SóProvas


ID
869284
Banca
ESPP
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Civil
Assuntos

Considerando a teoria do Direito Civil acerca das locuções "direito objetivo" e "direito subjetivo", assinale a aiternativa incorreta:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa Incorreta é a letra B

    Segundo a professora Maria Helena Diniz:  "O Direito objetivo é o complexo de normas jurídicas que regem o comportamento humano, de modo obrigatório, prescrevendo uma sanção no caso de sua violação. O Direito Subjetivo para Goffredo Telles Jr , é a permissão dada por meio da norma jurídica, para fazer ou não fazer alguma coisa, para ter ou não ter algo, ou, ainda, a autorização para exigir, por meio dos órgãos competentes do poder público ou por meio de processos legais, em caso de prejuízo causado por violação de norma, o cumprimento da norma infringida ou a reparação do mal sofrido. P.ex :são direitos subjetivos as permissões de casar e constituir família...." (Diniz, Maria Helena. Curso de direito civil brasileiro. São Paulo, Saraiva, 2012, vol 1 pág 24)
  • A alternativa "B" está incorreta, pois houve uma inversão dos conceitos:

    O Direito Objetivo  que

    É o Direito como regra obrigatória ou como um conjunto de regras obrigatórias que a todos se dirige e a todos vincula, ou seja, é a norma de comportamento a que o indivíduo deve se submeter (norma de ação ou de conduta). O Direito Objetivo é que designa o Direito enquanto regra “jus est norma agendi”.   Já o Direito Subjetivo

    É a faculdade, derivada do Direito Objetivo, ou seja, o poder reconhecido ao titular do direito de exigir de uma pessoa uma prestação capaz de satisfazer a um interesse legítimo – “jus est facultas agendi”.

    Fonte:http://www.univercidade.br/cursos/graduacao/direito/pdf/sumulasdeaulas/TEORIA_GERAL_DO_DIREITO_CIVIL.pdf
  • Visto como um conjunto de normas que a todos se dirige e a todos vincula, temos o "direito subjetivo" 

    Errado porque o direito subjetivo pode ser relativo ou absoluto.
    Se a prerrogativa de exigir um determinado comportamento for exercida em face de pessoa determinada, o direito subjetivo é relativo (ex: crédito)
    Se for exigível de toda a coletividade, será absoluto. (ex: direito à propriedade)

  • GABARITO B


    Direito Subjetivo (facultas agendi) é a permissão dada por meio da norma jurídica, em face dos demais membros da sociedade. São próprias das pessoas que as possuem, podendo ser ou não usadas por elas.

    Por exemplo: as permissões de casar e constituir família; de adotar pessoa com filho; de ter domicílio inviolável; de vender seus pertences etc.


    Direito Objetivo é o conjunto de normas jurídicas que regulam o comportamento humano, de modo obrigatório, estabelecendo uma sanção no caso de sua violação (jus est norma agendi).


    Fonte: Profa. Aline Baptista Santiago (Estratégia concursos)