SóProvas


ID
872176
Banca
FCC
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2013
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Após estabelecer claramente objetivos e opositores, as empresas precisam definir quais as estratégias de ataque, visando ao alcance de vantagem competitiva. A empresa atacante se iguala à sua oponente, no que se refere a produto, propaganda, preço e distribuição, por meio da estratégia de

Alternativas
Comentários
  • c) ataque frontal.
    Ataque frontal: o atacante se iguala ao seu oponente no que diz respeito ao produto, propaganda, preço e distribuição. O princípio da força diz que o lado que tiver mais recursos vencerá, a única exceção é se o defensor possuir alguma vantagem territorial. A regra para esta modalidade de ataque, é ter pelo menos 3 vezes mais poder de fogo se quiser vencer, isso para um defensor bem entrincheirado.
  • R: C
    “Se seu inimigo for superior, surpreenda-o... Se for orgulhoso, provoque-o... O melhor estrategistaé aquele que faz muitos cálculos antes de assumir o risco”.(Sun Tzu, A arte da Guerra)

    • Ataque frontal: o atacante se iguala ao seu oponente no que diz respeito ao produto, propaganda, preço e distribuição. O princípio da força diz que o lado que tiver mais recursos vencerá, a única exceção é se o defensor possuir alguma vantagem territorial. A regra para esta modalidade de ataque, é ter pelo menos 3 vezes mais poder de fogo se quiser vencer, isso para um defensor bem entrincheirado.
    • Ataque pelo flanco: esta modalidade pode ser conduzida sob duas dimensões estratégicas: geográfica e por segmento. Na geográfica, o desafiante localiza áreas em que o desempenho do oponente é insatisfatório e procura dedicar-se nestes locais. A de segmento significa responder com produtos, às necessidades não atendidas pelo mercado, como por exemplo, a cerveja Miller Lite a primeira do segmento Light, introduzida em 1975.
    • Manobra de cerco: caracteriza-se por lançar uma grande ofensiva em diversas frentes, sobre uma grande porção do território “inimigo”. O cerco faz sentido quando a desafiante controla recursos superiores e acredita que um cerco imediato enfraquecerá a vontade do oponente.
    • Bypass: esta é a estratégia mais indireta de todas, nela você se desvia do inimigo e ataca mercados mais fáceis, para ampliar sua base. Ela pressupõe que a empresa atacante deve diversificar sua linha de produtos em direção a novos mercados, ou desenvolver novas tecnologias. A Pepsi já utilizou esta estratégia contra a Coca-Cola quando comprou uma empresa de sucos chamada Tropicana, que proporcionou à Pepsi uma maneira de vencer a rival no mercado americano.
    • Guerrilha: geralmente esta é a estratégia escolhida por uma pequena empresa que ataca uma grande. A menor desfere uma grande quantidade de pequenos ataques de preços e promoções, em pontos aleatórios do mercado oponente, de maneira a enfraquecer o seu poder. Esta estratégia tem mais chances de sucesso, quando são escolhidos mercados onde o oponente seja ou esteja mais frágil. Em geral, estes ataques causarão mais impactos no defensor do que os grandes, em função da quantidade e dos locais diferentes onde são realizados.

    Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/tecnologia/estrategias-de-ataque/20208/
  • RESUMÃO:

    Estratégias de ataque à concorrência:

    Ataque Frontal: o desafiante se iguala ao seu oponente no que se refere a produto, propaganda, preço e distribuição.

    Ataque pelo Flanco: atacar as fraquezas do concorrentes ou em segmentos não atendidos pelos concorrentes.

    Manobra de Cerco: conquistar uma porção generosa do território inimigo utilizando ofensiva em várias frentes.

    Bypass (desviar): atacar mercados mais fáceis para crescer com novos produtos, mercados ou tecnologias.

    Guerrilha: pequenos e intermitentes ataques.

  • Ataque frontal: o atacante se iguala a seu oponente no que se refere a produto, propaganda, preço e distribuição.