SóProvas


ID
872500
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Acerca de gestão de projetos, julgue os próximos itens.

A estimativa de custos de um projeto elaborada com base na visão bottom-up requer uma estrutura analítica do projeto (EAP) bem detalhada.

Alternativas
Comentários
  • Correta. 
     EAP serve como base para a maior parte do planejamento de projeto. A ferramenta primária para descrever o escopo do projeto (trabalho) é a estrutura analítica do projeto (EAP).
    A EAP não é criada apenas para o gerente do projeto, mas para toda a equipe de execução do projeto, bem como para as demais partes interessadas tais como clientes e fornecedores.
  • Estimativa "bottom- up"
    Um método para estimar um componente do trabalho. O trabalho é decomposto em partes mais detalhadas. É preparada uma estimativa do que é necessário para atender aos requisitos de cada uma das partes inferiores e mais detalhadas do trabalho e, em seguida, essas estimativas são agregadas em uma quantidade total para o componente do trabalho. A exatidão da estimativa "bottom-up" é determinada pelo tamanho e a complexidade do trabalho identificado nos níveis inferiores.

    Estrutura analítica do projeto (EAP)
    Uma decomposição hierárquica orientada à entrega do trabalho a ser executado pela equipe do projeto para atingir os objetivos do projeto e criar as entregas necessárias. Ela organiza e define o escopo total do projeto.
  • ITEM CERTO7.1.2 Estimar os custos: ferramentas e técnicas 4 Estimativa “bottom-up”A estimativa bottom-up é um método para estimar um componente do trabalho. O custo de pacotes de trabalho individuais ou atividades é estimado com o maior nível de detalhes especificado. O custo detalhado é então resumido nos níveis mais altos e utilizado em subsequentes relatórios e rastreamento. O custo e a precisão da estimativa de custos bottom-up geralmente são influenciados pelo tamanho ou complexidade da atividade individual ou pacote de trabalho. Fonte: pmbok-4a-edicao
  • Modelo 
    Top down: os administadores apenas executam o que já foi formulado. 
    Botton up: ao invés de de se comportarem de acordo com os procedimentos técnicos e administrativos previstos, podem utilizá-lo discricionariamente até convertê-lo em suporte do seu próprio poder interno frente aos seus chefes, subordinados e clientela. Na base da execução se desenvolve uma vida complexa, o que é feita de jogos de influência e de negociações em torno da aplicação de normas e procedimentos, que pouco têm a ver com a racionalidade dos decisores. 


  • A questão fala do vínculo dos projetos com a estratégia da empresa no contexto de gerenciamento de portfólio. Esse vínculo se dá sob duas abordagens:

    Top-down: utilizando a visão, metas e planos estratégicos da organização para um plano de ataque com definição de prioridades de alocação de recursos para programas e projetos;

    Bottom-up: indutivo (parte de questões particulares até chegar a conclusões generalizadas) e distribuído na organização por meio da proposição individual de projetos: indicadores de alinhamento na avaliação individual dos projetos.

    Dessa forma, raciocinei que a estimativa de custos de um projeto realizada na visão bottom-up requer uma EAP mais detalhada, pois estaremos vinculando o projeto à estratégia organizacional, a partir de estimativas de custo individuais, portanto requerendo mais informações em relação uma abordagem top-down. 

  • Administração e essa criatividade para colocar nome em tudo.. aff, toda hora tem um nome novo ¬__¬

  • Estimativa “bottom-up” é um método de estimativa da duração ou custo do projeto pela agregação das estimativas dos componentes de nível mais baixo da estrutura analítica do projeto (EAP). Quando a duração de uma atividade não pode ser estimada com um grau razoável de confiança, o trabalho dentro da atividade é decomposto em mais detalhes. As durações são, então, estimadas. Essas estimativas são então agregadas numa quantidade total para cada uma das durações das atividades. As atividades podem ou não ter dependências entre si que podem afetar a aplicação e o uso dos recursos. Se existirem dependências, este padrão de utilização de recursos é refletido e documentado nos requisitos estimados da atividade.

    Fonte: PMBOK 6ª edição.

  • Estimativa Bottom-up

    1- Decomposição em mais detalhes.

    2- Estimativa das necessidades dos recursos.