SóProvas


ID
872479
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação ao planejamento estratégico, visão, missão e análise SWOT, julgue os itens subsequentes.

O fato de uma organização definir objetivos e metas em decisão top-down dificulta a execução da estratégia, pois o não compartilhamento das decisões em todos os níveis hierárquicos envolvidos prejudica o envolvimento da equipe.

Alternativas
Comentários
  • O fato de uma organização definir objetivos e metas em decisão top-down dificulta a execução da estratégia, pois o não compartilhamento das decisões em todos os níveis hierárquicos envolvidos prejudica o envolvimento da equipe.
    CORRETO.
    A definição dos objetivos pela alta gerência de forma top down ( de cima para baixo), em que o processo decisório é centralizado na cúpula, de maneira centralizada '' autocrática'' em que  e os demais membros da instituição  ficam apenas responsáveis pela parte operacional, pode dificultar a execução dos objetivos e metas definidos pelo alta gerência. Agora se a cúpula adotar uma gerência democrática em que o funcionário desde o primeiro momento participa das reuniões da definição dos objetivos, mesmo não tendo direito ao voto, ele vai se sentir envolvido no projeto e sentir como elemento necessário para consecução dos objetivos.
  • "O fato de uma organização definir objetivos e metas em decisão top-down dificulta a execução da estratégia, pois o não compartilhamento das decisões em todos os níveis hierárquicos envolvidos prejudica o envolvimento da equipe."
    A questão não fala da possibilidade de que essa centralização das decisões dificulte a execução estratégia. Ela diz que "dificulta" e não que "pode dificultar". 
    Logo, segundo a questão, sempre vai haver esse problema de execução da estratégia. Ai eu pergunto: sempre vai haver, mesmo?
  • É uma questão claramente escrita por um teórico no tema. Dependendo do tamanho da empresa é impossível compartilhar a decisão em todos os níveis hierárquicos. Se tivesse trazido não como uma regra, mas como uma possibilidade, sem problemas... Mas da forma como foi escrita gera grandes dúvidas.

    Enfim, resta-nos aprender que, para o CESPE, objetivos e metas deve ser decididos de forma compartilhada entre "toda" a organização, sem excessões.

  • Correto Processo Top-Down

    O processo Top-Down (de cima para baixo) normalmente é mais indicado para empresas onde o número de colaboradores na estrutura de vendas é alto ou que o comprometimento destes colaboradores para com o processo seja baixo, pois as decisões são tomadas pela diretoria e muitos deles não podem opinar.






  • Verdade Felipe, imagina uma empresa grande...vc for pedir sugestão, opinião de cada um, de cada setor..sem noção!

  • Bem, além de tudo isso, a pergunta inicial: e se a administração adotar esse modelo? Depende da organização.

    Destoante, caro Cespe.

  • Segundo Chiavenato, o top-down (de cima para baixo) corresponde a um processamento descendente, do macro para a microestrutura. Já o bottom-up (de baixo para cima) é o processamento que faz uma construção do significado através da composição das partes por meio de análise e síntese das informações, ou seja, faz um movimento ascendente. Assim, objetivos e metas estabelecidas em um processo descendente referem-se a tomadas de decisões envolvendo tão somente a cúpula da organização, e isso pode prejudicar a perfeita compreensão e o envolvimento dos demais membros organizacionais.

  • Quando as decisões empresariais são tomadas no topo e os funcionários devem seguir ordens, ele é conhecido como top-down de planejamento. Top-down planejamento se baseia, em parte, na teoria X de Douglas McGregor. McGregor propôs que estabelecimentos comerciais que aceitam a teoria X como verdade acreditam que a maioria das pessoas não gostam de trabalhar e, evitá-lo, se possível.
    Vantagem: os funcionários sabem seus papéis
    Desvantagem: Impacto sobre a Moral

  • O fato de uma organização definir objetivos e metas em decisão top-down dificulta a execução da estratégia, (ERRADO) pois o não compartilhamento das decisões em todos os níveis hierárquicos envolvidos prejudica o envolvimento da equipe.(CERTO) - Questão do mal.

  • SE A ORGANIZAÇÃO ADOTA UM MODELO DE TRABALHO EM EQUEPES, ENTÃO É MELHOR QUE A TOMADA DE DECISÃO SEJA PARTICIPATIVA, OU SEJA, PARTE DA BASE DA ORGANIZAÇÃO PARA O TOPO. ISSO NÃO QUER DIZER QUE A BASE DA ORGANIZAÇÃO IRÁ TOMAR A DECISÃO, MUITO PELO CONTRÁRIO. A CÚPULA ENVOLVE A BASE JUSTAMENTE PORQUE ACREDITA EM NOVAS IDEIAS. OU SEJA, O GERENTE NÃO TRATA OS SEUS EMPREGADOR COMO SERES MECANIZADOS, QUE NÃO POSSEM CAPACIDADE DE ADQUIRIR CONHECIMENTO. ESSE RACIOCÍNIO PERTENCE À ABORDAGEM CLÁSSICA, A QUAL CLASSIFICAVA O HOMEM COMO "ECONÔMICO". HOJE A VISÃO DO HOMEM É VISTA COMO SOCIAL, ORGANIZACIONAL, ADMINISTRATIVO, FUNCIONAL, ECONÔMICO; OU SEJA: UM SER COMPLEXO! JUSTAMENTE O QUE DIZ A ABORDAGEM DA CONTIGENCIAL.

     

     

     

     

    A QUESTÃO DIZ SÓ NO FINAL QUE SE TRATA DE EQUIPES. MAS, SE VOCÊ JULGAR O ITEM SEPARADO DA JUSTIFICATIVA (pois), ACABA ERRANDO.

     

    NOTEM:

    O fato de uma organização definir objetivos e metas em decisão top-down dificulta a execução da estratégia.

    ERRADO! ISSO VAI DEPENDER DO TIPO DE ORGANIZAÇÃO. OU SEJA, DO TIPO DE AMBIENTE EM QUE ESTÁ INSERIDA, DO TIPO DE FORMAÇÃO DE PESSOAS QUE DESIGNA, DO TIPO DE ATIVIDADE QUE EXECUTA, DO TIPO DE TECNOLOGIA UTILIZA, DO TIPO DE ESTRATÉGIA QUE ESTABELECE, DO TIPO DE TAMANHO QUE SE TRANSFORMA E DO TIPO DE ESTÁGIO QUE SE ENCONTA ATUALMENTE. MELHOR DIZENDO: DEPENDERÁ DOS TIPOS DE FATORES QUE IRÁ ADQUIRIR. O MCDONALD'S, POR EXEMPLO, UTILIZA UMA ALTÍSSIMA ESPECIALIZAÇÃO DO TRABALHO PARA PRODUZIR E VENDER COM EFICIÊNCIA HAMBÚRGUERES E BATATAS FRITAS. 

     

     

     

     

     

     

    GABARITO CERTO

  • CORRETO

     

     

    A tomada de decisão top-down é mais fácil e rápida. Contudo, sua execução será mais difícil do que a de uma decisão compartilhada. Afinal, a decisão tomada exclusivamente pela cúpula pode ser de difícil compreensão para alguns colaboradores. Mais: pode ocorrer frustração por entenderem que determinada decisão não era a mais adequada para o departamento

  • top-down: De cima para baixo