SóProvas


ID
868777
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Assinale a opção que apresenta o nome do equipamento de interligação de redes que pode prestar serviços de DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol).

Alternativas
Comentários
  • Pessoal a questão pede o "equipamento de interligação de redes" Não entendi existe algum "equipamento" de informática chamado "Gateway" sei que preciso estudar mais, mas nunca ouvi falar que gateway é equipamento, pra mim ele é software.

    Alguem pode me explicar? Grato.


  • Gateways são equipamentos que interligam redes com protocolos diferentes. Respondia a letra B, pois um roteador tem o serviço DHCP e tabem interligação de redes. Não entendi a resposta da banca.
  • É brincadeira uma questão dessa não ter sido anulada, pois ela pede o nome de um equipamente de rede que pode prestar serviço de DHCP, existem roteadores que tem este serviço, bem como  switchs de camada 3, sendo que os dois podem ser considerado gateway da rede, como o colega comentou, não é o nome de um equipamente, gateway é a função que e exercida na rede.
  • Pessoal, conceitualmente um gateway atua em todas as camadas do modelo OSI, e é um dispositivo de interligação de redes, já o roteador conceitualmente é um dispositivo que atua até a camada 3. O que nos deixa confusos é saber que na prática os roteadores também oferecem o serviço  de DHCP, porém isso é um Plus e não uma função especifica do roteador.
    O serviço DHCP permeia por diversas camadas do modelo OSI, porém algumas literaturas associam o serviço DHCP a camada de aplicação e das opções disponíveis o único dispositivo que atua na camada de aplicação é o gateway.
  • Concordo com o colega Thiago. Entretanto, a questão é bem clara. Pede o NOME DO EQUIPAMENTO de interligação de redes QUE PODE prestar serviços de DHCP. Gateway é um conceito, não o nome de um equipamento. A questão é confusa e ambigua, o que inviabiliza uma resposta objetiva e leva o candidato à confusão e ao erro. Deveria ser anulada.
  • Pessoal eu nem entrei no mérito da questão para ficar analisando se o Gateway é ou não equipamento de interligação de redes... Raciocinei consoante o Thiago. Como o DHCP está presente na camada 7 (aplicação) e nessa camada o gateway pode atuar, marquei-o.
    Alternativa: E
  • Eu tenho que desaprender tudo que eu sei de redes para responder uma questão dessas...
  • Prezados,

    Um gateway é um dispositivo utilizado para comunicação entre diferentes protocolos e plataformas, atua na camada 7 do modelo OSI e é especifico para cada aplicação.

    Dentre os equipamentos apresentados, o único que pode prestar serviços de DHCP é o gateway, pois o roteador opera na camada 3, o switch opera na camada 2, o cabo de fibra ótica apenas transmite feixes de luz , e um conector RJ 45 não passa de um pedaço de acrílico.

    Portanto, alternativa correta é a letra E


  • a questão pede "o nome do equipamento". Pede a banca para ir em uma loja e falar, quanto que custa um gateway?

  • Eu IMAGINO que a banca tirou este conceito de um artigo do Guia do Hardware: http://www.hardware.com.br/termos/gateway.

    Neste artigo tem um trecho que diz: "O endereço do gateway deve ser informado nas propriedades de rede, mas numa rede onde as estações estão configuradas para obter seus endereços automaticamente é possível configurar o servidor DHCP para enviar o endereço do gateway automaticamente."

  • E eu jurando que era Roteador.

    Questão bem confusa, deveria ser anulada.

  • Questão controversa:


    http://www.itnerante.com.br/group/redesdecomputadores/forum/topics/tre-ms-quest-o-sobre-dhcp?xg_source=activity


  • Foda foi chamar gateway de equipamento

  • Os dispositivos presentes em cada camada são:

    Camada de Aplicação: [Gateway de aplicação]

    Camada de transporte: [Gateway de transporte]

    Camada de rede: [Roteador]

    Camada de enlace de dados: [Ponte, switch]

    Camada física: [Repetidor, hub]

    DHCP = camada de aplicação = gateway

    Tanto o Roteador quanto o Gateway tem essa capacidade. O problema é que o elaborador foi com aquela mentalidade de que Roteador só vai até a camada 3, o que não é verdade no mundo real. 

  • Router antigamente era chamado de gateway, mas colocando os 2 nomes na mesma questão, não me faz crer que esteja desatualizada, o Router tem a função de um gateway nesse sentido, bobos são os que não tiveram bons recursos com essa questão.

  • ACERTOU O CARALHO, O CERTO E ROTEADOR.

  • Gateways são componentes indispensáveis para alcançar as comunicações entre terminais ligados a redes heterogêneas que usam protocolos diferentes. São equipamentos que podem ser um computador com duas (ou mais) placas de rede, ou um dispositivo dedicado, cujo objetivo é permitir a comunicação entre duas redes com arquiteturas diferente, como também compartilhar uma conexão com a Internet entre várias estações. Esse equipamento permite traduzir os endereços e os formatos de mensagens presentes em redes diferentes.

  • e-

    gateway designa um componente (sw ou hw) que estabelece conexao entre 2 sistemas, indicando trafego de dados, tratando seu processamento pelo modelo OSI. 

  • Vamos lá analisar a polêmica:

    Segundo [1] existem muitas redes no mundo, com freqüência apresentando diferentes tipos de hardware e software. Normalmente, as pessoas conectadas a redes distintas precisam se comunicar entre si. Para que esse desejo se torne uma realidade, é preciso que se estabeleçam conexões entre redes quase sempre incompatíveis, às vezes por meio de máquinas chamadas gateways, que estabelecem a conexão e fazem a conversão necessária, tanto em termos de hardware quanto de software.

    Já para [2], o termo gateway usado pelo UNIX é sinônimo de roteador, sendo um dispositivo usado para interligar duas redes distintas que usam protocolos de comunicação diferentes.

    Porém, o que a questão coloca é que há gateways, como equipamento de interligação de redes, que podem prestar serviços de DHCP. Toda a frase, exceto a última parte, está certa(não há nada de errado com o termo equipamento, conforme eu citei acima, onde[1] define-o como uma máquina).

    Mas o que me causa estranhesa é um gateway ter essa função, de servidor DHCP, onde ele(o gateway), reserva, aluga e atribui IPs dinâmicos aos clientes quando estes se conectam.

    Alguém poderia citar um exemplo comercial de um gateway com essa função. Nâo conheço nenhum exceto os servidores DHCPs tradicionais.

    Fonte:

    [1] Tanenbaum, Redes, 5ed

    [2] Forouzan, comunicação de dados.

  • GABARITO E!

    .

    .

    MAIOR COME O MENOR, JÁ DIZIA ALBERT EINSTEIN.

  • Entendo que essa questão deveria ser anulada, tendo em vista que ela tem mais de uma resposta.

    O roteador também pode prestar serviços de DHCP.

    Fonte: Estratégia