SóProvas


ID
868567
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Uma organização pública que se estruture de modo a privilegiar o aspecto organizacional, a meritocracia e a formalidade dos processos, objetivando a previsibilidade, sem oferecer remuneração variável ou se preocupar muito com o ambiente onde está inserida, é identificada como administração

Alternativas
Comentários
  • Uma organização pública que se estruture de modo a privilegiar o aspecto organizacional, a meritocracia e a formalidade dos processos, objetivando a previsibilidade, sem oferecer remuneração variável ou se preocupar muito com o ambiente onde está inserida, é identificada como administração.
    Poderia ocorrer uma dúvida entre administração burocrática e entre administração científica.
    Porém, na administração científica de Taylor, ele não gostava do método ( salário-hora) mais sim do método da produtividade, quem produz mais ganha mais, quem produz menos ganha menos, ou seja, a remuneração ela vária conforme o desempenho do funcionário. ( homo- economicus)


  • B) Correta. Administração Burocrática que tem como características, dentre outras, a meritocracia, a formalidade dos processos, hierarquia de autoridade, divisão do trabalho ( baseado na especificação funcioanl ), normas que controlam o comportamento do empregado, autoridade limitada ao cargo, gratificação diferenciada por cargo, disciplina racional, etc.
  • Palavra chave da questão: Formalidade dos Processos.

    A Teoria Burocrática, criada por Max Weber, tem como característica o Governo de Escritório ou seja excesso de formalismo, de papelório, racionalidade, impessoalidade, burocracia auto-referida. O homem organizacional. É uma administração Inflexivel, não se preocupa com o ambiente que está inserida.

    Bons Estudos 
  • Com todo respeito eu chamo a atençao de uma pequena correçao no comentario acima;
    O exesso de papelorio nao é uma caracteristica da burocracia, mas sim uma disfunçao dela.
  • Prezado leão aprecio seus comentários mas, uma disfunção é também uma característica . Ruim porém é uma caracterísitca.
  • Prezado Pablo, o Leão tem razão. Em qualquer material teórico sobre a Burocracia você vai encontrar a distinção entre características e disfunções. Características dizem respeito à descrição do modelo como ele foi idealizado, disfunções dizem respeito ao mau funcionamento do modelo quando aplicado à realidade, à prática. CUIDADO, porque esse tipo de confusão já foi objeto de "pegadinha" em várias questões de concurso.
  • Na  Q289337 tem um comentário de Beatriz que explica bem as diferenças entre as administrações
  • Item certo: letra B

    Comentário da colega, Beatriz Barbosa

    A) 1972 – Teoria da Contingência (Chandler e cia)
    Foco na Tecnologia. Agrega as características positivas das teorias anteriores. Nada é absoluto, tudo é relativo. Estrutura e hierarquia organizacional flexível e adaptável. Os cargos são continuamente modificados e redefinidos. Descentralização das decisões. Amplitude de comando do supervisor. Maior confiabilidade nas comunicações informais. Predomínio da interação lateral e horizontal. 

    B) 1906 – Teoria da Burocracia (Max Weber) - CORRETA
    Divisão do Trabalho,Especialização,Meritocracia,Divisão em equipes menores,regras – normas e procedimentos,diminuição da corrupção.

    C) 1951 – Teoria dos Sistemas (Bertalanfy)
    Organizações como sistemas abertos, influencias do mundo ao redor, influenciar o mundo a sua volta, efeito borboleta, visão sistêmica ou holística; os sistemas existem dentro de sistemas;as funções de um sistema dependem de sua estrutura. entropia(nível de desorganização) - todo sistema sofre deteriorização;


    D) 1902 – Administração Científica (Frederick Taylor)
    O ser humano como uma parte da máquina, foco na produtividade, Estudo dos Tempos e Movimentos. Ênfase nas Tarefas, uma boa administração deve pagar salários altos, e ter baixos custos de produção. A administração deveria aplicar métodos de pesquisas, para determinar a melhor maneira de executar tarefas.

