- 
                                GABARITO: ERRADA
 O examinador descreveu o conceito do  superávit financeiro como se fosse de excesso de arrecadação.Vejamos
 Lei 4320
 Art. 43. A abertura dos créditos suplementares e especiais depende da existência de recursos disponíveis para ocorrer a despesa e será precedida de exposição justificativa. (Veto rejeitado no D.O. 05/05/1964)
 
 § 3º Entende-se por excesso de arrecadação, para os fins deste artigo, o saldo positivo das diferenças acumuladas mês a mês entre a arrecadação prevista e a realizada, considerando-se, ainda, a tendência do exercício. (Veto rejeitado no D.O. 05/05/1964)   (Vide Lei nº 6.343, de 1976)
 
 § 2º Entende-se por superávit financeiro a diferença positiva entre o ativo financeiro e o passivo financeiro, conjugando-se, ainda, os saldos dos créditos adicionais transferidos e as operações de credito a eles vinculadas. (Veto rejeitado no D.O. 05/05/1964)
- 
                                	Resposta Errada
 Superávit Financeiro é o nome que eles dão pra diferença positiva entre Ativo Financeiro e Passivo Financeiro apurado no balanço patrimonial do exercício anterior. A esse resultado você diminui os créditos adicionais que passaram pro outro exercício (aqueles abertos nos últimos 4 meses que foram prorrogados) e soma as operações de créditos a eles vinculadas.
 
 Lei 4.320: "§ 2º Entende-se por superávit financeiro a diferença positiva entre o ativo financeiro e o passivo financeiro, conjugando-se, ainda, os saldos dos créditos adicionais transferidos e as operações de credito a eles vinculadas."
 Ativo é a reunião de todos os direitos, bens e valores que devem ser recebidos de uma entidade. Isso significa é tudo que a sua empresa tem a receber de outra. Já o passivo é totalmente o contrário. Passivo é o conjunto de obrigações, financeiras ou não, de sua instituição com outras empresas
 
 Já o excesso de arrecadação é do exercício corrente, diz a mesma lei:
 
 § 3º Entende-se por excesso de arrecadação, para os fins deste artigo, o saldo positivo das diferenças acumuladas mês a mês entre a arrecadação prevista e a realizada, considerando-se, ainda, a tendência do exercício
 
 Ou seja, chega determinada época do exercício e por meio de estatística é calculado que haverá excesso de arrecadação, isso permite que seja utilizada como fonte, mesmo que o exercício não tenha terminado ainda.
 
- 
                                meu mero e simples entendimento é que: arrecadação não tem nada a ver com créditos adicionais transferidos(crédito suplementar, extraordinário e adicional), pois os próprios nomes já destiguem-se.
 
 
 Foco, Força, Fé em Deus e nos Estudos !!
- 
                                Excesso de arrecadação é a diferença positiva entre a receita arrecada e a receita prevista, menos os créditos extraordinários abertos no exercício.
                            
- 
                                § 3º Entende-se por excesso de arrecadação, para os fins deste artigo, o saldo positivo das diferenças acumuladas mês a mês entre a arrecadação prevista e a realizada, considerando-se, ainda, a tendência do exercício. 
- 
                                superávit Financeiro:  diferença positiva entre o ativo finananceiro e o passivo financeiro, conjugando-se , ainda, os saldos dos créditos adicionais transferidos e as operações de credito a eles vinculados...   excesso de arrecadação:  saldo positivo das diferenças acumuladas mês a mês entre arrecadação prevista e realizada, considerando-se, ainda, a tendência do exercício. 
- 
                                Superávit Financeiro: Ativo Financeiro - Passivo Financeiro.   Excesso de Arrecadação: Receita Arrecadada - Receita Prevista. 
- 
                                Gab: ERRADO   Palavras-chave!   Superávit Financeiro: diferença positiva entre ativo e passivo financeiro Excesso de Arrecadação: saldo positivo das diferenças acumuladas mês a mês. 
- 
                                Superávit Financeiro--------> Diferença positiva entre ATIVO-PASSIVO FINANCEIRO. Excesso de Arrecadação---->Diferença Positiva Acumulada mês a mês. 
- 
                                Olha a banca tentando trocar as bolas. É o Superávit Financeiro (SF) que é diferença positiva entre o ativo financeiro e o passivo financeiro: SF = AF – PF   E no Superávit Financeiro ajustado, subtraímos os créditos adicionais reabertos (CAR) e adicionamos (de volta) as operações de créditos vinculadas (OCV) a eles: SF = AF – PF – CAR + OCV   O excesso de arrecadação é o saldo positivo das diferenças acumuladas mês a mês entre a arrecadação prevista e a realizada. É simplesmente arrecadar mais do que o previsto. Aqui nós ajustamos subtraindo os créditos extraordinários abertos no exercício: Excesso de arrecadação = Rec. Arrec. – Rec. Prevista – Créd. Extraordinários abertos   Gabarito: Errado 
- 
                                GABARITO: ERRADO   Há diferença nos conceitos de superávit financeiro e excesso de arrecadação. Veja:   Superavit Financeiro = Ativo financeiro - Passivo financeiro (se for positivo, claro), apurado no Balanço Patrimonial, do exercício anterior.   Excesso de Arrecadação = Receita realizada - Receita prevista (se for positivo, claro), apurado no Balanço Orçamentário, medido mês a mês. 
- 
                                Corrigindo:   Ocorre superávit financeiro quando há diferença positiva entre o ativo financeiro e o passivo financeiro acrescido dos saldos dos créditos adicionais transferidos e das operações de crédito vinculadas.   Excesso de arrecadação ocorre quando há diferença positiva entre a receita prevista e a arrecadada. 
- 
                                Superávit Financeiro = Ativo Financeiro - Passivo Financeiro - Créditos Reabertos + Operações de crédito a ele vinculadas. Excesso de Arrecadação = (Receita Arrecadada - Prevista) - Créditos extraordinários abertos no exercício.