Questão tranquila, pois, de cara, sabemos que a unidade de medida de comprimento no Sistema Internacional é o metro e não o milímetro. Todavia, façamos um resumo das unidades, afinal há unidades, como o cd, que são pouco utilizadas na Engenharia Mecânica, mas que podem ser cobradas.
Três classes de unidades estão presentes no Sistema internacional: as Unidades De Base; as Unidades Derivadas; e as Unidades Suplementares. No conjunto, as unidades dessas três classes formam um sistema coerente. Cada grandeza tem apenas uma única unidade, obtida por multiplicação ou divisão a partir Das Unidades De Base ou das Unidades Suplementares.
As SETES UNIDADES DE BASE são definidas de forma clara e universal, permitindo a sua reprodução com excelente exatidão. O valor de cada unidade de base tem permanecido constante, mas algumas delas podem sofrer modificações à medida que as pesquisas metrologia científica avançam e trazem novas possibilidades de formular definições mais precisas e melhores formas de realizar as unidades.
As definições das sete unidades de base do Sistema Internacional estão apresentadas na figura abaixo. A última coluna apresenta a incerteza com que é hoje possível reproduzir cada unidade.
As UNIDADES SUPLEMENTARES são também usadas, em conjunto com as Unidades De Base, para compor as Unidades Derivadas. São denominadas Unidades Suplementares por possuírem definições puramente matemática. São duas as Unidades Suplementares. Veja a figura abaixo:
As UNIDADES DERIVADAS são formadas pelas Unidades de Base e pelas Unidades Suplementares. Juntas elas formam um conjunto suficientemente completo para, por meio de combinações, descrever todas as demais grandezas existentes. Algumas Unidades Derivadas recebem nomes especiais aprovados pelo Sistema Internacional. Muitas vezes tomam emprestado os nomes de personalidades que se destacaram na história das ciências. Em todos os casos, existe equivalências dessas unidades com combinações das unidades de base. Veja as figuras abaixo, elas trazem as Unidades Derivadas do Sistema Internacional.
Figura: Unidades Derivadas formadas por combinações diretas das unidades de base
Figura: Unidades Derivadas formadas pelas unidades de base combinadas com as unidades derivadas com nomes especiais
É válido mencionar que, no Sistema Internacional, grandezas distintas podem ser expressas pela mesma unidade. É o caso, por exemplo, do joule (unidade das grandezas de energia, trabalho e quantidade de calor). Todavia, o oposto não é verdade: cada grandeza tem apenas uma unidade no Sistema Internacional. um pouco complicada, exige aplicação de fórmulas de transmissão por polias.
Vamos então analisar alternativa por alternativa:
(A) K.
CORRETO. Veja que o kelvin é uma Unidade de Base do Sistema Internacional, corresponde à grandeza de temperatura termodinâmica, é a fração de da temperatura termodinâmica do ponto tríplice da água.
(B) cd.
CORRETO. O candela é uma Unidade de Base do Sistema Internacional correspondente à grandeza de intensidade luminosa, numa dada direção, de uma fonte que emite uma radiação monocromática de frequência e cuja intensidade energética radiante nessa direção é de watts por esterradiano. Veja que é uma unidade pouco usual na área da mecânica, mas é sim uma unidade do Sistema Internacional.
(C) mol.
CORRETO. O mol é a quantidade de matéria de um sistema contento tantas entidades elementares quantos átomos existem em 0,012 quilogramas de carbono 12.É também uma Unidade de Base do Sistema internacional.
(D) mm.
ERRADO. A Unidade de Base que representa a grandeza de comprimento no Sistema Internacional é o metro. O metro é o comprimento do trajeto percorrido pela luz no vácuo, durante o intervalo de tempo de do segundo.
Como a questão solicita a alternativa errada, a resposta é a letra (D).
Resposta: D