SóProvas


ID
870703
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca dos princípios arquivísticos, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • O artigo aborda a os princípios teóricos arquivísticos, suas características e como estes influem na formação, organização e preservação dos documentos acumulados por uma instituição.
    A teoria arquivística é regida por princípios teóricos, dentre os quais, destacamos o princípio doRespeito aos Fundos ou Proveniência, que também pode ser chamado de Indivisibilidade ou Integridade, no qual considera-se fundo o arquivo acumulado por uma instituição ou pessoa ao longo de sua existência e durante a realização de suas atividades, conjunto este que não deve mesclar-secom de outras instituições, preservando sua origem além de outros considerados importantes, os quais serão mencionados neste artigo.
    Com relação ao parágrafo anterior, apesar de terem o mesmo objetivo de não mesclarem-se a outros conjuntos documentais acumulados, vale ressaltar as características de cada princípio mencionado acima.
    O Princípio do Respeito aos Fundos, preconiza que o conjunto de documentos produzidos/acumulados/recebidos no exercício de atividades de uma instituição/pessoa não poderá ser arranjado com outros documentos de outras instituições, mesmo que de mesma tipologia ou que lhes sejam afim, pois a informação se perderá.
    O Princípio da Proveniência está ligado à origem do documento, ou seja, mesmo com a mesma tipologia, tratando de um mesmo assunto, há que se respeitar a origem do documento – é um princípio intimamente ligado ao organograma da instituição, ou seja, o organograma mostra a estrutura da instituição, os órgãos que a compõem e suas ligações, relações e hierarquia.

    FONTE: http://www.euvoupassar.com.br/?go=artigos&a=tBI4iOeG2Wr_HzpWvhEVaUzD3R26x-X_xh0bMOfhdZo~
  • a) O princípio da territorialidade desconsidera o contexto de produção dos documentos.
    Quem descondisera o contexto da produção dos documentos é o princípio da PERTINÊNCIA ( ou temático) segundo o qual os documentos deveriam ser reclassificados por assunto sem ter em conta a proveniência e a classificação original.
    b) A proveniência determina que os fundos de arquivo podem ser reunidos em um único arquivo.
    ERRADO, o certo princípio da unicidade, o documento dever ser único, porém, podems ser produzidos sob um número de cópias limitado.           
    c) De acordo com o respeito à ordem original, não é possível redefinir a ordem primitiva dos documentos.
    Errado, o certo seria de acordo o princípio da Custódia Intacta ou Santidade ou Ordem Original, estabelece que deve-se manter a ordem de acumulação dos papéis na primeira e segunda idades
    d) CORRETO.
    e) Os princípios da proveniência e da pertinência têm o mesmo sentido, que é respeitar a origem dos documentos.
    PERTINÊNCIA ( ou temático) segundo o qual os documentos deveriam ser reclassificados por assunto sem ter em conta a proveniência e a classificação original, logo não tem o mesmo sentido que o princípio da proveniência.









  • GABARITO D

    Vamos a um preve comentário sobre esse assunto que cai bastante em provas.
    Para isso vamos para um preve resumo sobre alguns princípios arquivistas.


    O princípio da proveeniência ou respeito aos fundos fala que o arquivo produzido (por entidade coletiva, pessoa ou família) não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras. Por esse princípio os arquivos devem ser organizados em obediência à competência e às atividades da instituição ou pessoa legitimante responsável pela produção, acumulação ou guarda dos documentos.

    Outro princípio que cai bastante em prova é o da organicidade. Segundo esse princípio, os documentos de arquivo mantêm estreita relação com os demais documentos pertencentes ao conjunto e com a entidade que os acumula.

    Também temos o princípio da unicidade, os documentos de arquivo conservam seu caráter único, em função do contexto em que foram produzidos.

    E, por fim, o princípio do respeito à ordem original, segundo o qual, os documentos devem ser mantidos no arquivo na mesma ordem que lhe foi atribuída nos setores que os criatam. 

    Sei que existem outros princípios, mas esses foram os que ví sendo mais  utilizados pela banca CESPE.
    Bons estudos a todos.
    Fiquem com Deus
  • # Princípios Arquivísticos
     
