SóProvas


ID
870709
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A lei de arquivos — Lei n.º 8.159/1991 — dispõe que

Alternativas
Comentários
  • LEI No 8.159, DE 8 DE JANEIRO DE 1991.

      Art. 17 - A administração da documentação pública ou de caráter público compete às instituições arquivísticas federais, estaduais, do Distrito Federal e municipais.

            § 1º - São Arquivos Federais o Arquivo Nacional os do Poder Executivo, e os arquivos do Poder Legislativo e do Poder Judiciário. São considerados, também, do Poder Executivo os arquivos do Ministério da Marinha, do Ministério das Relações Exteriores, do Ministério do Exército e do Ministério da Aeronáutica.

    FONTE: 
    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8159.htm

  • LETRA A) ERRADO
    "Art. 12 - Os arquivos privados podem ser identificados pelo Poder Público como de interesse público e social, desde que sejam considerados como conjuntos de fontes relevantes para a história e desenvolvimento científico nacional."

    LETRA B) ERRADO
    "
     Art. 5º - A Administração Pública franqueará a consulta aos documentos públicos na forma desta Lei."

    LETRA C) CORRETO
    "
    Art. 17 - A administração da documentação pública ou de caráter público compete às instituições arquivísticas federais, estaduais, do Distrito Federal e municipais.

            § 1º - São Arquivos Federais o Arquivo Nacional os do Poder Executivo, e os arquivos do Poder Legislativo e do Poder Judiciário. São considerados, também, do Poder Executivo os arquivos do Ministério da Marinha, do Ministério das Relações Exteriores, do Ministério do Exército e do Ministério da Aeronáutica."

    LETRA D) ERRADO
    "Art. 16 - Os registros civis de arquivos de entidades religiosas produzidos anteriormente à vigência do Código Civil ficam identificados como de interesse público e social."

    LETRA E) ERRADO
    "Art. 11 - Consideram-se arquivos privados os conjuntos de documentos produzidos ou recebidos por pessoas físicas ou jurídicas, em decorrência de suas atividades."

    É isso galera, bons estudos a todos.
    Fiquem com Deus.

  • Opção "C"

    ARQUIVOS FEDERAIS:
    • do Poder Legislativo;
    • do Poder Judiciário;
    • do Poder Executivo ( Arquivo Nacional, Min. das relações Exteriores, Marinha, Exercito e Aeronáutica).
    ARQUIVOS ESTADUAIS e do DISTRITO FEDERAL:
    • do Poder Legislativo;
    • do Poder Judiciário;
    • do Poder Executivo.
    ARQUIVOS MUNICIPAIS:
    • do Poder Legislativo;
    • do Poder Executivo.
  • Para onde irá então um arquivo de uma comarca judiciária de um município? Desde já agradeço...
  • O colega acima já respondeu sua dúvida. Preste atenção.
    Abraço e bons estudos.
  • Cláudio, 

    Lembrando que não existe Poder Judiciário Municipal a tal Comarca que vc faz referência pertence ao Poder Judiciário Estadual.

    Abs.
  •  Art. 17 - A administração da documentação pública ou de caráter público compete às instituições arquivísticas federais, estaduais, do Distrito Federal e municipais.

            § 1º São Arquivos Federais o Arquivo Nacional os do Poder Executivo, e os arquivos do Poder Legislativo e do Poder Judiciário. São considerados, também, do Poder Executivo os arquivos do Ministério da Marinha, do Ministério das Relações Exteriores, do Ministério do Exército e do Ministério da Aeronáutica."
  • Boa questão...

  • a) Errado.

    Certo:

      Art. 12 - Os arquivos privados podem ser identificados pelo Poder Público como de interesse público e social, desde que sejam considerados como conjuntos de fontes relevantes para a história e desenvolvimento científico nacional.

    b) Errado

    Certo:

      Art. 5º - A Administração Pública franqueará a consulta aos documentos públicos na forma desta Lei.

    c) Certo

    d) Errado

      Art. 16 - Os registros civis de arquivos de entidades religiosas produzidos anteriormente à vigência do Código Civil ficam identificados como de interesse público e social.

    e) Errado

      Art. 11 - Consideram-se arquivos privados os conjuntos de documentos produzidos ou recebidos por pessoas ou jurídicas, em decorrência de suas atividades.




  • Esta questão exige o conhecimento da norma para ser respondida. Então vamos fazê-lo com citações literais, mas é recomendado que o candidato a conheça na íntegra.

    A Lei de Arquivos dispõe, em seu art. 17, § 1º, que "são Arquivos Federais o Arquivo Nacional os do Poder Executivo, e os arquivos do Poder Legislativo e do Poder Judiciário. São considerados, também, do Poder Executivo os arquivos do Ministério da Marinha, do Ministério das Relações Exteriores, do Ministério do Exército e do Ministério da Aeronáutica".

    Portanto está correta a alternativa de letra "C".

    Por questões didáticas, vamos analisar os demais itens:

    A - "Os arquivos privados podem ser identificados pelo Poder Público como de interesse público e social, desde que sejam considerados como conjuntos de fontes relevantes para a história e desenvolvimento científico nacional". (art. 12)

    B - "A Administração Pública franqueará a consulta aos documentos públicos na forma desta Lei". (art. 5º)

    D - "Os registros civis de arquivos de entidades religiosas produzidos anteriormente à vigência do Código Civil ficam identificados como de interesse público e social". (art. 16)

    E - "Consideram-se arquivos privados os conjuntos de documentos produzidos ou recebidos por pessoas físicas ou jurídicas, em decorrência de suas atividades". (art. 11)

  • ARQUIVOS FEDERAIS: do Poder Legislativo; do Poder Judiciário; do Poder Executivo ( Arquivo Nacional, Min. das relações Exteriores, Marinha, Exercito e Aeronáutica).ARQUIVOS ESTADUAIS e do DISTRITO FEDERAL: do Poder Legislativo; do Poder Judiciário; do Poder Executivo.ARQUIVOS MUNICIPAIS: do Poder Legislativo; do Poder Executivo.

  • Considero a questão absurda e passsivel de anulação de que arquivos federais ele se refere Executivo municipal por acaso é arquivo federal? e os arquivos do Poder Legislativo e do Poder Judiciário do estado são arquivos federais?

  • Resolução: a) Art. 12 - Os arquivos privados podem ser identificados pelo Poder Público como de interesse público e social, desde que sejam considerados como conjuntos de fontes relevantes para a história e desenvolvimento científico nacional. Regulamento

    b) Art. 5º - A Administração Pública franqueará a consulta aos documentos públicos na forma desta Lei.

    c) Art. 17 –“ § 1º - São Arquivos Federais o Arquivo Nacional os do Poder Executivo, e os arquivos do Poder Legislativo e do Poder Judiciário. São considerados, também, do Poder Executivo os arquivos do Ministério da Marinha, do Ministério das Relações Exteriores, do Ministério do Exército e do Ministério da Aeronáutica.

    d) Art. 16 - Os registros civis de arquivos de entidades religiosas produzidos anteriormente à vigência do Código Civil ficam identificados como de interesse público e social.

    e) Art. 11 - Consideram-se arquivos privados os conjuntos de documentos produzidos ou recebidos por pessoas físicas ou jurídicas, em decorrência de suas atividades.

    Resposta: C