    E) 1932 - Teoria das Relaçoes Humanas (Elton Mayo) 
    Motivação do ser humano, grupos formais x grupos informais, Estudos de Hawthorne, a integração social e comportamento social dos empregados; as necessidades psicológicas e sociais e a atenção para novas formas de recompensa e sanções não-materiais; o despertar para as relações humanas dentro das organizações; a ênfase nos aspectos emocionais e não-racionais do comportamento das pessoas;

     

  • meritocracia e a formalidade dos processos - principais características da BUROCRACIA

  • Noções de Administração Pública – Elisabete Moreira (CERS)

     

    Administração Pública Burocrática: Max Weber (+-1930 a 1990):

    Surge na metade do séc. XIX, estado liberal, com o desenvolvimento do capitalismo e da democracia;

    Pode ser entendido como dominação, poder, controle e alienação; poder racional-legal;

    Objetivava combater a corrupção e o nepotismo do estado patrimonial;

    Baseada no controle rígido dos processos e procedimentos, a priori;

    Parte-se da desconfiança prévia nos administradores públicos e nos cidadãos que a eles dirigem demandas;

    Qualidade fundamental: efetividade no controle dos abusos. 

     

    Administração Pública Burocrática: Max Weber - características

    • Caráter legal das normas;

    • Caráter formal das comunicações;

    • Divisão do trabalho;

    • Impessoalidade do relacionamento;

    • Hierarquização da autoridade;

    • Rotinas e procedimentos;

    • Competência técnica e mérito;

    • Especialização da administração;

    • Profissionalização;

    • Previsibilidade no funcionamento.

     

    Disfunções da Burocracia – Merton

    • Internalização das normas e exagerado apego aos regulamentos;

    • Excesso de formalismo e papelório;

    • Resistência a mudanças;

    • Despersonalização do relacionamento;

    • Categorização do processo decisório;

    • Superconformidade às rotinas e procedimentos;

    • Exibição de sinais de autoridade;

    • Dificuldades com clientes;

    • Consequência indesejável: imprevisibilidade do funcionamento.

  • Gabarito: B

    São características da burocracia: formalismo, impessoalidade, meritocracia, hierarquia, divisão do trabalho, especialização, profissionalização, caráter legal das normas e formal da comunicação. 

  • a) Errada: o modelo contingencial salienta que não há nada de absoluto nas organizações, tudo varia de acordo com as situações. 

    c) Errada: a abordagem sistêmica se baseia na compreensão da dependência recíproca de todas as disciplinas, ou seja, a integração sistemática entre diversas disciplinas.

    d) Errada: a administração científica surgiu dos ensinamentos de Taylor como uma forma de diminuir os desperdícios e aumentar a eficiência a partir das tarefas (nível operacional). Tinha como princípio a divisão do trabalho dos operários (especialização).

    e) Errada: a teoria das relações humanas surge da necessidade de corrigir a tendência à desumanização do trabalho advinda dos princípios da Administração Científica. Nesse contexto, esta teoria aplica os novos conceitos das ciências humanas aplicadas às organizações indústriais.

  • "sem oferecer remuneração variável ou se preocupar muito com o ambiente onde está inserida"

    Creio que essa é a parte que gerou dúvidas. Eu compreendi da seguinte maneira: a remuneração variável estaria mais ligada ao gerencialismo, que remuneraria o servidor pelo desempenho (por produtividade - mais semelhante à administração privada), enquanto que na burocracia a remuneração teria um critério mais objetivo e seria mais previsível (a remuneração é x, se tiver especialização ganha +y, etc)

    Sem se preocupar com o ambiente: no caso, porque como a burocracia segue um padrão, um modelo, não importa o órgão, sempre irá seguir a mesma forma.

    Bom, foi esse meu raciocínio. Qualquer erro, me avisem!

    gab: b