    - Organicidade: As relações administrativas espelham-se nos conjuntos documentais. Documentos de arquivos refletem as atividades/estruturas de uma pessoa ou entidade;
    - Unicidade: Os documentos de arquivo preservam seu caráter único, em função de seu contexto de produção.
    - Indivisibilidade ou integridade arquivística: Os fundos devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou acréscimo indevido. 
    - Cumulatividade: O arquivo é uma formação orgânica, progressiva e natural.
    - Respeito à ordem original ou primitiva: O arquivo deveria conservar a ordenação original dada pela entidade, pessoa ou família que o produziu.
    - Pertinência/ ou temático: Mais teórico, não se aplica. Contrário ao Princípio da Proveniência, onde os documentos deveriam ser reclassificados, sem levar em conta a proveniência.
    - Reversibilidade: Todo procedimento ou tratamento empreendido em arquivos pode ser revertido, se necessário. Utilizado na restauração.
    - Proveniência Territorial (ou Territorialidade): Os arquivos deveriam ser conservados em serviços de arquivo do território no qual foram produzidos, excetuados os documentos elaborados pelas representações diplomáticas ou resultantes de operações militares.  
    - Proveniência (ou Princípio de Respeito aos Fundos): Fundo, significa o conjunto de documentos de alguém, ou seja, não se deve misturar documentos de entidades distintas. Chamado também de princípio fundamental da arquivologia.
    - Proveniência Funcional:  Com a transferência de funções de uma autoridade para outra como resultado de mudança política ou administrativa, documentos relevantes ou cópias são também transferidos para assegurar a continuidade administrativa. Também chamado pertinência funcional
     
    Fonte:
    - Aula Arquivologia : Prof. Darlan Eterno
    - Livros:
    Arquivologia para Concursos : Renato Valentini
    Arquivos Permanentes : Belloto 
  • Não entendi o erro da Letra D pois o Princípio da Ordem Original, Integridade Intacta ou Santidade não é o que impede que se modifique a ordem dos documentos? Alguem me dá um Help please..
  • Fiquei na dúvida quanto a letra C.
  • Estou confusa!

    1)O princípio da proveniência não é o mesmo que de respeito aos fundos? Não consegui perceber diferença entre os dois.

    2) Como pode haver dois princípios que se contradizem? Por exemplo, o princípio da ordem original dispõe sobre "conservar a organização estabelecida pela entidade produtora a fim de se preservar as relações entre os documentos como testemunho daquela entidade", e já o princípio da pertinência diz que " os documentos deveriam ser reclassificados por assunto sem ter conta a proveniênciae a classificação".

    Alguém pode me explicar???
    Aguardo respostas!
  • Resposta: D

    Mas vamos a explicação de cada princípio...

    1. Princípio da proveniência ou do respeito aos fundos: é o princípio segundo o qual o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras. Por este princípio, os arquivos devem ser organizados em obediência à competência e às atividades da instituição ou pessoa legitimamente responsável pela produção, acumulação ou guarda dos documentos.

    Fundos: conjunto de documentos de uma mesma proveniência (instituição).
    Fundo aberto: fundo ao qual podem ser acrescentados novos documentos em função do fato de a entidade produtora continuar em atividade.
    Fundo fechado: fundo que não recebe mais acréscimos de documentos, em função de a entidade produtora não se encontrar mais em atividade.

    2. Princípio da cumulatividade: o arquivo é uma formação progressiva, natural e orgânica.

    3. Princípio da indivisibilidade: os fundos de arquivo devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou adição indevida.

    4.Princípio da organicidade: O acervo deve refletir a estrutura interna e as competências/atribuições de seu órgão produtor, mantendo a inter-relação dos conjuntos de um fundo. Os documentos de arquivo mantêm estreita relação com os demais documentos pertecentes ao conjunto e com a entidade que os acumula. Um documento de arquivo retirado de seu conjunto perde muito do seu siginificado.

    5. Princípio da unicidade: Não obstante, forma, gênero, tipo ou suporte, os documentos de arquivo conservam seu caráter único, em função do contexto em que foram produzidos.

    6. Princípio do respeito à ordem original: Os documentos devem ser mantidos no arquivo na mesma ordem que lhe foi atribuída nos setores que os criaram. Não se explica quando os documentos na fase corrente não receberam uma organização adequada.

    Fonte: Arquivologia para concursos. Élvis Corrêa Miranda - 4ª edição.  pág. 24/5.

  • Princípio da Proveniência ou do Respeito aos Fundos: Este é o mais importante princípio da Arquivologia. Ele afirma que os documentos e arquivos originários de uma pessoa ou instituição devem manter sua individualidade, não podendo ser misturados com os arquivos de origem diversa. Como veremos mais adiante, os documentos de arquivo são complementares, e possuem mais valor quando em seu conjunto. O arquivo deve refletir a organização e funcionamento de seu produtor, razão pela qual não deve ser alterado (ter documentos retirados, acrescidos de forma indevida ou misturados com os de outras pessoas ou instituições). Ao conjunto arquivístico de uma pessoa ou entidade chamamos de “fundo arquivístico”.
    Fonte: 
    Prof. Mayko Gomes - Ponto dos concursos
    Bons estudos...
  • Essa questão foi ANULADA no gabarito definitivo.
  • Questão Anulada 

    Justificativa do Cespe: A redação da opção indicada como gabarito é ambígua, razão suficiente para a anulação da questão.
  • Não enenti o que está ambiguo na letra D, que justificou a anulação pelo cespe. Para mim está perfeito o item. E também não sei o que errado na letra C, como alguns disseram. Não é esse o conceito do princípio à ordem original? A nao ser que ficou faltando dizer que é o arranjo/ordem dada pela entidade coletiva, pessoa, familia que o produziou.... É a única coisa que consigo ver que talvez seria um erro nesse item... Mas mesmo assim, ainda acho que estaria certo, pois dá pra deduzir isso.... Enfim, alguém tem uma explicação melhor?

