SóProvas


ID
872332
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Acerca da concepção da pobreza como questão social e sua relação com as políticas sociais, julgue os itens que se seguem.

A política de assistência social visa atender às necessidades sociais e de proteção dos desiguais, em contraposição aos requerimentos da rentabilidade econômica. Como consequência, impõe um chamamento à promoção da justiça, o que garante sua condição de direito de cidadania e de componente da seguridade social.

Alternativas
Comentários
  • A PNAS possui a dimensão de incluir os "invisíveis" , os transformados em casos individuais enquanto de fato são parte de uma situação coletiva. 

  • A Assistência Social é reconhecida pela Constituição Federal de 1988 como política pública que compõe o tripé da Seguridade Social brasileira - saúde, previdência social e assistência social. Esta política é não contributiva, de direito de quem dela necessitar e de responsabilidade e de dever do Estado. Ela visa, conforme disposto na própria Loas (Lei Orgânica da Assistência Social - Lei n. 8.742/1993), prover os mínimos sociais, atender às necessidades básicas dos cidadãos, defender direitos e garantir a proteção social. Assim, a Assistência Social, busca atender às necessidades sociais, não pode ser subordinada à rentabilidade econômica, e desta forma, não pode gerar lucros para quem a executa e nem seus serviços podem ser vendidos no mercado.


    RESPOSTA: CERTO
  • Art. 1º A assistência social, direito do cidadão e dever do Estado, é Política de Seguridade Social não contributiva, que provê os mínimos sociais, realizada através de um conjunto integrado de ações de iniciativa pública e da sociedade, para garantir o atendimento às necessidades básicas.


    Gabarito Certo

  • Autor: Victória Sabatine , Assistente Social e Professora de Serviço Social


    A Assistência Social é reconhecida pela Constituição Federal de 1988 como política pública que compõe o tripé da Seguridade Social brasileira - saúde, previdência social e assistência social. Esta política é não contributiva, de direito de quem dela necessitar e de responsabilidade e de dever do Estado. Ela visa, conforme disposto na própria Loas (Lei Orgânica da Assistência Social - Lei n. 8.742/1993), prover os mínimos sociais, atender às necessidades básicas dos cidadãos, defender direitos e garantir a proteção social. Assim, a Assistência Social, busca atender às necessidades sociais, não pode ser subordinada à rentabilidade econômica, e desta forma, não pode gerar lucros para quem a executa e nem seus serviços podem ser vendidos no mercado.

  • CORRETA - Conforme lei 8742/93, art. 4:

      Art. 4º A assistência social rege-se pelos seguintes princípios:

      I - supremacia do atendimento às necessidades sociais sobre as exigências de rentabilidade econômica;


  • CERTA.

    Lei 8742:

    Art. 4º A assistência social rege-se pelos seguintes princípios:

    I - supremacia do atendimento às necessidades sociais sobre as exigências de rentabilidade econômica;

    Além disso, a assistência social é um dos pilares da seguridade social, é não contributiva e garante a promoção da justiça e da cidadania.

  • ATENÇÃO!!!

     “Em contraposição aos requerimentos da rentabilidade econômica.????????

    Art. 20. § 3o  Considera-se incapaz de prover a manutenção da pessoa com deficiência ou idosa a família cuja renda mensal per capita seja inferior a 1/4 (um quarto) do salário-mínimo