Essa questão foi retirada do livro de Celso Furtado, "A formação econômica do Brasil"
No capítulo sobre "povoamento e articulação das regiões meridionais" (que na minha edição se trata do capítulo 13), ele explica que com a decadência da colônia devido desvalorização do açúcar há a necessidade de buscar por metais preciosos Brasil adentro -> trabalho bem executado, nesse sentido, pelos Bandeirantes
Ao se encontrar ouro onde hoje é Minas Gerais, o centro do poder se desloca do Nordeste açucareiro para o Sudeste aurífero. Com a crescente especialização na mineração, a mão de obra para outras atividades é escassa, o que acarreta na diminuição da oferta de comida e outros produtos básicos. Agora... aonde as pessoas que vivem na região das minas vão conseguir esses produtos?
Celso Furtado diz que no sul, principalmente -> isso leva à valorização do gado (que antes tinha baixa rentabilidade dependente da venda de couro para se manter) além da tendência ao deslocamento do gado Nordestino para mais próximo da região mineira também.
Essa tendência é tão forte que foi necessária intervenção para manter os criadores de gado nordestino no nordeste, uma vez que se estes migrassem, ficariam mais longe dos engenhos de açúcar e acarretariam mais custos à uma indústria já decadente.
RESOLUÇÃO:
É exatamente o contrário!
O grande deslocamento de pessoas e recursos para as minas fez com que houvesse forte e rápida elevação
da demanda principalmente por alimentos e animais de transporte nas regiões vizinhas às minas.
E, como sabemos, forte elevação da demanda causa forte elevação dos preços, que gerou benefícios
econômicos para as cidades vizinhas, que justamente ofertavam alimentos e animais de transporte.
Resposta: E