    Conceito segundo o dicionario de arquivologia:

    Princípio do respeito à ordem original
    Princípio segundo o qual o arquivo deveria conservar o arranjo dado pela entidade coletiva, pessoa ou família que o produziu.

    Acho que deveria ter sido anulada por ter duas corretas!

     
  • d) Os princípios da proveniência e de respeito aos fundos têm significados semelhantes.

    Olha, bem na verdade, acho que esse termo "semelhantes" pode dar margem a duas interpretações:

    1) Tem o mesmo significado
    2) Tem significados parecidos ou quase iguais, ou seja, não idênticos.

    Ao fazer uma comparação entre os dois princípios, esse termo pode nos tendenciar ao erro. Ainda mais sabendo que estamos resolvendo prova da CESPE, onde qualquer palavra diferente é motivo para desconfiança. 

    Em todos os materiais que estudei para arquivologia, o princípio da proveniência é tido como o mesmo conceito do respeito aos fundos, ou seja, são a mesma coisa. Tanto que, até o dicionário arquivístico do arquivo nacional os trata da mesma forma.

    Percebam, quando você procura no dicionário do Arquivo Nacional pelo princípio do respeito aos fundos, eles apresentam a seguinte definição (p. 128):


    Aí você procura por princípio da provêniencia e eles trazem o conceito (p. 127):



    c) De acordo com o respeito à ordem original, não é possível redefinir a ordem primitiva dos documentos.

    Agoraaaaa, também me quebrei pra encontrar um erro na alternativa "c",
     mas, como nada nessa vida é absoluto, pode existir alguma exceção que, por esse princípio, seja possível redefinir a ordem primitiva. A questão diz que é impossível redefinir a ordem primitiva, o conceito oficial diz que DEVERIA ser conservado o arranjo inicial. Entretanto, não faço nem ideia de qual poderia ser essa exceção, mas ouso a dizer que, por exemplo, se na fase permanente os documentos chegarem com uma classificação ININTELIGÍVEL, seria possível o profissional reorganizar a "bagunça".



    Questão de maluco!

    Fonte: http://www.arquivonacional.gov.br/download/dic_term_arq.pdf
  • A meu ver a questão foi anulada pois os dois itens, c) e d), podem ser considerados certos, mas a letra c está mais correta pois, não se pode reorganizar a ordem original dos documentos. Na letra d) a palavra semelhante não significa "a mesma coisa" por isso induz ao erro. Questão mal elaborada na minha opinião.

  • ao meu ver, a letra C esta incorreta, pois é possível redefinir a ordem primitiva de um documento na 3ª idade por exemplo. Pelo que pesquisei, esse princípio assevera que a ordem original não poderia ser alterada na 1ª e 2ª idade. 

  • Daniel,
    Levando em consideração que os princípios norteiam, principalmente, a Gestão de Documentos, e que essa gestão somente acoberta a primeira e segunda idade dos documentos (correntes e intermediários), então de fato os arquivos não podem ser redefinidos.

  •                                                                     PRINCÍPIOS ARQUIVÍSTICOS (MINI RESUMO)  

     

    1. Proveniência: não se misturam documentos de origens diferentes;

     

    2. Pertinência: documentos são classificados por seu assunto (não está em uso por confrontar o princípio da proveniência);

     

    3. Respeito pela ordem original/ Organicidade: os arquivos de uma mesma proveniência devem conservar a organização estabelecida pela entidade produtora (manter a ordem de quem mandou os documentos);

     

    4. Territorialidade: arquivos públicos devem ser conservados o mais próximo possível do local que o gerou ou que influenciou sua produção

     

    5. Unicidade: documentos de arquivos devem conservar o seu caráter ÚNICO, em função do seu contexto de produção;

     

    6. Indivisibilidade/ Integridade: fundos de arquivos devem ser preservados e mantidos sem qualquer anomalia (mutilação, destruição não autorizada, adição indevida etc.).

     

    Fonte : http://resumosparaconcursoro.blogspot.com.br/2013/11/arquivologia-2-principios-arquivisticos.html