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ID
86866
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2003
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Não podemos comparar o mundo do final do breve
século XX ao mundo de seu início, em termos de
contabilidade histórica de mais e menos. Tratava-se de um
mundo qualitativamente diferente em pelo menos três
aspectos.

Primeiro, ele tinha deixado de ser eurocêntrico.
Trouxera o declínio e a queda da Europa, ainda centro
inquestionado de poder, riqueza, intelecto e civilização
ocidental quando o século começou. A segunda
transformação foi mais significativa. Entre 1914 e o início
da década de 1990, o globo foi muito mais uma unidade
operacional única, como não era e não poderia ter sido em
1914. Na verdade, para muitos propósitos, notadamente em
questões econômicas, o globo é agora unidade operacional
básica, e unidades mais velhas como as economias
nacionais, definidas pelas políticas de Estados territoriais,
estão reduzidas a complicações das atividades
transnacionais. A terceira transformação, em certos
aspectos a mais perturbadora, é a desintegração de velhos
padrões de relacionamento social humano, e com ela, aliás,
a quebra dos elos entre as gerações, quer dizer, entre
passado e presente.

Eric Hobsbawm. Era dos extremos: o breve século XX (1914-1991).
São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 23-4 (com adaptações).

A partir da análise contida no texto acima, julgue os itens
seguintes, relativos ao processo histórico do mundo
contemporâneo.

A "desintegração de velhos padrões de relacionamento social", mencionada no texto e característica marcante do atual momento histórico, pode ser representada, entre outros possíveis aspectos, pela erosão das sociedades e religiões tradicionais, pelo fim da utopia pregada pelo socialismo real e pela exacerbação de um individualismo associal absoluto.

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia dizer porque a questão está correta ao mencionar uma "erosão das religiões tradicionais"? O Islamismo, por exemplo, é uma religião tradicional e continua em expansão.
  • Também não entendi esse gabarito. Mais do que a questão da "erosão das religiões tradicionais", o que me incomodou foi a "exacerbação de um individualismo associal absoluto". Que absurdo! O mundo nunca teve tantas ONGs ligadas a causas sociais, ou tantas pessoas engajadas nessas causas, só para citar um exemplo. As pessoas continuam sendo seres sociais, são membros de religiões, torcidas organizadas, grupos de apoio, etc. Não tem como falar em individualismo associal absoluto. 
    (Veja como divulgar a Campanha Nota Justa)
  • Segundo Hobsbawn, a terceira transformacao "ficou muito evidente nos países mais desenvolvidos da versao ocidental de capitalismo, onde predominam os valores de um individualismo associal absoluto, tanto nas ideologias oficiais como nas nao oficiais, embora muitas vezes aqueles que defendem esses valores deplorem suas consequencias sociais. Apesar disso, encontravam-se as mesmas tendências em outras partes, reforcadas pela erosao das sociedades e das religioes tradicionais e também pela destruicao, ou autodestruicao, das sociedades do "socialismo real". Essa sociedade, formada por um conjunto de indivíduos egocentrados, sem outra conexao entre si, em busca apenas da própria satisfacao (o lucro, o prazer ou seja lá o que for), estava sempre implícita na teoria capitalista".

    Este trecho esta no livro Era dos Extremos, páginas 24 e 25 e é a continuacao do texto apresentado na questao.

    PS: Meu teclado nao tem til nem cê-cedilha. Desculpem os erros.