SóProvas


ID
868579
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Se, visando uma gestão de resultados, uma organização pública realizar uma análise SWOT cujo resultado revele a existência de servidores sem capacitação para o atendimento ao cidadão com base em pressupostos de excelência, essa falta de capacitação, conforme a nomenclatura da análise em questão, corresponderá a uma

Alternativas
Comentários


  • Se, visando uma gestão de resultados, uma organização pública realizar uma análise SWOT cujo resultado revele a existência de servidores sem capacitação para o atendimento ao cidadão com base em pressupostos de excelência, essa falta de capacitação, conforme a nomenclatura da análise em questão, corresponderá a uma

    Analise SWOT.
    ambiente interno- controlável- Forças e Franquezas.
    ambiente externo- incontrolável- oportunidades e ameaças.
    Servidores sem capacitação, ambiente interno da empresa, para a empresa resolver esse problema, basta implementar programas de capacitação nos quadros de pessoais, ou seja, a administração pode muito bem resolver esse problema é um aspecto controlável.
    ou é força ou é fraqueza, por ser um aspecto negativo que poderá prejudicar a empresa se trata de uma fraqueza.

  • Segundo Oliveira (2011), Pontos Fracos (Fraquezas) São as variáveis internas e controláveis que provocam uma situação desfavorável para a organização, em relação a seu ambiente.
  • Alternativa C

    Pois trata-se de uma variável interna e controlável.
  • Fraquezas e Oportunidades - Desenvolver estratégias que minimizem os efeitos negativos dos pontos fracos e que em simultâneo aproveitem as oportunidades detectadas.


    Fraquezas e Ameaças - As estratégias a adotar devem minimizar ou ultrapassar os pontos fracos e, tanto quanto possível, fazer face às ameaças


    Fortaleza e Fraqueza -> É feito em torno de análise interna da organização.


    FRAQUEZAS: variável interna | controlável

  • ALTERNATIVA CORRETA: Letra "C" - (responde as demais alternativas).

     

    Se os servidores não estão capacitados para o atendimento do cidadão, é uma falha do ambiente interno da empresa, sendo então uma fraqueza.

     

    Obs.: Uma ferramenta muito utilizada para o diagnóstico organizacional é a análise SWOT, ideal para construir um mapa situacional, com base na identificação das FORÇAS e FRAQUEZAS da organização e das OPORTUNIDADES e AMEAÇAS existentes no ambiente.

     

    Fonte: Giovanna Carranza.

  • ''servidores sem capacitação'' --> VARIÁVEL CONTROLÁVEL DO AMBIENTE INTERNO. FRAQUEZA.

     

     

     

    GABARITO ''C''

  • Análise SWOT >>>> F O F A

    A análise swot (FOFA) consiste em uma ferramenta própria para a elaboração do planejamento ESTRATÉGICO / INSTITUCIONAL.

    FORTALEZAS: variável interna | controlável

    OPORTUNIDADES: variável externa | não controlável

    FRAQUEZAS: variável interna | controlável

    AMEAÇAS: variável externa | não controlável

    Fortaleza + Oportunidade ---> estratégia de DESENVOLVIMENTO/ALAVANCAGEM

    Fortaleza + Ameaça ---> estratégia de MANUTENÇÃO

    Fraqueza + Oportunidade ---> estratégia de CRESCIMENTO

    Fraqueza + Ameaça ---> estratégia de SOBREVIVÊNCIA

  • GABARITO: LETRA C

    Análise SWOT é uma ferramenta de gestão que serve para fazer o planejamento estratégico de empresas e novos projetos. A sigla SWOT significa: Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças) e também é conhecida como Análise FOFA ou Matriz SWOT.

    Análise SWOT, ou FOFA, é uma ferramenta de planejamento estratégico na gestão de projetos, usada para analisar cenários e embasar a tomada de decisões. Ela costuma ser usada pelas empresas antes de implementar algum projeto de impacto para o negócio. A análise proporciona um diagnóstico completo da situação da própria empresa e dos ambientes que estão no seu entorno, de maneira que ajude a correr menos riscos e aproveitar as oportunidades.

    As forças e as fraquezas se referem à análise interna, ou seja, os pontos positivos e negativos da empresa ou do projeto que se quer implementar.

    São fatores que, em sua maioria, estão sob controle da empresa e podem ser modificados por ela, diferentemente do ambiente externo, que é analisado nas oportunidades e ameaças. Elas englobam a análise de mercado, concorrentes, fornecedores e até o macroambiente político, econômico, social e cultural.

    FONTE:https://rockcontent.com/blog/como-fazer-uma-analise-swot/