIMIZER_USE_INVISIBLE_INDEXES for definido como TRUE. Os índices podem ser criados como invisíveis, usando a palavra-chave INVISIBLE, e sua visibilidade pode ser alterada usando o comando ALTER INDEX.
    Exemplo de criação de um índice invisível:
    CREATE INDEX ON (ID) INVISIBLE;
     
    Portanto, a alternativa correta para essa questão é a letra E.
    Fonte :
    - ELMASRI, R.; NAVATHE, S. R. Sistemas de Banco de Dados, 6ª ed
    - http://docs.oracle.com/cd/A97630_01/network.920/a96573/asokerb.htm