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ID
868786
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Na arquitetura cliente-servidor, é característica de um servidor

Alternativas
Comentários
  • Sem muitas palavras!
    O servidor está para, apenas, receber (request) e responder (response) as solicitações dos clientes, cujo são os que fazem as requests (requerimentos).
  • a) correta
    Servidor é um computador que fornece serviços a uma rede de computadores. Esses serviços podem ser de diversas natureza, por exemplo, servidor de arquivos, servidor de correio eletrônico ou servidor web. Os computadores que acessam os servidores são chamados de clientes ou estações. Na arquitetura cliente-servidor, é característica de um servidor, receber e responder solicitações.
  • Ok, de fato, a opção a) é indubitável, mas ninguém estranhou a opção d) ?  Executar o software (ou seja, responder uma solicitação) apenas quando for chamado (ou seja, receber uma solicitação). Software é tanto quanto genérico, podendo se referir a um software que é o serviço do servidor e normalmente é executado apenas se solicitado, para não desperdiçar recurso. Apenas ponderando, alguém poderia explicar o erro?
  • abrangindo melhor a definição da arquitetura cliente-servidor qualquer serviço onde acontece troca de comunicação, presenciando uma socilicitação e uma resposta para tal, podendo ser hardware, softwares entre outros é considerada uma arquitetura cliente-servidor. A letra "d" não corresponde tal troca de informação de cliente-servidor, apenas servidor-servidor, isso não faz parte desse paradigma.

    veja no caso do http que faz parte da arquitetura cliente-servidor

    O HTTP (Hyper Text Transfer Protocol ) é um protocolo de transferência de camada de aplica
    ção utilizado em toda a Web. Ele é implementado em dois programas: um cliente e outro
    servidor, e por isso é classicado como aplicação cliente-servidor. Esses dois programas,
    executados em sistemas nais distintos, conversam entre si por meio de troca de mensagens
    HTTP. O HTTP especica as mensagens que os clientes podem enviar aos servidores e, que
    respostas podem receber.
    Tipicamente, um cliente entra em contato com um servidor por meio de uma conexão TCP
    (protocolo de camada de transporte) utilizando a porta 80 (primária) ou 8080 (alternativa)
    da máquina servidora. Desta forma, as trocas de mensagens são realizadas de forma orientada
    à conexão. A vantagem de se usar o protocolo TCP é que nem os clientes nem os
    servidores precisam se preocupar com as mensagens perdidas, mensagens duplicadas, mensagens
    longas de confirmação. Tudo isso é tratado pelo protocolo TCP.

    Espero que entendam que servidores não é algo monstruoso ou potente, apenas qualquer hardware ou software que responda a solicitação ou forneça serviço, já é considerado o servidor, pode ser até um hardware minúsculo ao olho humano.
  • Em uma arquitetura cliente servidor vemos que há dois processos envolvidos, um na máquina cliente e um na máquina servidora. A comunicação toma a forma do processo cliente enviando uma mensagem pela rede ao processo servidor. Então, o processo cliente espera por uma mensagem em resposta. Quando o processo servidor recebe a solicitação, ele executa o trabalho solicitado ou procura pelos dados solicitados e envia de volta uma resposta.

    Portanto, alternativa correta é a letra A


  • GABARITO: A

     

    Obs.: Este modelo também pode ser atribuído como modelo de comunicação de perguntas e respostas.

  • Yuri, acredito que a banca considerou a alternativa D como errada pela definição de 'software':

    Software

    substantivo masculino

    1.

    conjunto de componentes lógicos de um computador ou sistema de processamento de dados; programa, rotina ou conjunto de instruções que controlam o funcionamento de um computador; suporte lógico.

    2.

    p.met. todo programa armazenado em discos ou circuitos integrados de computador, esp. destinado a uso com equipamento audiovisual.

    Provavelmente, eles consideraram software como algo específico fora do escopo das requisições de clientes por páginas (receber e responder solicitações), o que eu concordo.

    Vamos na fé.

  • a-

     

    Cliente-servidor - a arquitetura mais citada para sistemas distribuídos. A mais importante e empregada atualmente. Os termos “invoca” e “resultado” rotulam as mensagens, que poderiam ser pedido e resposta, ou remessa e retorno.

     

    No modelo cliente-servidor, podem ser integrados desde o menor PC até o maior Mainframe, permitindo constantes crescimento incremental Um computador inicialmente alocado como servidor pode ser substituído por outro maior, passando ser cliente em outra aplicação.

     

    Hardware cliente-servidor - computadores que se usam serviços e dados de outros que administram e disponibilizam esses serviços e
    dados. Todos os computadores interconectam por rede local ou remota, não importando a tipologia ou o protocolo utilizado na comunicação.


    Software Cliente/Servidor - garante que toda aplicação pode utilizar os recursos da rede, com definida comunicação.

  • a!

    O que ocorre é que algumas palavras em informática tem vários sentidos. Por exemplo bridges, enlaces, links, pontes, servidores, ip.

    Sobre servidores: na verdade, em uma rede local, de uma casa, uma família, não há um computador servidor. Ali, a arquitetura é ponto a ponto. Não ha hierarquia entre computadores da sala com o do quarto, por exemplo. Não ha um computador ou software administrador de rede, não ha cabeamento de interligações, senhas de acesso. Isso é uma arquitetura ponto a ponto. Porém, quando acessamos internet, automaticamente somos clientes, e os sites que usamos são servidores.

    então ha que se pensar em:

    servidor local: aquele usado em empresas, detentor de dados.

    e

    servidores da wide área network = serviços que usamos na internet.

  • a!

    O que ocorre é que algumas palavras em informática tem vários sentidos. Por exemplo bridges, enlaces, links, pontes, servidores, ip.

    Sobre servidores: na verdade, em uma rede local, de uma casa, uma família, não há um computador servidor. Ali, a arquitetura é ponto a ponto. Não ha hierarquia entre computadores da sala com o do quarto, por exemplo. Não ha um computador ou software administrador de rede, não ha cabeamento de interligações, senhas de acesso. Isso é uma arquitetura ponto a ponto. Porém, quando acessamos internet, automaticamente somos clientes, e os sites que usamos são servidores.

    então ha que se pensar em:

    servidor local: aquele usado em empresas, detentor de dados.

    e

    servidores da wide área network = serviços que usamos na internet.