SóProvas


ID
872329
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Acerca da concepção da pobreza como questão social e sua relação com as políticas sociais, julgue os itens que se seguem.

Na perspectiva neoliberal, as políticas sociais focalizadas são identificadas com a pobreza extrema e dirigidas aos fracassados socialmente, o que provoca a estigmatização dos beneficiários.

Alternativas
Comentários
  • É uma triste, desumana, reacionária, regressiva leitura, mas é isso aí a perspectiva neolibral!

  • Potencialidades e dificuldades associadas ao processo de focalização devem ser consideradas. Para Burlandy (2003), os aspectos positivos referem-se à definição e destinação de recursos para grupos prioritários, adequando-os às demandas. Os desafios giram em torno dos custos econômicos, sociais e políticos relacionados à definição dos beneficiários, que aumentam à medida que crescem os níveis de diferenciação das demandas; da capacidade técnico-institucional disponível; da dimensão da vulnerabilidade frente aos recursos existentes; da disponibilidade de instrumentos metodológicos necessários a uma adequada focalização; da não estigmatização dos beneficiários; da natureza dos processos decisórios e da cisão entre os que precisam e aqueles que não precisam.

    (http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512009000100004)

  • Infelizmente questão está CORRETA!

    Perspectiva neoliberal = Tendência neoconservadora

  • A reconfiguração das políticas sociais na contemporaneidade ataca os princípios universais das políticas sociais tradicionais (guiadas pela lógica do Welfare State), passando a selecionar grupos e segmentos em função de características e/ou méritos, em detrimento da universalização dos direitos sociais.

     

    Esse pensamento ressoa a ideologia individualista, na qual cada um é o único culpado por suas derrotas e também o único responsável por suas vitórias, sendo seu efeito nefasto a culpabilização dos beneficiários que não conseguem por si só alcançar o sucesso pessoal.

     

    As dimensões coercitivas e punitivas dos programas de transferência de renda, focalizados e condicionados, ao penalizar famílias por descumprirem condicionalidades acabam por, concomitantemente, contribuir no processo de estigmatização de beneficiários pobres, gerando situações nas quais a vergonha é imposta por fora, sob o status de “descumpridor de condicionalidades”.

     

    Gabarito: Certo.

     

    Fonte:

    Carnelossi, Bruna. O trabalho do assistente social no Programa Bolsa Família: desafios ao Código de Ética profissional. In Serv. Soc. Soc., São Paulo, n. 125, p. 124-147, jan./abr. 2016.

  • Correto. Só perceber o que mts pessoas falam sobre os beneficiários do bolsa-família, por exemplo. São marcados negativamente.

  • Essa parte de "fracassados" foi oque me fez errar a questão. Para mim esse termo seria inadequado.