-
A palavra DEVE nos dá a entender que em qualquer caso, o condutor sempre deverá privilegiar o lado esquerdo nas conversões. O capítulo de Normas de Trânsito do CTB nos dá algumas situações possíveis e diz o que deve ser feito pelo condutor quando realizar uma conversão à esquerda ou à direita. Como exemplo, cito aqui o artigo 37 e o artigo 38, ambos do CTB, que aliam-se também aos conhecimentos de Direção Defensiva, como preconiza a questão, a fim de evitar acidentes:
CTB:
"Art. 37. Nas vias providas de acostamento, a conversão à esquerda e a operação de retorno deverão ser feitas nos locais apropriados e, onde estes não existirem,o condutor deverá aguardar no acostamento, à direita, para cruzar a pista com segurança.
Art. 38. Antes de entrar à direita ou à esquerda, em outra via ou em lotes lindeiros, o condutor deverá:
I - ao sair da via pelo lado direito, aproximar-se o máximo possível do bordo direito da pista e executar sua manobra no menor espaço possível;
II - ao sair da via pelo lado esquerdo, aproximar-se o máximo possível de seu eixo ou da linha divisória da pista, quando houver, caso se trate de uma pista com circulação nos dois sentidos, ou do bordo esquerdo, tratando-se de uma pista de um só sentido."
-
Para evitar colisões frontais, que são muito perigosas, deve-se privilegiar as conversões à esquerda, que possibilitam ampla visibilidade do que está à frente do veículo. ERRADA
O que está errado é esse final!!! O que se deve privilegiar NÃO é a conversão que possibilite ampla visibilidade e sim A PRIORIDADE DOS VEÍCULOS QUE TRANSITEM EM SENTIDO CONTRÁRIO!!!
ART. 38 - aNTES DE ENTRAR A DIREITA E A ESQUERDA, EM OUTRA VIA OU EM LOTES LINDEIROS, O CONDUTOR DEVERÁ:
§ ÚNICO - DURANTE A MANOBRA DE MUDANÇA DE DIREÇÃO, O CONDUTOR DEVE CEDER PASSAGEM AOS PEDESTRES E CICLISTAS, AOS VEÍCULOS QUE TRANSITEM EM SENTIDO CONTRÁRIO PELA PISTA DA VIA DA QUAL VAI SAIR , RESPEITADAS AS NORMAS DE PREFERÊNCIA DE PASSAGEM.
-
CONVERSÃO - movimento em ângulo, à esquerda ou à direita, de mudança da direção original do veículo.
A assertiva está errada porque o conceito de conversão não tem nada ha ver com ultrapassagens como quer demonstrar a questão. Quem disse que conversão dá ampla visibilidade. Questão dúbia e mal formulada, só podia estar errada. Mais um presente da CESPE.
-
Concordo 100% com o lúcio.
O cespe escreveu um monte de asneiras e ainda pediu para qualificar...
Conversão é mudar a direção, ex: entrar em outra rua perpendicular a esquerda.
Não tem nada a ver com ultrapassagem, pela amor de deus cespe!
-
O Cespe não deu a entender que é um caso de ultrapassagem. Por exemplo: Se a 100 metros eu posso rodear o quarteirão para poder trafegar na outra mão ou cruzá-la em segurança (trajeto em C ou quadrado), irei priorizar esse caminho ainda que leve mais tempo. Não a conversão à esquerda da pista de mão dupla, que é sempre mais perigosa.
Essa foi a ideia que entendi da questão .
-
Eu entendi lhufas. Questão doidinha, doidinha
-
Questão beira ao ridículo.
-
Conversão é mudar o sentido que você está indo, logo não tem nada a ver com ultrapassagem.
-
Conversão é mudança de faixa que pode ser lado esquerdo ou direito.
-
Gabarito ERRADO
Questão ambígua, pois tenta induzir o candidato a erro, uma vez que o enunciado cria um cenário típico de ultrapassagem, todavia o Anexo I do CTB, esclarece a CONVERSÃO como o movimento em ângulo, à esquerda ou à direita, de mudança da direção original do veículo.
HEY HO LET'S GO!
-
Questão correta! A regra geral é que é que você sempre se mantenha a direita, isso teoricamente mantém o transito organizado, sendo em que uma possível colisão a tendencia é sempre a direita e a porcentagem do outro ir para o lado da direita, também é grande, evitando assim a colisão.
-
AHHHHHH eu deixo bater de frente mesmo!
-
Cespe é tenso demais.
O que deu a entender é que vem um carro na contramão numa via de mão dupla. Nessa situação, o mais correto é jogar o carro pra direita.
-
caralho, me corrijam se eu estiver errado, mas pra mim o erro está apenas na oração reduzida. se tirar a vírgula após esquerda, ficaria correto. :(
-
GABARITO: ERRADO.