SóProvas


ID
871252
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Em relação à demonstração do fluxo de caixa (dfc), julgue os itens
subsequentes.

Na elaboração do fluxo de caixa operacional pelo método indireto, o valor das depreciações e amortizações do período é acrescentado ao saldo do lucro líquido.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

    O cálculo da DFC pelo método indireto, deve-se somar ao Lucro ou prejuízo, os valores correspondentes as despesas que não são provenientes de saída de caixa. Exemplo: Despesa com depreciação. Essa é uma despesa que serve apenas para o cálculo econômico do lucro ou prejuízo e evidenciar o valor contábil do bem no Balanço Patrimonial não representando nenhuma saída de caixa. Dessa forma, deve-se somar o valor correspondente a despesa de depreciação para ajustar o lucro ou prejuízo de forma a representar apenas as saídas e entradas de dinheiro.
  • CPC 03  - DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA

    22. De acordo com o método indireto, o fluxo de caixa líquido das atividades operacionais
    é determinado ajustando o lucro líquido ou prejuízo quanto aos efeitos de:

    (b)  itens que não afetam o caixa, tais como depreciação, provisões, impostos
    diferidos, variações cambiais não realizadas, resultado de equivalência patrimonial em investimentos e participação de minoritários, quando aplicável;e

    (c)  todos os outros itens cujos efeitos sobre o caixa sejam fluxos de caixa
    decorrentes das atividades de investimento ou de financiamento. (amortização = pagamento = atividade de investimento, conforme item 18 (a) do mesmo CPC 03).

    Fonte: http://www.cpc.org.br/pdf/CPC_03n.pdf
  • Para se demonstrar as variações das disponibilidades pelo método indireto, a técnica aplicada na DFC é a de expor as transações que tiveram como contrapartida disponibilidades. Em linhas gerais, o fluxo de caixa líquido das atividades operacionais é determinado pelo ajuste líquido ou prejuízo quanto os efeitos de:
    -Mudanças ocorridas no período nos estoques e nas contas operacionais a receber e a pagar;
    -Itens que não afetam o caixa, tais como depreciação, provisões, impostos diferidos, variações não realizadas, resultado de Equivalência Patrimonial em investimentos e participação minoritários, quando aplicável, e
    -Todos os outros itens cujos efeitos sobre o caixa sejam fluxos de caixa decorrentes das atividades de investimentos ou financiamentos.

    Fonte:
    Livro Contabilidade Básica - 8ª Edição, Pg 673
    Ricardo J Ferreira
    Editora Método

  • Gabarito Correto

    Por esse método, também denominado Método da Reconciliação, os recorsos derivados das atividades operacionais são demonstrados apartir do lucro líquido do exercício, ajustado pela adição das despesas e exclusão das receitas consideradas na apuração do resultado e que não afetaram o caixa da empresa.

     

    Fonte: Osni Moura Ribeiro, Contabilidade Facil, Pagina 424.

    Para se ter algo que nunca teve, é preciso fazer algo que nunca fez.