-
Correto.
b) As ações afirmativas, a exemplo da reserva de cotas nas universidades, empresas e concursos públicos, estabelecem tratamento distinto a setores da sociedade historicamente discriminados.
-
como a questão B pode ser a certa, não existe cotas em empresas.
-
A ERRADA => Logo depois da Lei Áurea, muitos negros ainda foram perseguidos e mortos.
B CERTA
C ERRADA => Claro que tem a ver com a baixa taxa de fecundidade.
D ERRADA => Existem muitas desigualdade ainda entre brancos e negros, infelizmente.
E ERRADA => As cotas raciais nas universidades são exemplos de que a maioria são pessoas brancas.
OBS: Foi a forma como eu interpretei. Fiquem à vontade para questionarem.
Bons estudos!
-
Existem sim, Breno: Em 2009, A CDH (Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa) do Senado aprovou o projeto de lei que reserva para afro-brasileiros 46% das vagas em empresas com mais de 200 empregados e 20% dos cargos em comissão do grupo de DAS (Direção e Assessoramento Superiores) da administração pública.
-
Questão duplicada. Comentário de professor do QC na questão Q288033
-
e) A má qualidade do ensino público e a concentração de renda são os principais argumentos dos defensores das cotas racionais nas universidades.
Alternativa E está errada porque o ensino público que compreende da educação básica ao ensino superior com as sucessórias possibilidade de pós-gradução stricto sensu não tem má qualidade como um todo. A educação básica pública que em boa parte é ruim, devido a greve, poucos investimentos na carreira e formação do professor e a nãovalorização da sala de aula como um espaço de emancipação social e econômica.
Ou seja, má qualidade de formação na base da educação implica na dificildade de acesso da massa nas universidades públicas e gratuitas, que em sua maioria são frequentadas pela elite com formação predominante em instituições de educação básica privadas ou em colégios militares, por exemplo.