SóProvas


ID
872473
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação ao planejamento estratégico, visão, missão e análise SWOT, julgue os itens subsequentes.

Em uma organização, o ato de planejar implica dedicação do setor administrativo e financeiro, pois é com base nas finanças que o gestor e os demais colaboradores podem avaliar a situação atual da empresa e seu futuro.

Alternativas
Comentários
  • Em uma organização, o ato de planejar implica dedicação do setor administrativo e financeiro, pois é com base nas finanças que o gestor e os demais colaboradores podem avaliar a situação atual da empresa e seu futuro.
    ERRADO.
     Conceitos básicos  que todo adminitrador apreende: PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO, DIREÇÃO  E CONTROLE.

    planejamento é um processo que começa com os objetivos e define os planos para alcançá-los. O estabelecimento dos objetivos a serem alcançados é o ponto de partida do planejamento. A fixação dos objetivos é a primeira coisa a ser feita: saber onde se pretende chegar para se saber exatamente como chegar até lá. Objetivos são resultados futuros que se pretende atingir. São alvos escolhidos que se pretende alcançar em um certo espaço de tempo, aplicando-se determinados recursos disponíveis ou possíveis. Assim, os objetivossão pretensões futuras que, uma vez alcançadas, deixam de ser objetivos para se tornarem realidade.
    Como vimos, a visão de planejamento ela é bem mais ampla do que apenas ( financeiro e administrativo) trabalhamos com aquela visão sistemica em que vê a organização como um todo.
    E outro erro está no trecho: pois é com base nas finanças que o gestor e os demais colaboradores podem avaliar a situação atual da empresa e seu futuro.
    Como sabemos o BSC veio acabar com essa perspectiva apenas financeira '' visão estática'' de ver o crescimento apenas pelo lado financeiro... hoje se vê por 4 perspectivas: Pessoal, aprendizado e crescimento, processo, financeiro.




     




  • ITEM ERRADO

    O ato de planejar implica dedicação da alta cúpula e não de setores isolados.
  • O erro da questão, ao meu ver, está no fato de ela considerar unicamente a situação financeira como fator para determinar o futuro da empresa, ora, como aprendido na análise SWOT, a qual é referenciada no tópico da questão, são vários os pontos fortes e fracos que a empresa pode ter que irão determinar o tipo de estratégia adequada. E outra, é impossível avaliar o futuro, este pode ser previsto, mas como alguém avalia uma coisa que nem aconteceu ainda, que não existe. Esses detalhes são difíceis de captar em uma prova com 120 questões, por isso a atenção durante a prova é fator fundamental, CACENTRAÇÃO DIDI! rssrsrs BOA SORTE a todos nessa caminhada que parece sem fim.. 
  • Enunciado totalmente sem lógica. Se tirassem a palavra estratégico do final, seria ao menos mais aceitável:


    O planejamento estratégico força o gerente a sentar e refletir sobre os problemas e alternativas até chegar a uma situação e prever alternativas para direcionar as decisões e superar os problemas. São níveis de planejamento existentes: 


    a) Estratégico, tático e operacional.

  • "Embora informações detalhadas sobre as atividades da empresa e seus recursos possam ser de considerável importância para a alta administração exercer o controle sobre o desempenho, elas são de valor limitado para o planejamento das reações da empresa às questões estratégicas" Oliveira (2013 p.45)

  • Errado; Pois implica a Administração como um todo, nível institucional e não departamental, setorial ( Planejamento Tático) - como se refere a questão.

  • Achei ambíguo pela falta da palavra "somente" por ali 

  • "Com base nas finanças que o gestor e os demais colaboradores podem avaliar a situação atual da empresa e seu futuro."

    Errada!!!!

    Se estivesse assim:

    "Com base nos indicadores financeiros, clientes, processos internos e aprendizado e crescimento que o gestor e os demais colaboradores podem avaliar a situação atual da empresa e seu futuro."

    Balanced scorecard ( BSC) É um método de  indicadores de desempenho. Mas porque surgiu o BSC? Antigamente os  métodos de análise e avaliação de desempenho das empresas,  eram (não é mais) baseados principalmente em indicadores financeiros.

  • Errado.

    Não só a parte financeira, mas a empresa como um todo.

  • O setor adm e financeiro não precisam fazer parte do planejamento é simples.

  • CUIDADO! PORQUE PODE SER TANTO UM PLANEJAMENTO ESTATÉGICO (cúpula), COMO TÁTICO (setor) OU OPERACIONAL (base).

     

    PLANEJAR É ESTABELECER OBJETIVOS, FAZER DIAGNÓSTICO, ESCOLHER DENTRE AS ALTERNATIVAS E AVALIAR OS RESULTADOS.

    ATIVIDADE MERAMENTE ADMINISTRATIVA E COM BASE NO AMBIENTE (externo e/ou interno)

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • ERRADO

     

     

    A questão reflete as perspectivas clássicas, que relacionavam somente medidas financeiras à vantagem competitiva da organização

     

    Segundo Kaplan e Norton (1997), “as medidas financeiras empregadas são muito genéricas e não estão relacionadas com objetivos estratégicos específicos que irão prover uma vantagem competitiva sustentável”. Por isso, desenvolveram um modelo com perspectivas outras para além da financeira. Os resultados financeiros, sozinhos, são insuficientes para sinalizar como está a condução da organização

  • PARA PLANEJAR DEVE-SE PENSAR NA ORGANIZAÇÃO COMO UM TODO E NÃO APENAS FINANCEIRAMENTE.

    ADEMAIS, AVALIAR O FUTURO??? 

    GABARITO: ERRADO

  • Passível de anulação, na questão não se encontra a palavra SOMENTE, ou algum sinônimo dela.
    A questão em si não está errada... tsc tsc

  • Erro: implica dedicação do setor administrativo e financeiro.

    Trecho elaborado de forma sorrateira, mas é esse o erro, pois deixa a entender que é competência desses setores dar o norte para todos os demais, quando não é.

    Resposta: errado.

  • A questão está toda errada pessoal!

    Primeiro, por conta dessa estória de departamento administrativo e financeiro, pois não há necessariamente envolvimento desses dois departamentos no planejamento.

    Além disso, está errada também por dizer que é com base nas finanças que se pode saber sobre a situação atual. A situação interna e externa da empresa inclui diversos outros fatores, que vão muito além do financeiro!

    Prof. Carlos Xavier